Notícia
Cooperação
Serpro e governo de Minas discutem parceria tecnológica

Somar forças e estabelecer um processo cooperativo a fim de acelerar a inovação, a solução de problemas em comum e a melhoria geral da prestação de serviços públicos para a população. Essa foi a proposta do encontro que reuniu representantes do governo de Minas Gerais e do Serpro nesta quinta-feira, 27 de abril, em Belo Horizonte.
A reunião foi realizada na regional mineira da estatal, onde se discutiu estratégias bem-sucedidas de uso da tecnologia na gestão pública e oportunidades de atuação conjunta. O governo quer trazer grandes eventos de TI ainda esse ano para o estado, assim como fomentar o desenvolvimento de startups para consolidação de polos tecnológicos em Minas. Linha de ação congruente à da empresa, que pretende ingressar nos circuitos regionais de eventos e que também já conta com um estabelecido programa de Corporate Venturing, o Serpro Ventures.
Durante o encontro, o Serpro apresentou cases de sucesso de desburocratização na esfera federal que podem ser transpostos para solução de dores de estados e municípios, com destaque para a aplicação da inteligência artificial na melhoria do atendimento ao cidadão e na racionalização de processos públicos.
Figital: convergência do físico, digital e social
“Conectar governo e sociedade é a missão do Serpro. Isso nós já fazemos com êxito na esfera federal, mas agora estamos estendendo para estados e municípios. Nossa ideia, aqui em Minas, é participar do ecossistema que está sendo criado aqui, contribuindo com soluções para pessoas físicas, jurídicas e para o governo. Queremos disponibilizar também a regional Belo Horizonte do Serpro como um ambiente figital para somar na cena de transformação digital do estado”, declarou Jacimar Gomes Ferreira, superintendente de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios do Serpro.
De acordo com Bruno Araújo Oliveira, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, um dos quatro pilares do plano de trabalho do governador é a transformação digital. “Temos conversado bastante com o Serpro sobre oportunidades que podemos levar para o estado, soluções para problemas dos mais diversos setores, para que possamos atender cada vez melhor o cidadão mineiro e as empresas de Minas Gerais”, pontuou. Para ele, essa transformação deve ser qualificada, não apenas transformar formulários físicos em digitais. "Queremos embarcar a inteligência artificial e trazer as melhores oportunidade do mercado para promover uma transformação digital por completo do estado e, num próximo momento, linkar isso também com os municípios”, destacou o subsecretário.
Para Alexandre Gonçalves de Ávila, superintendente de Relacionamento com Clientes de Governo Digital do Serpro, a reunião foi muito produtiva. Segundo ele, há um enorme potencial nas ferramentas, no conhecimento de negócio e na competência técnica das equipes da estatal para contribuir na cena tecnológica do estado e seus municípios. “O Serpro já tem contratos com outros entes da federação, mas esse movimento que iniciamos aqui em Minas, e que pretendemos estender no país, tem um perfil diferente, mais colaborativo, somando forças para dar resposta a grandes e pequenas questões, de sistemas estruturantes ao atendimento do cidadão nos menores municípios do Brasil”, completou.