Notícia
Gestão pública
Os desafios para inovar no setor público

O papel das pessoas e da tecnologia na cultura de inovação foi o tema da palestra do diretor de Operações do Serpro, Leandro Garcia, em evento que reúne profissionais de TIC do setor público das três esferas de governo de todo o Brasil. A empresa também tem apresentado soluções como o b-Cadastros, MultiCloud, WhatsApp Business e a plataforma Cidades Gov.br, que podem auxiliar as estatais de tecnologia a inovarem na prestação de serviços à população.
“As palavras inovação e serviço público parecem contraditórias para quem olha de fora, para quem não conhece esse mundo, mas é possível inovar e usar metodologias, parcerias e todo tipo de ação para inovar no setor”, declarou o diretor durante o evento. “O Serpro vem sendo uma referência em parcerias, destacadamente em nuvem, por exemplo, utilizando os mais modernos instrumentos legais para que isso seja possível”, acrescentou Leandro.
Na palestra, o diretor de Operações abordou o contexto interno da empresa, com a necessidade de se ter um nível de apetite a riscos, mesmo numa empresa pública, mas que para isso é fundamental ter transparência. “O Serpro conseguiu adotar o modelo adequado, transparente, para que isso seja possível e nossos números e produtos vêm mostrando que somos uma empresa de Estado inovadora, moderna e que não perde nada em relação ao que acontece no mercado privado”, celebrou o diretor.
Diversidade, inclusão e democratização do acesso
Em relação aos serviços prestados ao cidadão pelo Serpro, Leandro Garcia, ressaltou que o setor público deve considerar que em conjunto com a inovação tecnológica, deve-se trabalhar também a correção de injustiças. “É indispensável ter um amplo envolvimento das pessoas e a diversidade em todas as vertentes é fundamental”, afirmou, citando como exemplo os casos de inteligência artificial que não reconhecem pessoas negras, avaliando que faltou diversidade no desenvolvimento e testes destas tecnologias.
Para ilustrar o argumento da diversidade, o diretor do Serpro ainda citou os desafios enfrentados por pessoas com deficiência, prejudicadas por prédios construídos sem acessibilidade. Ele ressaltou que a tomada de decisão feita por pessoas com as mesmas referências e semelhantes experiências de vida não é capaz de dar conta da variedade de necessidades e contextos do país. Um exemplo de ação do Serpro mencionado por ele é a meta assumida pela empresa de ter um corpo gerencial formado por 50% de mulheres e 50% de homens.
Ao falar em inclusão digital e democratização do acesso às tecnologias, Leandro Garcia lembrou que o Serpro lançou recentemente dois editais de patrocínio a projetos de inclusão digital de pessoas trans e travestis (Agora 3T) e também para mulheres minorizadas (Agora 2M). “Fizemos o lançamento do edital para mulheres durante a incrível Marcha das Margaridas, além de termos levado àquele grande grupo de mulheres outros serviços como wi-fi gratuito”, rememorou.
Painel e palestra
O Serpro terá mais duas participações no segundo dia de programação do Secop 2023. Na manhã desta sexta-feira, 25 de agosto, às 11h, o diretor de Relacionamento com Clientes, André de Cesero, participa do painel “Cidadania Digital: Digitalizar para Desburocratizar”. A mesa conta com autoridades da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Conselho Superior da Justiça do Trabalho, da Dataprev e dos estados do Ceará, Rio de Janeiro e de São Paulo.
Já às 15h, o gerente do Centro de Excelência em Análise de Dados e Inteligência Artificial do Serpro, Carlos Rodrigo Lima ministrará a palestra "A Inteligência Artificial no centro da transformação digital", compartilhando insights sobre o impacto da tecnologia na prestação dos serviços públicos.
O evento
O Secop, que está em sua 50ª edição, é voltado a profissionais e especialistas em tecnologia da informação e comunicação que atuam na gestão pública. Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-Tic) e realizado nos dias 24 e 25 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, o evento aborda tópicos como inovação tecnológica, segurança de dados e transformação digital.
A presença do Serpro contribui com o diálogo sobre o papel da tecnologia na gestão pública. As soluções e palestras buscam oferecer insights e oportunidades para os participantes interessados em explorar maneiras de otimizar e modernizar os processos governamentais e o atendimento ao cidadão.