Notícia
Transformação Digital
Serpro apoia a construção da Estratégia Nacional de Governo Digital

O processo de construção da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), uma missão coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em 2023, segue percorrendo o Brasil. A partir de diagnósticos dos desafios enfrentados por estados e municípios ao implementar o governo digital, a pasta planeja a forma e a estrutura do plano que vai levar entregas de valor real para a sociedade. Na pauta, muita inovação com propósito, melhorias nas aplicações e na conectividade, e bastante criatividade para contornar as dificuldades.
Para a produção de diagnósticos fiéis, cinco encontros percorrem o país, reunindo representantes de cada região do Brasil, equipes de facilitadores formadas por consultores contratados pelo BID, assessores técnicos da Secretaria de Governo Digital e assessores de articulação federativa do MGI percorrem cinco capitais para colher, daquelas representações, suas dores e sugestões, a fim de consolidar insumos e construir toda essa estratégia de forma colaborativa.
O Serpro, como maior estatal de TI do Brasil, é convidado especial para colaborar com as oficinas do MGI, levando seu corpo técnico para interagir com lideranças de planejamento, gestão e tecnologia dos municípios. A primeira oficina foi realizada em Porto Alegre, em 15 de agosto, e reuniu lideranças e representações da Região Sul. A segunda oficina foi realizada em 1º de setembro, em Fortaleza/CE. O evento contou com as contribuições de 150 pessoas da sociedade civil, academia, organizações internacionais, setor privado e de outras organizações do ecossistema do governo digital dos estados e municípios de toda a Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Colaboração do Serpro
O secretário de Governo Digital do MGI, Roberto Mascarenhas, ressaltou a importância do Serpro na construção da Estratégia Nacional de Governo Digital. "Além de ser o berço do Gov.br, o Serpro é o alicerce de todo esse processo de transformação digital, pelo apoio dado por seus sistemas e plataformas que viabilizam a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos", declarou.
Sandra Machado, Secretária do Planejamento e Gestão do Governo do Ceará, entende que todos os estados e municípios do país precisam contar com a expertise do Governo Federal em tecnologia e implementação de processos. "É fundamental que essa tecnologia chegue rapidamente com a qualidade que o governo federal oferece para todos os estados e municípios. Só assim poderemos ter uma sociedade equanime com todos os cidadãos e cidadãs acessando os serviços prestados por todos os entes", defendeu.