Notícia
Reconhecimento
Serpro ganha destaque pelo trabalho de sua Auditoria

A compreensão do papel da Auditoria Interna em uma organização é um dos catalisadores do sucesso do seu trabalho para a empresa. A colaboração e o apoio das pessoas e das áreas da empresa é essencial, uma vez que todos – do nível estratégico ao operacional - desempenhamos papel ativo na promoção de uma cultura de conformidade, transparência e controle interno eficaz, contribuímos para a melhoria contínua da organização e para o cumprimento de seus objetivos estratégicos.
No Serpro não é diferente. “O envolvimento de todos, de forma proativa e colaborativa foi essencial para que conquistássemos reconhecimento e certificações que tornam a Auditoria Interna do Serpro (Audin) um exemplo de auditoria moderna e aderente às práticas internacionais”, destaca o Auditor Interno Carlos Moraes de Jesus, titular da unidade na empresa.
Segundo ele, o corpo gerencial e funcional desempenha um papel fundamental no apoio às ações de auditoria interna, destacando a colaboração, cumprimento de políticas e controles, atendimento às solicitações e planos de ação pactuados, além da participação em treinamentos e capacitações. “Temos um retorno muito positivo quando realizamos uma ação de auditoria e existe um mindset positivo na área em relação à função da Audin para a empresa. Isso nos ajuda a obter uma compreensão mais completa dos processos e desafios da área, facilitando a nossa contribuição pra os times de gestão”, relata Moraes.
“No Serpro, já há uma cultura muito forte de adesão a requisitos de segurança, proteção de dados, conformidade regulatória e outras diretrizes estabelecidas. Isso facilita o trabalho de melhoria contínua, visto que no geral os ambientes operacionais estão estruturados”, completa o auditor.
A Audin não trabalha sozinha e essas ações conjugadas com os times de gestão garantiram ao Serpro o reconhecimento da convergência com as melhores práticas de auditoria interna. “A Audin foi submetida à verificação externa de qualidade. A Controladoria Geral da União (CGU) avaliou nosso nível de capacidade com base no modelo IA-CM (Internal Audit Capability Model for the Public Sector) e, como resultado, somos a primeira estatal reconhecida pela CGU com nível 3 de maturidade em Auditoria Interna segundo o modelo IA-CM. Isso reflete a resiliência da função de auditoria interna no Serpro", explica Moraes.
Serpro é certificado pelo IIA Brasil
A Auditoria Interna do Serpro também foi submetida ao processo de avaliação externa de qualidade - Quality Assessment (QA), realizada pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA-Brasil), que analisa a conformidade da Auditoria Interna com a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (International Professional Practices Framework - IPPF) e ao Código de Ética do The Institute of Internal Auditors (The IIA).
“Agora o Serpro possui uma Auditoria Interna certificada pelo Quality Assessment – QA do The IIA, aderente às práticas internacionais de Auditoria Interna, pronta para agregar ainda mais valor ao Serpro e isso também se reflete nos serviços prestados ao cidadão”, explica Maria Juliane Leite Mendonça, gerente de Assessoramento à Auditoria Interna e Externa do Serpro, destacando que, graças a essas ações, desde 2020, auditores internos do Serpro são convidados por várias empresas para compartilhar sua experiência em eventos de auditoria interna, tais como o Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai), Fórum de Auditoria de Sistemas e reuniões de benchmarking.
Auditoria Interna e Comitê de Auditoria
A Auditoria Interna do Serpro é supervisionada pelo Comitê de Auditoria (Coaud), órgão estatutário vinculado diretamente ao Conselho de Administração e tem por finalidade assessorar o referido Conselho no tocante ao exercício de suas funções de auditoria, supervisão e fiscalização.
Como desafio trazido pelo Coaud, a Auditoria Interna está em progressiva implantação de práticas ágeis em seus processos de trabalho, mantidos os procedimentos necessários para dar cumprimento às normas internacionais de auditoria, aplicando também ações de cruzamentos de dados nos trabalhos de auditoria. “Todo esse esforço de qualidade, para além de aprimorar os processos e valorizar os profissionais da Audin, busca maior sintonia com os clientes internos e com os colegiados estatutários para assegurar o atingimento dos objetivos da empresa, entregar cada vez mais valor para o Serpro e para a sociedade brasileira”, afirma Moraes.
Nesse aspecto, a Audin segue em sua missão de auxiliar a empresa a realizar seus objetivos, por meio da aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e baseada em riscos para avaliar e aprimorar os processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.
Mês Internacional da Auditoria Interna
Maio é o mês Internacional de Conscientização da Auditoria Interna. Anualmente, neste período, o The IIA incentiva profissionais, departamentos e institutos de todo o mundo a promoverem ativamente o valor da profissão de auditor, incluindo publicações nas redes sociais, usando as hashtags #IIAMAY e #IIABrasil.
Desde 2020, o IIA Brasil promove a campanha nacional IIA May Brasil, premiando as empresas sediadas no Brasil que desenvolvem as melhores ações de conscientização da profissão durante esse Mês de Conscientização. As empresas premiadas em 2023 serão divulgadas e homenageadas durante o 43º Conbrai, que ocorrerá de 26 a 28 de novembro, além disso, elas receberão um selo exclusivo do IIA Brasil e uma premiação de reconhecimento.