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Transformação Digital
Serpro apresenta jornada para nuvem a órgãos do judiciário de todo o país

Na última quinta-feira, 3, o gerente de Produtos de Ambientes e Conectividade do Serpro, Eduardo Cardim, apresentou uma palestra na qual explicou como a migração para um ambiente em nuvem pode acelerar a transformação digital dos órgãos do judiciário brasileiro. A palestra foi uma das atrações do 18º Congresso de Inovação no Poder Judiciário & Controle (Conip). Considerado o principal evento brasileiro de TIC para o setor, o Conip tem o Serpro como um de seus patrocinadores.
Simplificação
Segundo o Gartner, a previsão de investimentos de governos de todo o mundo em TIC, para 2023, é da ordem US$ 589 bilhões. São gastos que vão incluir tecnologias de nuvem, inteligência artificial, “machine learning” e ferramentas de análise de dados. A ideia é simplificar, cada vez mais, a relação entre governo e cidadão “Quanto menos se enxerga o serviço, mais eficiente ele é”, avaliou Cardim.
Mas como garantir essa eficiência no setor público, que exige, até por necessidade de controle, procedimentos de contratação muitas vezes morosos e complexos? O problema da contratação típica do governo é que é necessário um catálogo anexo, com preço dos itens. No entanto, a necessidade por serviços específicos costuma mudar durante a contratação e, na prática, a adesão acaba forçando com que o cliente se encaixe no contrato e não o contrário.
Contratação
Com a contratação do Serpro MultiCloud, o cliente pode usufruir de uma infraestrutura escalável e paga apenas pelo uso. Isso é muito útil para quem passa por picos de acesso ou prestação de serviços em algum período, ficando com a estrutura ociosa durante o resto do tempo. “É um tipo de acordo muito mais flexível, com benefícios disponíveis de acordo com as necessidades do contratante, como plataformas de inteligência artificial, machine learning, robôs de conversação e IA regenerativa, além de blockchain”, explicou o gerente do Serpro.
Migração
Além da contratação, um segundo desafio é o de migrar os sistemas para a nuvem, garantindo-se a continuidade da prestação dos serviços. Durante toda essa etapa da jornada, o Serpro oferece um atendimento sob medida, atento às limitações de time e de recursos do cliente, garantindo suporte e consultoria. “Durante a transição, você está pagando pelo custo da migração somado com o das aplicações. O tempo é o maior inimigo dos seus recursos financeiros. Assim, nosso time de apoio procura te ajudar a evitar transições muito extensas”, avalia Cardim.
Gerenciamento
Por fim, após as fases de contratação e migração, surge a necessidade de gerenciamento, incluindo, principalmente, o aspecto financeiro. A proposta é de que a tecnologia em nuvem pode, sim, ser barata, desde que se tenha o conhecimento adequado e a gestão correta sobre a infraestrutura. Ao contratar o serviço do Serpro MultiCloud, os clientes do Serpro só se preocupam com suas camadas de aplicações e dados, deixando o restante para a equipe da empresa.
Dentre os órgãos do judiciário, já são clientes do Serpro MultiCloud o Tribunal Superior Eleitoral, Conselho Nacional de Justiça e Defensoria Pública do Mato Grosso. No stand da empresa pública no Conip, houve visitas de órgãos já em fase de contratação, como Tribunais de Justiça da Bahia, do Amapá e de procuradorias como a do Município do Rio de Janeiro, da Bahia e do Município de Salvador. Além da nuvem, os produtos que geraram mais interesse foram WhatsApp Business, Govshield, b-Cadastros e tecnologias como certificação digital e chatbot.
Confira as fotos da participação do Serpro no Conip.