Notícia
Tecnologia
Novidade no Integra Contador ajuda empresas a ficarem em dia com o Fisco

Agora ficou muito mais simples entregar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) de um grande volume de empresas para a Receita Federal (RFB). A nova funcionalidade DEFIS da plataforma Integra Contador permite transmitir a Declaração, de forma massiva, com muito mais agilidade e segurança, facilitando a atuação dos setores contábil e fiscal. O envio do documento é uma das obrigações que as empresas optantes pelo Simples Nacional devem cumprir anualmente para ficar em dia com o Fisco.
A DEFIS tem o objetivo de informar à RFB dados econômicos, sociais e fiscais das empresas optantes pelo Simples Nacional, comprovando ao Governo Federal quais tributos foram recolhidos no ano. Estão obrigadas a enviar a Declaração as Microempresas (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP), com exceção do Microempreendedor Individual (MEI) que deve preencher e enviar a Declaração Anual do Simples Nacional, conhecida também como Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI).
De acordo com a gerente da Divisão de Negócio Soluções de Prospecção para Clientes Econômico-Fazendários do Serpro, Vanessa Lima, a novidade do Integra Contador traz grandes vantagens para o trabalho dos escritórios de contabilidade e de outras empresas que atuam no mercado fiscal e contábil. “Para quem realiza a gestão fiscal de muitas empresas, a nova funcionalidade garante muito mais agilidade e segurança para o dia a dia. Por meio de API [Interface de Programação de Aplicação], o processo é automatizado, permitindo uma grande quantidade de requisições em um curto espaço de tempo e minimizando erros que podem ocorrer quando os envios são individualizados”, destaca Vanessa.
Além de permitir a transmissão da declaração de forma rápida e segura, a nova funcionalidade do Integra Contador, desenvolvida pelo Serpro e a Receita Federal, ainda possibilita consultar o histórico das declarações transmitidas, o recibo, a última declaração emitida no ano calendário e verificar uma declaração específica. A Declaração também pode ser enviada, mas de forma individualizada, pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (portal e-CAC) e pelo Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS-D), disponível no site do Simples Nacional.
Conheça todos os serviços do Integra Contador
Com a Declaração de Informações Socioeconômicas de Fiscais, agora são 33 serviços disponíveis na plataforma Integra Contador. No início de setembro, foi lançada a consulta e a emissão de relatórios da situação fiscal (SITFIS) e da adesão do contribuinte ao DTE, sendo possível ainda realizar diversas outras consultas, gerar várias declarações e emitir uma série de documentos.
A plataforma permite a entrega e consulta da declaração do Simples Nacional (PGDAS-D), a geração do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), a consulta à dívida ativa e atualização do benefício, a transmissão e consultas da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) e a geração do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Permite, ainda, a consulta de comprovantes de pagamento, de mensagens da caixa postal RFB e de procurações eletrônicas do contribuinte.
Quer automatizar sua contabilidade?
Acesse a página do Integra Contador na Loja Serpro e automatize a gestão financeira e fiscal de seus clientes. A plataforma otimiza operações, promove economia e agrega maior valor ao seu negócio.
O Integra Contador está disponível para escritórios de contabilidade, startups, bancos (que atendam, principalmente, pequenas empresas dos regimes Simples Nacional e Microempreendedores Individuais), software-house (empresa de desenvolvimento de softwares) e outros que atuam no mercado fiscal e contábil.