Notícia
Cidadania
Gov.br alcança marca de 40 milhões de contas ouro
O Brasil comemora a marca de 40 milhões de contas ouro no Gov.br, plataforma que unifica os canais digitais governamentais e oferece mais de cinco mil serviços públicos online para o cidadão. A conta única Gov.br é uma identificação que comprova a identidade do cidadão na internet. Ela é gratuita e está disponível para todos.
Além dos usuários “ouro”, o Gov.br registra 23 milhões de usuários “prata” e 82 milhões de “bronze”. As três diferentes contas refletem a forma como elas são criadas ou autenticadas e diferenciam os tipos de serviços que podem ser acessados e de transações que podem ser efetuadas. Na prática, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, maior o nível da conta.
O nível bronze, por exemplo, é criado a partir de cadastro via formulário on-line e validação de dados na Receita ou INSS. Já o usuário prata pode ser obtido por meio de uma autenticação via internet banking, ou por validação facial na base de condutores de veículos. E o nível ouro é adquirido com o uso de certificado digital ou pela validação facial realizada a partir das bases da Identificação Civil Nacional (ICN) ou da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
“O Gov.br é a porta de entrada para os serviços digitais do governo federal. Atingir um número tão grande de contas qualificadas significa mais credibilidade para o sistema, permitindo que mais pessoas possam consumir serviços críticos que requerem maior segurança na identificação do usuário”, explica o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.
Outras marcas
Nos primeiros três meses de 2023, o Gov.br registrou 813 milhões de acessos. Os três serviços mais utilizados nesse período foram: Carteira de Trabalho Digital, com 194 milhões de acessos; portal da Receita Federal, com 128 milhões; e o INSS, com 71 milhões.
Em 7 de março, primeiro dia da funcionalidade de resgate de valores "esquecidos” em bancos (Sistema Valores a Receber do Banco Central), a plataforma bateu seu recorde de acessos diários: 36 milhões. Nessa data, mais de 1,9 milhões de cidadãos resgataram cerca de 100 milhões de reais.