Notícia
#CPAmazônia
Foi dada a largada do Desafio Serpro na Campus Party Amazônia
A maior estatal de tecnologia do mundo está na Campus Party Amazônia e essa participação faz parte do novo foco de atuação da empresa: promover cidadania digital a todas as pessoas, de Norte a Sul do Brasil. É com esse objetivo que realizamos o Hackathon Desafio Serpro e Mapa, realizado em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária. A problemática apresentada aos campuseiros é: como auxiliar agricultores e pecuaristas da Amazônia Legal a implementarem práticas sustentáveis que gerem benefícios ao produtor e ao meio ambiente?
"Aqui queremos iniciar, de forma colaborativa e inovadora com a sociedade, o desenvolvimento de uma aplicação que possa ser utilizada por qualquer agricultora e agricultor do Brasil auxiliando famílias, cooperativas e pequenas empresas a monitorarem indicadores e comprovarem a aplicação da política de redução da emissão de gases do efeito estufa", explica a superintendente de comunicação e marketing do Serpro, Loyanne Salles.
A aplicação que vencer o Desafio Serpro e Mapa vai facilitar o envio de dados que alimentarão os índices monitorados pelo Programa ABC+, do governo federal. O programa trabalha, desde 2010, pela implantação de 14 tecnologias que reduzirão drasticamente a redução dos gases pelo setor agropecuário brasileiro.
Alinhar-se às metas de redução de gases promovidas pelo ABC+, além de diminuir os custos dos produtores, também facilita o acesso a linhas de crédito associadas a essa política pública, como a do Programa Safra.
"Vamos descontruir essa ideia de que inovação só existe em grandes empresas. Com esse desafio queremos cumprir o nosso papel de Estado democratizando e socializando a tecnologia para todas as pessoas que hoje vivem do campo. De forma macro, ao proporcionar acesso tecnológico de alta qualidade, promovemos a verdadeira cidadania digital", defendeu Loyanne Salles.
Hackathon Desafio Serpro e Mapa
O Desafio Serpro e Mapa acabou de começar, às 13h (horário local). Já são 114 inscritos, que participam presencialmente ou de forma remota, e as inscrições estão abertas até o fim do dia somente para os interessados no presencial. A iniciativa segue até as 19h do dia 14/10, quando será revelada a solução vencedora.
Durante esses dois dias, especialistas do Serpro e do Ministério promovem mentorias, palestras e oficinas para os participantes da CPAmazônia. A Campus Party Amazônia acontece de 11 a 15 de outubro no Centro de Convenções Studio 5, em Manaus (AM). São esperadas 100 mil pessoas circulando durante esses cinco dias. Ao todo, 54 caravanas de todos os estados e também participantes de fora do Brasil marcam presença no evento. São sete mil campuseiros programando na CPAmazônia e mil pessoas acampando no local.
Informações para a impresa:
Lea Cunha (61) 98186-3277