Notícia
Municípios
Serpro promove o desenvolvimento de cidades inteligentes no estado do Rio

O Serpro participou da terceira edição do Conlestech, evento que debateu o tema "Cidades Inteligentes e Sustentáveis", no último dia 2, em Niterói. A empresa integrou o painel "Direitos Digitais: da inclusão à cibersegurança", com a presença do gerente de Direcionamento Tecnológico e Segurança da Informação, Ismael Tedesco.
Convidado a apoiar nas definições de modelos e abordar casos de sucesso de implantação do conceito de cidades inteligentes, o Serpro apresentou aos prefeitos da região os serviços digitais que desenvolve para o segmento. “Não existe inovação sem TI e há uma lacuna grande entre os municípios nessa área. Esse evento tem o propósito integrar a tecnologia ao atendimento à sociedade. Com nossa expertise, o Serpro pode ajudar estados e municípios a acelerarem sua modernização e a transposição de serviços públicos para o mundo digital”, informou.
A gestora de negócios para governo estadual, Karina Brandão, ressaltou ser de extrema importância essa conexão do Serpro com os municípios do estado do Rio de Janeiro. "O convite para a nossa participação neste evento só reforça a confiança e a segurança pelos trabalhos que a empresa vem desenvolvendo na região”, ressaltou.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou na abertura do evento que Niterói está pronta para compartilhar suas experiências e aprender com os demais municípios do leste fluminense. A cidade hoje está em oitavo lugar no ranking nacional de cidades inteligentes (Connected Smart Cities). "A estratégia digital é mais focada para trazer a tecnologia para as ações internas da prefeitura. O Plano de Cidade Inteligente olha mais para a vida do cidadão e o que podemos fazer para que a tecnologia seja mais inclusiva e disponível para o município", pontuou Axel.
O relacionamento com os municípios do Rio de Janeiro tem crescido anualmente e a transformação digital tem se tornado uma realidade no estado. Em 2022, a preocupação com a segurança, autonomia, transparência e higienização dos dados fez aumentar a procura pelas tecnologias Serpro. A Prefeitura do Rio de Janeiro, que já conta com o Infoconv e Biovalid, está implantando o Radar e o SNE. Teresópolis adotou o Govshield, enquanto Itaguaí contratou o Cidades Gov.br e o Multicloud, além de outros produtos que são utilizados há muitos anos no estado.
Conhecimento compartilhado
Organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), o projeto tem como objetivo fomentar a economia do conhecimento na região do Consórcio, através do compartilhamento de estratégias regionais de ciência, tecnologia e inovação para promover a inovação e o incentivo ao empreendedorismo tecnológico regional.
O Conlestech é uma grande oportunidade de troca de práticas e conhecimentos entre municípios, iniciativa privada, sociedade e academia. Para essa edição, o Serpro disponibilizou um estande onde pode demonstrar todo o seu portfólio aos participantes, com ênfase nas soluções Cidades Gov.Br, Govshield, Multicloud, LGPD, Radar, APIs de Informação.