Notícia
Reconhecimento
Compras.gov.br vence em três categorias no Prêmio 19 de Março
Na XVII edição do "Prêmio 19 de Março - Martelinho de Ouro", o Portal de Compras do Governo Federal (Compras.gov.br) ganhou ainda mais relevância estratégica, ao ser agraciado na categoria "Sistemas" com três premiações: maior número de pregões realizados e concluídos em 2022 (71.195 pregões); melhor sistema de pregão eletrônico 2022 (72,5% de crescimento em comparação com 2021); e portal com o maior número de licitações realizadas pela Lei 14.133/21 em 2022 (39 mil licitações homologas e adjudicadas).
O Compras.gov.br é um sistema único e integrado, desenvolvido pelo Serpro para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP), que permite a operacionalização e controle de diversas etapas ao longo do ciclo de vida de uma compra: fases interna, externa da licitação e gestão contratual. A solução possibilita que os servidores públicos, gestores de governo, fornecedores, órgãos de controle e cidadãos interajam entre si no sistema para efetivar a contratação pública.
“A premiação é uma resposta direta dos usuários de que a equipe de negócio, desenvolvimento e operação do Serpro está percorrendo o caminho certo na atuação para a inovação, evolução e sustentação de um sistema que é um dos pilares da administração pública brasileira e uma ferramenta poderosa de fomento da economia nacional", ressalta Thiago Baere, gerente do projeto na empresa.
O titular da Superintendência de Relacionamento com Clientes de Governo Digital do Serpro, Alexandre Ávila, explica que no dia 1º de abril vai entrar em produção um novo conjunto de melhorias e novos módulos da família compras com o objetivo de adequá-la à nova Lei 14.133/21.
“Algumas das revoluções implementadas pela lei focam na materialização de todas as compras realizadas em formato eletrônico, bem como a centralização de todas as compras em um único local para servir de fonte de pesquisas e referência a compras futuras", salienta o superintendente. Ele destaca, ainda, a ampliação da transparência e a redução da corrupção em licitações, dificultando o aspecto do jogo combinado.
"É um marco histórico no tema compras públicas para o nosso país”, pontua Alexandre Ávila, acrescentando que o Portal de Compras Públicas foi destaque também na premiação como o melhor em crescimento percentual em adesões 2022, cerca de 72,5% de crescimento em comparação com o ano passado.
À frente do seu tempo
O Compras.gov.br tem uma história longa, próspera e sempre à frente do seu tempo. Há mais de 20 anos em atividade, essa solução vem acompanhando as tecnologias e se modernizando para apoiar este trabalho tão importante para o país e responsável por movimentar quase 10% do PIB.
João Paulo Novais, gerente da Superintendência de Digitalização de Governo do Serpro, lembra que na era dos grandes computadores (mainframe), o início foi com a digitalização dos pregões que até então estavam em papel e de forma presencial. Surgia o Sistema de Administração e Serviços Gerais (Siasg). Já na era da Internet, alguns dos serviços foram atualizados para trazer ainda mais agilidade ao gestor público e diminuir a distância para os fornecedores de todo o país. Entrou em operação o Siasgnet com toda a transparência do edital, da ata e dos ganhadores das licitações.
"Um dos mais conhecidos sistemas de compras públicas do Brasil, o Comprasnet, permitiu que as disputas fossem feitas de qualquer lugar do Brasil por meio da Internet. O sistema foi pioneiro e um dos maiores ASP que já se teve notícia. Hoje, como Compras.gov.br, temos um sistema ainda mais moderno, que utiliza o Design System do Governo Federal (DSGov), além de tecnologias Web como Angular, Spring, e que oferece um aplicativo, buscas instantâneas feitas em um gigantesco volume de dados e disponibiliza um portal de transparência para acesso por órgãos de fiscalização e pelo cidadão", enfatiza João.
Os diversos módulos da Família Compras contam com uma arquitetura robusta para suportar os milhares de acessos feitos todos os dias por mais de 3.000 municípios, pelos milhares de fornecedores e para dar transparência digna de prêmio.
Para o gerente, o Prêmio 19 de Março reconhece o trabalho desenvolvido pelas equipes de engenharia do Serpro. "Diariamente, o time da empresa busca não só as melhores tecnologias mas, principalmente, a melhor forma de impactar a vida do cidadão, missão que aprendemos no Serpro. Fazemos parte de um domínio de negócio chamado Soluções de Gestão, com analistas dedicados que ajudam a entender as verdadeiras "dores" dos clientes e cidadãos, para entregar de forma ágil a solução certa, sem falar dos obstinados gestores do Departamento de Logística do Ministério de Inovação e Gestão que vêm revolucionando esse mercado com formas de pensar cada vez mais simples e eficazes," reforça Novais.
Prêmio 19 de Março
Os troféus foram entregues durante a abertura do 18° Congresso Brasileiro de Pregoeiros, em Foz do Iguaçu - PR, evento que discutiu a entrada em vigor da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/21) e suas implicações no trabalho de pregoeiros, pareceristas, controladores internos, fiscais e gestores de contratos, que atuam com compras públicas.
O Prêmio 19 de Março é o único da categoria de compras públicas a reconhecer o trabalho de profissionais, instituições e iniciativas da área em todo o país e compreende cinco categorias: editais; pregão; pregoeiro; publicações e sistemas. A indicação de 19 de março corresponde à data de realização do primeiro pregão no Brasil, promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Criado em 2007 pela Editora Negócios Públicos do Brasil, o prêmio objetiva promover, difundir e aprimorar a utilização da modalidade pregão, uma das mais modernas e eficazes ferramentas de compras já colocadas à disposição da administração pública.