Notícia
Governo digital
Como o Gov.Br pode ajudar os estados na transformação digital?

O Serpro foi convidado e participou, nos dias 25 e 26 de maio, em Goiânia/GO, das reuniões promovidas pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). A estatal federal, que tem intensificado o relacionamento com empresas públicas estaduais de TI, apresentou como a plataforma Gov.Br pode apoiar a transformação digital das diversas regiões do país.
O evento da ABEP-TIC foi uma realização simultânea da 137° Reunião do Fórum dos Diretores Técnicos (RFDTES) e da 38° Reunião dos Gerentes Técnicos das Associadas (RGTES). A palestra do Serpro ocorreu na manhã da sexta-feira (26), ministrada pela gerente de Soluções Inteligentes para Governo Digital, Dulcimara Delfes.
A gestora da empresa falou sobre os desafios enfrentados no início da implementação do Gov.br, em 2019, e apresentou soluções da plataforma aderentes à atuação de estados e municípios, como o Acesso Gov e a assinatura eletrônica de documentos.
"Apresentamos soluções que podem apoiar as prods a executarem seus processos de forma mais automatizada. O login do Gov.br é uma solução habilitadora de outros serviços, consideramos uma porta de entrada para os estados oferecerem serviços de forma facilitada para o cidadão, pois o usuário já conhece o login e reconhece a solução pela sua usabilidade. Outra opção importante, a assinatura digital, considera os níveis de conta do cidadão como ouro, prata ou bronze e dá diferentes acessos a serviços de governo”, detalhou Dulcimara.
O diretor de Relacionamento com Clientes, André de Cesero (à esquerda), fez uma participação na palestra, ressaltando a importância de uma maior proximidade entre o Serpro e as entidades públicas de TIC de todo o país, visando a inovação e a qualificação dos serviços públicos.
O evento
O 137ª RFDTES e o 38ª RGTES tiveram o objetivo de fomentar o debate sobre vários temas relacionados à inovação tecnológica com foco no cidadão e soluções que podem ser implementadas tanto nos estados como no Governo Federal e também contou com a presença de empresas privadas do setor. Dentre elas, estava a VMWare, que apresentou, no dia 25/5, o case de serviços em nuvem, em parceria com o Serpro, com a participação do gestor de Produtos de Ambientes e Conectividade, Eduardo Cardim.