Notícia
Tecnologia
Como as cidades podem se tornar melhores para as pessoas?

De 21 a 23 de novembro, cerca de 1500 1500 participantes discutiram temas como o futuro das cidades, desburocratização e negócios, inovação, educação empreendedora e sustentabilidade no seminário do Delta Forum 2023, promovido pelo Sebrae Minas e realizado em sua sede, em Belo Horizonte.
Com um time multiáreas, o Serpro esteve presente ao evento para estreitar o diálogo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a fim de contribuir com a transformação digital dos municípios mineiros. O governo de Minas e o Serpro estão em fase final de negociação de um Acordo de Cooperação Técnica para que a estatal seja parceira do programa Cidades do Futuro. A iniciativa tem como principal objetivo impulsionar a inovação e a digitalização em municípios do estado, por meio do fortalecimento dos ecossistemas de inovação, estímulo às startups e à adoção de marcos de inovação, para a promoção do desenvolvimento de cidades inteligentes.
“Um dos eixos desse programa diz respeito às soluções tecnológicas e o Serpro tem uma vasta expertise em tecnologias para gestão pública, além de um menu de soluções especialmente voltadas para a modernização dos municípios e para oferta de serviços online ao cidadão. Tivemos hoje uma reunião pra falar do Cidades Gov.br que foi muito proveitosa para essa reta final da redação do ACT”, informa Dulcimara Delfes, gerente de Soluções Inteligentes para Governo Digital do Serpro.
Com o Cidades Gov.br os municípios podem oferecer aos cidadãos a possibilidade de solicitar e acompanhar serviços digitais, evitando deslocamentos desnecessários aos balcões físicos dos órgãos públicos. A solução foi desenhada para facilitar a vida do gestor com um portal customizável e ferramentas de gestão de conteúdo de fácil uso. Os usuários podem acompanhar, pela internet, o andamento dos serviços solicitados, além de acessar as informações e notícias de sua cidade com navegação facilitada, e toda a segurança é garantida pela utilização da autenticação do Gov.br.
“Nossa participação no Delta Forum é muito importante para buscar novas oportunidades de parcerias e negócios, para aumentarmos a integração com o estado que tem mais municípios no Brasil, com suas 853 prefeituras, e poder contribuir para o planejamento de como estas cidades querem ser no futuro”, completa Dulcimara.
O seminário
Em sua terceira edição, o seminário do Delta Forum reúne especialistas e convidados nacionais e internacionais dos setores público e empresarial para compartilhar conhecimentos, boas práticas, tendências e conhecimento sobre os caminhos para o desenvolvimento econômico sustentável das cidades.
A terceira edição do evento tem como tema principal “Cidades melhores para as pessoas; pessoas melhores para as cidades”, mote que orienta o debate de vários sub-temas que são prioridades nas agendas de governos e lideranças empresariais. Entre eles: governo digital, atração de investimentos, políticas públicas, liderança inovadora, turismo, gastronomia, educação empreendedora, desenvolvimento sustentável de territórios, entre outros.