Notícia
GESTÃO
Ariadne Fonseca assume diretoria no Serpro: um marco para a liderança feminina
Em um momento histórico para o Serpro, Ariadne Fonseca foi nomeada como a nova diretora de Desenvolvimento, tornando-se a primeira mulher a ocupar essa posição na empresa e única mulher de carreira a assumir uma diretoria finalística. Com uma trajetória inspiradora que começou em 1984 como estagiária, Ariadne Fonseca demonstrou competência e dedicação ao longo de quase quatro décadas, culminando em sua recente nomeação.
Ariadne é reconhecida por seu trabalho junto à Receita Federal, maior cliente da estatal, além de muitos outros projetos relevantes para o Estado brasileiro, atendendo Tesouro Nacional, PGFN, MDIC, Carf, Ministério do Trabalho e Suframa. Hoje, 22, em um evento interno para todo o corpo funcional, a diretora foi apresentada à empresa nessa nova posição. “A ascensão da Ariadne é um testemunho do comprometimento do Serpro com a igualdade de gênero e o empoderamento feminino no ambiente de trabalho. É uma honra anunciar essa mulher tão competente e capacitada para esse cargo, alguém que conhece de perto os maiores clientes da nossa empresa. Pessoalmente também me sinto realizado porque é assim que continuaremos caminhando rumo a uma maior equidade em nossos cargos de liderança", comemorou Alexandre Amorim, presidente do Serpro.
Durante a cerimônia, Ariadne Fonseca enfatizou a importância do trabalho em equipe e reconheceu o apoio de seus colegas ao longo dos anos. Ela também destacou o compromisso da empresa com a valorização das mulheres, ressaltando que sua nomeação representa um passo significativo para a igualdade de gênero na liderança empresarial. “Eu não estaria assumindo esse novo desafio se não fosse a ajuda das pessoas que trabalharam junto de mim, nessa linda e grande jornada. A presidência do Serpro tem trazido uma das mais importantes bandeiras do governo federal, que é trazer visibilidade às mulheres. Senhoras desta casa: esse cargo é nosso”, declarou Ariadne ao ser ovacionada pelo auditório na Sede.
Saiba mais sobre a primeira diretora de desenvolvimento
A nova diretora tomou posse ontem, dia 21 de dezembro de 2023, como diretora de Desenvolvimento do Serpro. Ariadne de Santa Teresa Lopes Fonseca ingressou no Serpro ainda em 1984 como estagiária na Regional Porto Alegre e, a partir do ano seguinte, já se tornou programadora, utilizando diversas linguagens da época. Na década de 90, começou a trabalhar junto aos clientes, se aproximando da Receita e coordenando, em 2000, durante o chamado “bug do milênio”, a adaptação e migração de todos os seus sistemas.
Em Brasília desde 2001, a nova diretora trabalhou na área de negócios, na coordenação de projetos da pessoa física, cadastros e escrituração fiscal, mais tarde assumindo a chefia do departamento que sustenta os serviços de comércio exterior da Receita e de Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
A posse da nova diretora, que tem 40 anos de dedicação ao Serpro, emocionou os colegas. “Meu estilo de liderança é baseado em entregas, trabalhando sempre em busca de resultados e incentivando o engajamento dos empregados ao objetivo e ritmo da liderança. Procuramos agregar valor às pessoas para que elas trabalhem não apenas por obrigação, mas com encantamento, boa vontade e desejo de mostrar a capacidade que o Serpro tem de contribuir para o desenvolvimento do país”, explica.
Segundo Ariadne, o principal desafio na Diretoria de Desenvolvimento será melhorar ainda mais a imagem dos serviços desenvolvidos pelo Serpro para a sociedade, governo e cidadão. “Queremos melhorar a cada dia e, juntos, vamos transformar o Brasil digitalmente trazendo força à cidadania digital e a reconstrução das políticas públicas. Temos um desafio enorme de suportar a reforma tributária com novas soluções e estaremos prontos para fazer isso da melhor forma para o povo brasileiro”, anuncia.