Notícia
Modernização
Como acelerar a transformação digital na sua cidade?
Considerado o maior evento municipalista estadual do Brasil, com público estimado de dez mil pessoas, o Congresso Mineiro de Municípios reuniu autoridades, agentes municipais e políticos para discutirem temas como governança, sustentabilidade e inovação na gestão pública das cidades. O Serpro levou ao evento seu time de negócios e um menu com suas soluções voltadas para a transformação digital dos municípios.
Para Anderson Germano, gerente de Negócio para Governo Estadual e Municipal do Serpro, os participantes do congresso foram bastante receptivos para as tecnologias ofertadas pela estatal, com destaque para o Cidades Gov.br, o Radar, o SNE e o acesso às bases da Receita Federal do Brasil (RFB). “Recebemos prefeitos, vereadores e secretários em nosso estande montado na área de exposições do evento. Também fizemos contatos com associações de municípios com as quais teremos agendas posteriores para aprofundamento das conversas e apresentação de soluções para os associados. Essa foi uma ótima oportunidade para posicionamento da marca Serpro junto às cidades mineiras”, afirmou.
Mais facilidade para o gestor e para o cidadão
Além do atendimento aos participantes no estande, a empresa contou com uma palestra na grade de programação do evento, oportunidade na qual deu destaque ao papel do Cidades Gov.br como motor da modernização dos municípios brasileiros. A gerente de produtos no Serpro, Dulcimara Delfes, começou falando dos desafios enfrentados na criação da solução: de acordo com ela, o país tem mais de 5500 municípios que precisam oferecer serviços públicos de forma simplificada e abrangente a todos os cidadãos, mesmo diante de orçamentos muitas vezes limitados e diferentes níveis de maturidade tecnológica.
“Nós sabemos que não adianta pura e simplesmente pensar na tecnologia; temos que ter como foco principal o cidadão. E já que tivemos tanto sucesso com o Gov.br, a plataforma de serviços digitais do governo federal, por que não levar essa experiência para os municípios e favorecer a gestão e economia de recursos?”, argumentou.
Dulcimara explicou que Cidades Gov.Br é uma ferramenta que permite a criação e oferta de serviços públicos online, além de disponibilizar um portal personalizado para as cidades. Tudo isso pode ser acessado por dispositivos móveis ou computadores conectados à internet, aproveitando a facilidade de acesso aos serviços digitais oferecidos pelo governo federal. A prefeitura, acrescentou a gerente, terá integração direta com o Gov.Br, o que significa que os cidadãos poderão utilizar o login da plataforma no âmbito municipal, eliminando a necessidade de lembrar de mais um nome de usuário e senha.
A solução é vantajosa para a prefeitura, já que disponibiliza os mesmos recursos digitais e a experiência de navegação da plataforma Gov.br, porém com a autonomia local para gerenciar o conteúdo e os serviços. Isso contribui para combater a burocracia, modernizar os processos de trabalho e estabelecer um canal direto de comunicação com a população. E ainda é benéfica para o cidadão, que ganha acesso a todos os serviços públicos disponíveis, com acompanhamento online de suas solicitações, além das informações relevantes sobre sua cidade. Tudo isso em um único portal.
CMM
O 38º Congresso Mineiro de Municípios foi realizado nos dias 9 e 10 de maio no Expominas, em Belo Horizonte. O estande do Serpro integrou a “Feira para o Desenvolvimento dos Municípios”, que este ano chegou a sua 36ª edição. A feira é o espaço para que entidades e fornecedores que trabalham direta e indiretamente com as prefeituras mineiras possam oferecer seus produtos e serviços, constituindo importante momento para o networking e prospecção de negócios, já que gestores públicos de todo o estado passam pelos estandes.