Notícia
Marcha
Transformação Digital também deve chegar aos municípios

Na manhã desta terça-feira, 26, foi realizada a abertura oficial da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, que não acontecia de forma presencial desde 2019, por força da pandemia do coronavírus, voltou em 2022 com força total: mais de oito mil pessoas, pelo menos três mil prefeitos, e a presença do presidente da República Jair Bolsonaro e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de ministros e secretários de Estado.
"O futuro não é apenas do Município, mas do Brasil. Juntos trabalhamos para o futuro do nosso país", discursou o presidente Jair Bolsonaro, que, no evento, anunciou a liberação de R$ 7 bilhões de reais para estados e municípios. Durante sua fala, Bolsonaro ainda destacou importantes conquistas tecnológicas que vêm contribuindo para o desenvolvimento da gestão pública brasileira, como a prova de vida digital do INSS e a Plataforma gov.br, que dá acesso a todos os serviços do governo federal. "Trabalhamos em conjunto e queremos o bem para nosso Brasil", finalizou.
Braço da Transformação Digital
Presente à mesa solene de abertura, o presidente do Serpro, Gileno Barreto, ressaltou a importância da empresa no evento que congrega o maior número de prefeitos do país. “O Serpro é o braço da transformação digital do Brasil e o responsável pela Plataforma gov.br, que já tem mais de 120 milhões de brasileiros cadastrados. O papel da empresa agora é levar a revolução digital, a transformação digital capitaneada pelo gov.br para os munícipios. Precisamos sair de Brasília e ir para o Brasil. E o Brasil são os municípios. Por isso estamos aqui nesta Marcha”, afirmou Gileno.
Com estande na área de exposições, o Serpro vai apresentar soluções e produtos desenhados para municípios, com destaque para o Radar, SNE, GovShield, soluções MultiCloud e a Plataforma LGPD. Até a próxima quinta-feira, 28, a empresa espera atender mais de mil gestores, apoiando a transformação digital dos municípios, especialmente os pequenos que ainda encontram dificuldades em avançar na tecnologia.
Sobre a Marcha
A XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) desde 1998. Trata-se de evento fundamental para apresentar a pauta prioritária dos gestores municipais aos Poderes Legislativo e Executivo, bem como aos órgãos de controle. Símbolo da luta pela autonomia municipal e pelo fortalecimento do poder local, a edição 2022 da Marcha acontece no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), no período de 25 a 28 de abril.