Notícia
Internacional
Tecnologia Serpro é apresentada no Chile

Nos dias 7 e 8 de setembro, o Serpro escalou seu time de negócios para promover a divulgação internacional de inovações tecnológicas como o Datavalid, o Vio e as consultas da Plataforma de Inteligência PIN. Liderada pelo diretor André de Cesero, a equipe participou da sétima edição do Congreso Tecnología y Negocios - America Digital, realizado em Santiago, no Chile e de encontros com agências governamentais daquele país.
Voltado para o mercado latino-americano, o evento contou com a presença de líderes governamentais, empreendedores globais e especialistas para apresentar e discutir as últimas tendências em transformação digital em negócios, empresas, governo e sociedade. Com um estande na área de exposições do congresso, o Serpro pode apresentar suas soluções e realizar reuniões de negócio e networking com potenciais parceiros e clientes de todo o continente.
Na avaliação do diretor Cesero, essa participação, a primeira da empresa como expositora em terras estrangeiras, é fundamental para a consolidação do processo de internacionalização do Serpro. “Nos últimos anos, a empresa já vinha se conectando com esse mercado. A pandemia forçou uma pausa nesse movimento, mas agora estamos efetivamente de volta à estrada. Estamos aqui no Chile oferecendo produtos e serviços de informação que tem aderência às empresas que desejam operar ou que já operam no Brasil”, explica.
Novos insights
De acordo com Daniel Silva Antonelli, gerente de Negócio para Mercado Privado do Serpro, um dos integrantes da equipe no Chile, a presença no Congresso América Digital também foi uma oportunidade singular para a exploração das tendências e modelos de negócios que estão moldando o futuro do segmento de TI mundial.
“A participação no evento propiciou a geração de insights para o desenvolvimento de novos produtos e a comercialização de serviços do Serpro com empresas estrangeiras. Tudo isso fruto da conexão e troca de conhecimento com líderes e representantes de diversas empresas privadas, governos estrangeiros e da sociedade em geral”, analisa Antonelli.
Cooperação internacional
Além da presença no congresso, o Serpro fez reuniões com representantes do governo chileno. Na quarta, 7 de setembro, a comitiva da empresa se reuniu com o órgão que faz o controle dos aeroportos no país. No dia seguinte, o diretor André de Cesero e equipe foram recebidos pela Secretaria Geral da Presidência do Chile para falar sobre o case de transformação digital do Brasil e verificar possibilidades de atuação conjunta entre os dois países.
“O evento também foi importante para avaliar junto às empresas presentes sobre a possibilidade de novas parcerias de negócio. Essa estratégia foi fundamental para identificarmos novos modelos de negócio para um melhor atendimento às demandas das esferas de governo e do mercado privado”, detalha o diretor.
Segundo ele, todo esse trabalho é uma forma de a gente se mostrar para o mercado latino-americano e fazer o Serpro ser reconhecido como referência em grandes sistemas de governo e também como uma plataforma de inteligência para todas as empresas que querem se inserir no mercado brasileiro.