Notícia
Saúde
SUS conta com segurança e disponibilidade dos serviços profissionais Serpro MultiCloud
A fim de ampliar o potencial da sua Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), uma plataforma que conecta os diversos atores e serviços de saúde no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a contar com o Serpro como seu broker de nuvem. Com vigência de 36 meses, o contrato assinado entre as duas instituições visa a migração da RNDS para execução na plataforma Serpro MultiCloud.
“Na prática, essa migração implica em uma maior capacidade de expansão e evolução da Rede Nacional de Dados em Saúde, possibilitando uma melhor gestão dos dados de saúde pública e o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes para a sociedade”, destaca André de Cesero, diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro.
De acordo com Cesero, o SUS necessitava de uma solução capaz de fornecer a robustez, a segurança e a escalabilidade que a RNDS demanda, para conseguir manter e ampliar seus serviços finalísticos, sem esquecer do suporte de uma estrutura capacitada e com experiência comprovada em operar, monitorar e suportar sistemas de missão crítica do governo. “O MultiCloud cumpre essa função, já que é uma plataforma tecnológica com múltiplas nuvens para governo, que permite acesso por demanda a um conjunto compartilhado de recursos computacionais configuráveis e de alta performance”, explica o diretor.
Com essa contratação, concretizada no dia 28 de dezembro de 2022, o SUS passa a contar com diversos serviços em nuvem, nos vários provedores parceiros da estatal. Todos estes serviços estarão à disposição do órgão para construção, produção e evolução de suas aplicações. Além disso o Serpro também proverá um conjunto de serviços profissionais para a sustentação da RNDS.
A RNDS
A Rede Nacional de Dados em Saúde é a plataforma nacional de interoperabilidade em saúde, instituída pela Portaria GM/MS nº 1.434, de 28 de maio de 2020. Além de ser um projeto estruturante do Conecte SUS, é um programa do governo federal voltado para a transformação digital da saúde no Brasil.
O projeto da RNDS tem o objetivo de permitir que os estabelecimentos assistenciais de saúde, os profissionais e gestores de saúde e os cidadãos compartilhem informações, promovendo a prevenção, promoção e o atendimento com mais qualidade. Toda a base mantém a privacidade, integridade e auditabilidade dos dados dos cidadãos, além de promover a acessibilidade e interoperabilidade das informações de forma segura e controlada.
A plataforma é responsável por conectar diversas aplicações de Saúde Digital, como o Prontuário Eletrônico do Paciente, Sistemas de Gestão Hospitalar e de Laboratórios, portais e aplicações em celular (voltadas para o cidadão, gestores e profissionais de saúde), entre outros.
Confiança
A RNDS é um projeto grande e complexo, que exige uma estrutura capacitada e equipes preparadas para operar e produzir um projeto deste porte na nuvem. “O Serpro é o maior broker de nuvem para governo do país e por isso foi escolhido pelo Ministério da Saúde para executar o projeto de migração da RNDS para a nuvem. Esse é mais um exemplo que demonstra a confiança de nossos clientes na capacidade da empresa em atender as exigências e os mais elevados níveis de serviços requeridos para produzir este tipo de aplicação em nuvem”, analisa Alexandre Ávila, superintendente de Relacionamento com Clientes de Governo Digital do Serpro.