Notícia
Tecnologia
Soluções Serpro ganham destaque no ecossistema de segurança da ISC Brasil

De 21 a 23 de setembro, produtos, inovações, tecnologias e os últimos lançamentos da indústria figuraram no cenário da principal feira de soluções integradas de segurança do país, a ISC Brasil, em São Paulo. E durante esses três dias, os times de negócio e segurança da informação do Serpro posicionaram a empresa como potencial fornecedora de soluções de TI, apresentando soluções de biometria, segurança em nuvem e proteção de dados.
A empresa também marcou presença com a palestra “Biometria: Como o liveness pode aumentar a segurança de seu negócio”, apresentada, no dia 21, por Claudine Giacomitti, gestora de Produtos de Identificação Biométrica, e Ismael Tedesco, gerente de Soluções de Segurança da Informação.
O gerente destacou que apesar da feira ter um viés de segurança física, bem patrimonial, diferente da segurança cibernética, inerente na vida do Serpro, a convergência pode ser percebida em todos os estandes do evento. “Hoje a segurança física e a cibernética estão juntas em várias tecnologias. O Serpro sempre trabalha com produtos no 'gap', nas lacunas faltantes. Viemos apresentar um produto que combina com toda essa tecnologia que é o liveness, o reconhecimento facial da empresa. É diferente de tudo que os expositores têm aqui, mas complementa a tecnologia deles”, cita Tedesco.
Diferencial
Ele destaca que a solução do Serpro tem como diferencial, além do reconhecimento facial, a validação da identidade nas bases de dados de governo, o que facilita a vida do usuário ou da organização que adota essa tecnologia. "O Serpro participou da feira como um dos principais players para integrar esses dois mundos: a cibersegurança e a segurança física”, ressalta.
A gestora do produto Biovalid, Claudine Giacomitti, compartilha da opinião de Ismael Tedesco, observando uma carência de validação de dados nos estandes de expositores que têm muito de hardware. “Atualmente, as pessoas não têm base confiável nos cadastros que realizaram e o Serpro consegue fazer tanto a validação facial, a parte do liveness, quanto a digital, com o nosso produto Datavalid”, comenta.
Para o gerente de negócios da equipe na Regional São Paulo, Henrique Mattiello, a participação de Serpro no evento foi importante, visto que a empresa concebe toda a parte de segurança, tanto a da identidade da pessoa ou do serviço que está sendo prestado, quanto a parte da segurança da informação efetivamente. “O Serpro veio para apoiar e ajudar as empresas públicas e privadas presentes no quesito segurança, oferecendo produtos como o Datavalid, Biovalid e GovShield. A empresa tem um histórico de cybersegurança principalmente para o mercado público e somos referência nesse tipo de atuação,” enfatiza Mattiello.
Privacidade e proteção de dados pessoais
No mesmo dia, o diretor jurídico André Sucupira participou, como moderador, do painel LGPS e Privacidade para o Mundo da Segurança Empresarial, que contou com a presença do diretor da ABSeg, Marcy Verde; da CEO Patrícia Peck, da Peck Advogados; e do consultor da NTT Data, Edison Fontes.
"Tive a oportunidade de contar um pouco da história de como o Serpro se tornou pioneiro e referência em privacidade e proteção de dados, tendo em vista que a empresa começou todo o seu projeto de adequação à LGPD ainda no começo de 2019, portanto antes da entrada em vigor da nova lei. Isso fez com que a gente colhesse bons frutos, principalmente na questão do aculturamento, com várias ações realizadas como: o Prêmio de Privacidade; o nosso livro que vai ser lançado agora; a Semana de Privacidade e Proteção de Dados; a Copa do Mundo LGPD, que é um case de gamificação maravilhoso dentro da empresa; e também uma ação educativa para escolas públicas. Todos esses exemplos ilustram o valor que pudemos gerar para a empresa, assim como a a confiança que a sociedade passou a ter na marca Serpro quando o assunto é privacidade e proteção de dados", explica André Sucupira.
O evento
O ISC Brasil 2022 é uma feira Internacional de soluções que abrange todo o ecossistema de segurança integrada, desde câmeras de videomonitoramento, controle de acesso, biometria, drones, inteligência artificial, IoT, cibersegurança, facilities, rastreadores e robótica, até a integração da tecnologia para defesa nacional, segurança pública, patrimonial e privada.