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Centro de Operações de Segurança garante a integridade dos serviços oferecidos pelo Serpro ao mercado

Você sabe o que é um SOC? A sigla vem do inglês: Security Operations Center. No Brasil, a expressão foi traduzida para Centro de Operações de Segurança. Trata-se de uma estrutura especializada que provê, como serviço ao mercado, a prevenção, detecção e resposta rápida a ataques cibernéticos.
Assim funciona o SOC Serpro, inaugurado em 2019, que atua de forma ininterrupta – 24 horas por dia, sete dias da semana – no tratamento de todos os incidentes de segurança da empresa e dos serviços prestados aos seus clientes públicos e privados.
Localizado na Regional Brasília da empresa, o Centro de Operações de Segurança conta com telões amplos de alertas e indicadores de ataques, e equipe de 16 especialistas atuando de forma presencial e remota, em Brasília e a partir de outras Regionais, como Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
“O SOC tem a capacidade de analisar e correlacionar, de forma automática, eventos de algumas dezenas de ativos e sistemas, permitindo identificar ameaças e tentativas de ataques. Nossa equipe tem a habilidade e as ferramentas necessárias para monitorar amplo histórico de eventos nos diferentes clientes, registrando as manobras mais comuns dos criminosos, identificando as mais novas tendências de ataques e, ainda, estimando o aumento de ocorrências em determinados alvos ou situações”, explica Eduardo Seabra, responsável pela gerência do SOC Serpro.
De acordo com ele, o principal objetivo do Centro é antecipar a atuação na detecção e no tratamento de incidentes que porventura ultrapassem os controles implementados. A área é responsável também pela segurança de e-mail (AntiSpam e relay), geração de inteligências de ameaças, gestão de vulnerabilidades e pelos processos de automação de monitoração.
Proteção
Para Tiago Iahn, gerente de Segurança Cibernética do Serpro, não basta apenas ter acesso a boas soluções e tecnologias. É fundamental também uma equipe capacitada e de alto rendimento, analisando em tempo real os alertas gerados e tomando ações quando identificadas atividades maliciosas.
“Há muitos anos o Serpro se posiciona como referência no tratamento de incidentes de segurança com equipes especializadas. A criação do SOC, em 2019, nos tornou aptos a novas tendências para tratamento de incidentes, inclusive levando a empresa a um novo patamar de visibilidade no que diz respeito à Segurança Cibernética”, destaca Tiago.
Multidisciplinaridade
Vale ressaltar ainda a multidisciplinaridade do time do Centro de Operações de Segurança do Serpro. Os especialistas destacados estão aptos às mais diversas frentes de proteção, passando por redes internas, externas e clientes, somando ainda investigações e pareceres sobre notícias relacionadas ao tema de Segurança da informação. O SOC funciona como núcleo de um grande e sofisticado serviço de proteção, de implementação de melhorias, e correções de segurança que é operado por todas as áreas especializadas do Serpro, incluindo ainda outros 100 membros do time de segurança da empresa.
“Atualmente, o SOC está posicionado em todas as camadas de serviços e tecnologias entregues pelo Serpro. Dessa forma, atuamos diretamente junto aos serviços de clientes, bem como na infraestrutura da empresa. Nosso trabalho é realizado para fortalecer cada uma destas atividades todos os dias, seja com adoção de mais ferramentas, pesquisa de novas tecnologias ou ainda com geração de conhecimento”, completa Tiago Iahn.
Previna-se
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