Notícia
Pessoas
Serpro é reconhecido por buscar o equilíbrio trabalho-família de seus empregados
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, entregou ao Serpro o Selo Empresa Amiga da Família (2021-2022) em cerimônia realizada nesta terça-feira, 14 de junho, no auditório do ministério. A distinção é um reconhecimento público às empresas que adotam medidas em benefício do equilíbrio trabalho-família de seus empregados.
"É o momento de reconhecermos as pessoas físicas ou jurídicas que, como nós, acreditam no poder transformador da família. Tudo começa na família e faremos tudo para valorizar iniciativas que, de alguma forma, contribuam para alcançar esse ideal, que é um país que reconhece a família como sua principal riqueza, o maior bem que deve ser preservado", discursou a ministra Cristiane Britto.
O selo foi recebido pelo diretor de Desenvolvimento Humano, André Sucupira, e pela assessora da diretoria, Márcia Borges. “O Serpro possui uma robusta política de desenvolvimento humano, com foco em ações efetivas de cuidado com as pessoas. Temos um compromisso com o bem-estar de todos, agentes que ajudam na transformação digital do país e na prestação de serviços públicos ao cidadão brasileiro”, declarou Sucupira.
Ações reconhecidas
Para receber o Selo, as instituições precisam comprovar ações que estejam formalmente estabelecidas. No caso do Serpro, práticas previstas no Acordo Coletivo de Trabalho motivaram o reconhecimento ministerial. Dentre elas, destacam-se a licença-maternidade e paternidade estendidas, a licença-adotante com os mesmos direitos da licença maternidade, os auxílios creche e filho com deficiência, o horário de trabalho flexível e a utilização de banco de horas. A disponibilidade do trabalho remoto também pontuou favoravelmente.
A percepção dos próprios empregados do Serpro em relação ao tema, avaliada após aplicação de pesquisa interna, também foi relevante para o recebimento do certificado. O questionário de mensuração foi desenvolvido pelo Ministério em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), observando procedimentos metodológicos e científicos, e exigiu que pelo menos 30% do total de funcionários o respondesse.
O Serpro recebe o Selo, que tem validade de dois anos, pela segunda vez consecutiva, já que também foi contemplado em 2019. Além disso, em 2020, a empresa foi reconhecida pelo MMFDH pelas ações adotadas para preservar a saúde dos empregados no enfrentamento da pandemia.
Quer ver como foi a cerimônia? Assista ao vídeo