Notícia
Serviço em nuvem
IBM é a mais nova integrante do Serpro MultiCloud

A IBM é a quinta gigante de tecnologia da informação a integrar o serviço multinuvem do Serpro. O novo contrato de parceria com mais um grande player de mercado foi publicado nesta segunda-feira, 31, no Diário Oficial da União. A partir de agora, o Serpro MultiCloud, que já contemplava a Amazon Web Service, Huawei, Microsoft e Oracle, oferece mais uma opção de tecnologia em nuvem para o setor público dentre as empresas que operam no Brasil. O contrato no modelo de parceria de negócio tem vigência de cinco anos e é resultado de um chamamento público realizado em 2019, de acordo com a Lei das Estatais.
A parceria com a IBM concretiza o leque de opções do Serpro MultiCloud para a oferta de serviços em nuvem. A iniciativa atende à Estratégia de Governo Digital e tem o objetivo de agilizar a adoção e o desenvolvimento de novas tecnologias, impulsionando o processo de transformação digital no país, possibilitando aos órgãos públicos aprimorarem os serviços digitais ao cidadão.
Vantagens
As parcerias com os big techs proporcionam aos usuários do Serpro MultiCloud redução de custos por meio da compra em escala, agilizando a aquisição de tecnologia pelo setor público. O MultiCloud permite maior escalabilidade e rapidez na instalação de recursos computacionais, sendo uma tecnologia segura e de alta performance, que possibilita flexibilizar as infraestruturas de TI, dispensando, em muitos casos, a construção de centros de dados próprios.
Sob demanda
O Serpro MultiCloud é uma plataforma tecnológica com múltiplas nuvens, que permite acesso por demanda. O modelo possibilita que o cliente escolha entre as empresas parceiras, de acordo com as suas necessidades. O objetivo é reunir, em um único serviço, o que existe de melhor no mercado, trazendo as vantagens dos principais provedores do mundo. O acesso ocorre "por demanda", ou seja, só há despesas a partir do oferecimento e efetivo consumo dos serviços.
Parcerias
De acordo com o regramento estabelecido pela Lei das Estatais, foi realizado um chamamento público e as empresas que operam no Brasil e que atenderam aos requisitos estabelecidos tiveram igualdade de oportunidades para participar do contrato de parceria.
Em junho de 2020, a AWS foi a primeira parceira do Serpro, dando início ao projeto multinuvem. Em maio de 2021, a Huawei Brasil se uniu ao Serpro MultiCloud e, no mesmo mês, a Microsoft também fechou parceria com o Serpro. A Oracle Cloud Infrastructure (OCI) passou a se integrar ao serviço e, agora, faz parte também a IBM.