Notícia
Parcerias
Serpro e Ibracem S.A firmam acordo de cooperação técnica

A maior empresa de tecnologia da informação da América Latina e o instituto que já realizou mais de um milhão de verificações de conformidade legal para empresas de todo o país estão estudando novas formas de parceria. Para isso, o Serpro e o Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (Ibracem) realizaram, no último mês, um acordo de cooperação técnica. O objetivo é avaliar a viabilidade técnica e comercial de oportunidades de negócio, com transferência de tecnologias e compartilhamento de capital intelectual. O acordo foi realizado com a Ibracem S.A, pessoa jurídica responsável pelo instituto.
“Uma pesquisa realizada recentemente pela Fundação Getúlio Vargas– FGV, revelou que 86% das empresas do país possuem ao menos uma irregularidade perante a Receita Federal, prefeituras ou FGTS. Essas pessoas jurídicas já estão nas bases de dados administradas pelo Serpro e a cooperação com o Ibracem pode ser importante para promover a conformidade legal”, explica o gerente de Parcerias para o Mercado do Serpro, Carlos Alexandria.
Regularização
Independentemente do porte, toda empresa precisa estar em dia com incontáveis obrigações acessórias de natureza fiscal, cadastral, tributária, previdenciária e trabalhista, dentre outras. O Ibracem promove essa regularização e emite um certificado que atesta a inexistência de quaisquer débitos e pendências perante os órgãos competentes. A metodologia utilizada foi desenvolvida e validada pela Fundação Getúlio Vargas.
Parcerias
O Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento foi reconhecido, pelo Ministério da Justiça, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). OSCIPs são ONGs criadas por iniciativa privada, que devem comprovar o cumprimento de diversos requisitos, especialmente aqueles derivados de normas de transparência administrativas. Em contrapartida, podem celebrar parcerias com o poder público.