Notícia
Serpro e Ibama lançam Sistema DOF+ Rastreabilidade nesta quinta (15), às 10h

O Serpro e a Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestal do Ibama (DBFlo) promovem um evento especial de lançamento do Sistema DOF+ Rastreabilidade, nesta quinta-feira, 15 de dezembro, às 10h, com transmissão pelo canal da empresa no YouTube.
O DOF+ integra os documentos de transporte florestal federal e estaduais, possibilitando a rastreabilidade por toda a cadeia produtiva, abrangendo não só as áreas exploradas, como também comércios e consumidores de matéria-prima florestal.
A tecnologia é um aprimoramento do Documento de Origem Florestal, criado em 2006, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que estabelece uma licença obrigatória para transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa, contento informações de controle prevista em lei.
"A solução representa uma verdadeira revolução para a gestão florestal brasileira e coloca o Ibama na vanguarda mundial no uso de soluções tecnológicas destinadas ao controle de produtos florestais de origem nativa", declara o superintendente de Clientes Finalísticos, Brenno Sampaio. "Trata-se de um projeto desafiador, com praticamente dois anos de trabalho e equipes altamente especializadas do Serpro e do cliente. É motivo de muito orgulho para todos nós que contribuímos com essa entrega de valor para o Estado e para a sociedade", acrescenta.
Referência internacional
“Este pode ser considerado o melhor sistema de controle de produtos florestais de origem nativa do mundo, pois abrange desde o lançamento do volume inicial, no local de extração do produto ou de entrada no país via importação, até o ponto do consumo final, exportação ou transformação em mercadoria desobrigada do controle do DOF, como instrumentos musicais e móveis, por exemplo”, avalia Rafael Macêdo, coordenador-geral de gestão e monitoramento do uso da flora no Ibama.
A nova tecnologia vai trazer inúmeros benefícios para o país: do controle mais eficaz da cadeia de custódia, a um maior poder de investigação nos trabalhos de inteligência, passando pelo atendimento das exigências de clientes externos em relação à origem legal dos produtos brasileiros exportados e estimulo ao consumo consciente aos consumidores, permitindo a escolha de fontes sustentáveis de matéria-prima florestal.
15/12 | 10h | Ao vivo
Os empregados do Serpro também podem acompanhar internamente pelo serviço de transmissão Assiste.