Notícia
Aniversário
Serpro: 58 anos de inovação

Há exatos 58 anos, no dia 1° de dezembro de 1964, ouviam-se as primeiras batidas no peito da informática pública nacional. Nascia o Serpro que, de “bit em bit”, tornou-se a maior empresa pública de TI do mundo, referência de tecnologia da informação do Estado brasileiro.
Desde seus primeiros passos, o Serpro revelou uma personalidade inovadora, respondendo aos desafios de governo com soluções revolucionárias que acabaram com a era do papel, do carimbo e das filas, e inauguraram o tempo instantâneo do eletrônico e dos serviços digitais para o cidadão.
E são algumas dessas soluções, das mais recentes às mais fundadoras, que a empresa rememora, nesse dia especial, a fim de celebrar não só suas criações, mas a inteligência, a dedicação e a garra de seus empregados, os verdadeiros agentes dessas tecnologias.
Foco no cidadão
Para começar a falar dessa história, nada melhor do que uma das mais novas e transformadoras soluções lançadas pelo Serpro: o Gov.br. Trata-se do maior portal do gênero no mundo, uma plataforma que integra mais de 460 sites de governo para criar uma experiência única para o cidadão: serviços públicos a um clique de distância, sem filas e sem burocracia. No total, são oferecidos mais de 4,7 mil serviços online à sociedade com um sucesso que pode ser medido em números: atualmente, o Gov.br conta com mais de 140 milhões de contas únicas (cerca de 65% da população), média mensal de 200 milhões de logins na plataforma e picos de 500 milhões em períodos que envolvem prazos de cadastro e recebimento de benefícios sociais.
No ar
Já pensou embarcar no seu próximo voo sem qualquer tipo de contato no aeroporto? Sem precisar mostrar documentos, apenas localizar seu portão de embarque e entrar na aeronave? Parece ficção, mas saiba que já é realidade nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont e, em breve, será assim em todo o país. Estamos falando do Embarque + Seguro, solução que traz mais segurança e eficiência aos aeroportos brasileiros, viabilizando o embarque por meio da validação biométrica e biográfica dos passageiros e tripulantes.
A tecnologia encontra-se alinhada com as principais iniciativas e projetos internacionais do setor, tais como: Programa de Identificação de Viajantes (Traveller Identification Programme - TRIP), da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI); e One ID, da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA).
No mar
Inovação que também reduz a burocracia e favorece a economia brasileira que depende dos parceiros de todos os oceanos. Essa é a marca do Porto Sem Papel, solução que concentra em um único documento eletrônico – o chamado Documento Único Virtual (DUV) – os diversos formulários que regulam e autorizam o acesso e estadia dos navios nos portos. Redução de custos, melhoria na qualidade das informações, padronização e aperfeiçoamento dos processos no setor portuário e desburocratização dos procedimentos de tempo de atracação dos navios são resultados dessa modernização. Desde que foi implantado, em 2011, o sistema tem reduzido o tempo de permanência das embarcações nos portos brasileiros em até 25%.
Além das nossas fronteiras
O conhecimento Serpro também está presente no documento que garante a cidadania brasileira no mundo. Considerado uma das soluções mais avançadas do planeta, no que diz respeito à identificação de viajantes, o Passaporte Eletrônico Brasileiro incorpora, desde 2010, diversas soluções, como um chip eletrônico para armazenamento de dados biométricos e de cadastro. Com a modernização, foi possível aumentar a validade do documento para 10 anos, ampliando seu reconhecimento global.
Em todos os caminhos
Pelas ruas, avenidas e estradas a vida do país circula e se renova diariamente. Por estes mesmos caminhos também pulsa a inovação do Serpro, com a Carteira Digital de Trânsito (CDT) servindo a milhões de brasileiros. A CDT é o app oficial do Governo Federal que reúne toda a documentação de trânsito de forma digital no celular do motorista e tem o mesmo valor legal dos documentos impressos.
Em todo o Brasil o app CDT já conta com mais de 32 milhões de CNH digitais emitidas e quase 28 milhões de CRLV digitais emitidos. E as vantagens não param nos documentos digitais, pois uma série de serviços e informações ficam disponíveis na ponta dos dedos dos motoristas. Só pra citar alguns: aviso de vencimento da CNH; verificar e gerenciar infrações de trânsito; pagar multas com até 40% de desconto; compartilhar CRLV para até 5 pessoas; transferência de propriedade do veículo de forma totalmente digital; e aviso de recall, quando houver para o seu veículo.
O segmento de trânsito é um dos exemplos mais nítidos do potencial de transformação digital que a tecnologia Serpro tem a oferecer ao país. Além da CDT, destaque para o Renave, que trouxe a escrituração digital para o registro de estoques de concessionárias e revendedoras, transformando o mercado de compra e venda de veículos novos e usados no Brasil. Transações que em alguns estados podem demorar até 18 dias pelo método físico e presencial, com o Renave são feitas a partir de solicitação online, com transferência digital de propriedade do veículo e sem necessidade de procurações ou reconhecimento de firmas.
Ah, e não podemos esquecer do SNE, o Sistema de Notificação Eletrônica, que transpôs para o mundo digital a velha história do talão de multas e da notificação enviada pelo correio. Além de garantir maior agilidade aos processos administrativos, beneficiou o condutor que, ao reconhecer sua infração pelo aplicativo CDT e pagar a multa antes do vencimento, garante um desconto de 40% no valor da multa.
Desde o começo
A inovação está não só naquilo que é recente; no Serpro ela vem de berço e segue em constante evolução. Vejamos o caso do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), que guarda e protege todas as informações de renda e bens dos cidadãos brasileiros em um imenso banco de dados. O modelo informatizado desenvolvido pelo Serpro e pela Receita federal é referência mundial em inovação e tecnologia.
Se em 1968 foi iniciado o processamento eletrônico para as declarações de rendimento dos brasileiros, em 2011 o processo de informatização evoluiu ao ponto de abolir de vez o uso dos formulários em papel. E a cada ano os números dessa solução surpreendem: mais de 36 milhões de declarações foram enviadas aos computadores do Serpro em 2022, resultando em um novo recorde de volume de documentos entregues.
Também em 2022, comemorou-se os 100 anos do Imposto de Renda no país e a data foi celebrada com várias novidades, como a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, disponível em todas as plataformas, com autenticação feita pelas contas nível ouro ou prata do Gov.br, além da possibilidade de receber a restituição por PIX e utilizar a mesma tecnologia para o pagamento dos DARFs.
O IRPF foi um dos primeiros tributos a ter seu processamento efetuado pelo Serpro para a Receita Federal, estando presente desde praticamente a fundação da empresa até os dias de hoje.
Das compras
Outro bom exemplo de transformação digital do Estado brasileiro data do início desse século. Trata-se do Portal de Compras do Governo Federal (Compras.gov.br), que foi criado para promover economia, facilidade e rapidez nos processos de licitações, contratações e aquisições. Com mais de 490 mil empresas credenciadas, o ambiente disponibiliza informações gerenciais sobre melhores preços de mercado e sistemáticas para agilizar o processo de contratação de bens e serviços.
Ao caixa
Do século passado e ainda em plena operação, destaca-se o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), que realiza o processamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos da administração pública federal direta e indireta. A solução registra centenas de milhões de transações e mantém 566 órgãos conectados na Conta Única do Tesouro. Com eficiência mundialmente reconhecida, delegações de outros governos periodicamente vêm ao Brasil para avaliar a solução, cujo uso já foi recomendado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
De longe
A balança comercial brasileira também conta com a inovação Serpro em seu movimento. Estamos falando do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), que é responsável pelas atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, por meio de um fluxo único e automatizado de informações. A solução permite acompanhar a saída e o ingresso de mercadorias no país e todas as operações são realizadas sem geração de papel. É a tecnologia reduzindo o tempo e os custos operacionais no comércio exterior, assim como reduzindo as fraudes cambiais e desvios de mercadorias.
E de perto
Outro grande marco da utilização da tecnologia em processos estruturantes do Estado brasileiro é o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Lançado há 15 anos, possibilitou uma nova relação entre as administrações fazendárias e o setor produtivo no Brasil, ao substituir a emissão de livros e documentos contábeis e fiscais em papel por documentos eletrônicos com certificação digital. Foi o Sped que colocou em prática a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), eliminando as tradicionais notas fiscais em papel.
O Serpro é inovação que pulsa
Por tudo isso, a empresa é reconhecida como uma organização de excelência tecnológica. Uma empresa que, mais do que fazer parte, ajudou a escrever a história da tecnologia digital no país. Uma empresa que ainda está cumprindo esse papel, abrindo novas trilhas de desburocratização e de governo eletrônico para a esfera federal, e também para estados e municípios, e fazendo novas pontes com o setor privado, impulsionando o ambiente de negócios e a economia nacional.
Parabéns Serpro! Parabéns Brasil! Que o pulsar dos bits continue a melhorar a vida de todas as brasileiras e brasileiros.