Notícia
Serpro, governo e Sebrae discutem evoluções para o Compras.gov

De terça-feira, 8, a quinta, 10, o Serpro promoveu um encontro com lideranças do Ministério da Economia e Sebrae para discutir as grandes entregas do Compras.gov para o ano que vem. O maior portal de compras governamentais do país já passou por uma reformulação em 2022 e o desafio agora é o de se adaptar à nova nova Lei de Licitações e Contratos.
Em abril do próximo ano, a antiga lei 8.666/1993 vai perder formalmente a sua vigência, sendo integralmente substituída pela 14.133/2021. A nova lei, entre outras disposições, traz novos princípios, cria modalidades de licitação inéditas e exclui outras. O Compras.gov, sistema responsável por R$ 77 bilhões em compras públicas só no primeiro trimestre de 2022, deverá se adaptar a esse novo regramento jurídico.
De igual para igual
“Recentemente, o Compras gov passou por uma verdadeira transformação digital. Um exemplo é o lançamento do aplicativo do fornecedor, disponível na Google Play e App Store, que permitiu que Micro e Pequenas Empresas (MPE) possam competir, de igual para igual, com grandes fornecedores, acompanhando os certames na palma da mão”, explica Eder Luis dos Santos, gerente de Negócio do Serpro. Segundo dados do Sebrae, a participação das MPE nas compras públicas cresceu 93% nos últimos três anos.

"Estamos construindo uma relação mais próxima nos últimos anos, com muito mais engajamento e motivação. Isso tem se refletido em uma quantidade recorde de entregas. Com a nova Lei de Licitações, precisamos de uma aproximação ainda maior. Esse tipo de encontro, com a presença do Ministério da Economia, Sebrae, além das áreas negociais e técnicas do Serpro é importante porque traz um norte, deixando claro o que esperamos do nosso parceiro tecnológico”, afirmou Everton Santos, Diretor de Normas e Sistemas de Logística no Ministério da Economia.
“Foi um momento muito rico na proposição de ideias e na interação entre as equipes, que puderam identificar e planejar diversos pontos que terão um importante impacto nas entregas de 2023”, complementou o gerente do Serpro.
Conheça as principais funcionalidades do Compras.gov
• Credenciamento de empresa – Para o credenciamento de empresas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), bastando informar o CNPJ/CPF para participar dos processos licitatórios. É necessário que a empresa esteja com cadastro ativo na Receita Federal.
• Cadastro de propostas – Para isso, basta escolher a dispensa eletrônica que ainda está com o prazo vigente. A proposta fica disponível tanto no aplicativo como na web.
• Envio de lances – Deve-se selecionar o procedimento que está com o prazo vigente, em disputa, e o item desejado. É necessário ter realizado o cadastro da proposta no referido item. Selecione o procedimento que está com o prazo para envio de lances vigente, em disputa, escolha o item desejado e envie o seu lance.
• Vinculação – Permite a vinculação do CPF do usuário cadastrado no Compras.gov.br com o do Gov.br, facilitando o acesso aos conteúdos e aos processos de contratação, favoritos e filtros salvos, por meio de qualquer dispositivo.
• Login com biometria – Para acesso seguro com uso da biometria, sem a necessidade de informar novamente as credenciais. Com o uso da biometria, mantém-se a segurança no acesso, sem a necessidade de informar novamente as credenciais.
• Oportunidades – Para visualizar processos de contratações que estão com prazo para recebimento de propostas vigentes. As oportunidades são apresentadas de acordo com os filtros realizados.
• Mensagens – É possível receber diretamente no aplicativo as comunicações oficiais relacionadas aos processos de contratações e mensagens de avisos, esclarecimentos e impugnações.
• Participações – para o envio de propostas e, também, visualizar e acompanhar as contratações eletrônicas desde 2017.
• Download de edital e compartilhamento dos processos – Acesso rápido e fácil aos editais e compartilhamento de dados dos processos de contratações.