Notícia
Inovação
Prova de Vida Digital conquista 1º lugar em concurso de inovação da Enap
Da esquerda para a direita, Márcio Sobral (ME), Antônio Fiuza (ME), Lindomar Oliveira (Serpro), Ronaldo Choze (ME), Kleber Valença (ME) e Rogério Meneguim (ME)
Desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Economia, a Prova de Vida Digital conquistou o primeiro lugar na categoria “Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal” do 26º Concurso Inovação no Setor Público, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Outro serviço da parceria, a Recomendação de serviços no Gov.br com o uso de inteligência artificial ficou com o terceiro lugar na mesma categoria.
Lançado em 2021, a Prova de Vida Digital facilita a vida de servidores aposentados e pensionistas e anistiados políticos do Poder Executivo Federal civil. A inovação é uma iniciativa da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (SEDGG) do Ministério da Economia e conta com tecnologia do Serpro. Anualmente, os cerca de 720 mil beneficiários devem fazer a prova de vida, no mês do aniversário, para garantir a continuidade do pagamento.
A solução foi lançada em meio à pandemia causada pela Covid-19, quando o Governo Federal a disponibilizou por aplicativo de celular. Assim, os aposentados e pensionistas passaram a ter a possibilidade de realizar a prova de vida digitalmente. O anúncio do prêmio aconteceu durante o Gnova Celebra, evento da Enap que tem como objetivo ativar ecossistemas de inovação no setor público, reconhecendo iniciativas governamentais.
Melhorar a vida do cidadão
"Nós queríamos fazer um serviço se transformar para cuidar ainda melhor das pessoas. E um reconhecimento como esse é muito importante. É preciso agradecer a todas as equipes do Ministério, bancos parceiros e o Serpro. Esse prêmio é um incentivo para que a gente continue lutando pelo melhor na administração pública federal", comemorou o coordenador-geral de Serviços e Sustentação de Sistemas da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Ronaldo Choze.
"O grande ganho que conseguimos alcançar é trazer facilidade, agilidade e escala de atendimento aos aposentados e pensionistas, principalmente em uma situação de pandemia e risco sanitário, ao mesmo tempo que desonerando a carga de trabalho operacional para o Ministério da Economia, um sucesso com ganhos reais a todos", declarou o gerente de Negócios do Serpro, Lindomar Oliveira.
"É gratificante ter o reconhecimento do Estado pelo trabalho das equipes em levar melhorias para toda a sociedade. A oportunidade proporcionada pelo Ministério da Economia, ao acreditar nas soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Serpro, foi o impulso que resultou nessa importante conquista em direção a um Estado digital", comemorou o analista de negócios da empresa, José Célio Soares.
Desafio do desenvolvimento
"O desenvolvimento do sistema foi um grande desafio para toda a equipe, que buscou soluções inovadoras e conseguiu ajudar a desburocratizar um processo complexo para o cidadão", afirmou o gerente da equipe de desenvolvimento responsável no Serpro, Rafael Adalberto da Silva.
"A digitalização da Prova de Vida teve uma atuação decisiva de vários times, por ser um processo transversal e com integração entre projetos dos sistemas Siape, Sigepe e SouGov.br, aliado ao processo de transformação digital executado em conjunto com a SGP [Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal]. Estamos muito felizes com o reconhecimento alcançado", complementou o gestor do Domínio de Gestão e Desempenho de Pessoal na empresa, Leon Wlasenko Júnior.
Confira os premiados do concurso
Categoria 1: Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo federal, estadual e do Distrito Federal
1º lugar - Malha Fina FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
2º lugar - SUPRA - Supervisão Avançada - Gestão e Fiscalização - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
3º lugar - STEFAN: Servidor(a) Público(a) Virtual da STE/SEF - Secretaria de Estado de Fazenda/MG
Categoria 2: Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal
1º lugar - Prova de Vida Digital - Ministério da Economia
2º lugar - Cadastro Inclusão da Pessoa com Deficiência - Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
3º lugar - Recomendação de serviços no gov.br com uso de inteligência artificial - Ministério da Economia
Categoria 3: Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual, do Distrito Federal e municipal (somente capitais)
1º lugar - "Chame a Frida"- Atendente Virtual - Polícia Civil de Minas Gerais/MG
2º lugar - Embarque Digital - Prefeitura da Cidade do Recife/PE
3º lugar - Ecossistema de Participação Cidadã do Estado de Goiás - Controladoria-Geral do Estado de Goiás/GO
Veja como foi o anúncio dos vencedores durante o Gnova Celebra