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Transformação Digital
Ponte aérea SP-RJ é a primeira do mundo com acesso biométrico do check-in ao embarque
Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) são os primeiros aeroportos brasileiros a implantar de forma definitiva o embarque facial biométrico 100% digital para passageiros e tripulantes. O Embarque + Seguro é um programa conduzido pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra), com tecnologia Serpro e parceria do Ministério da Economia. A solução, que combina análise de dados e validação por biometria, dispensa a apresentação de cartões de embarque e documentos de identificação dos viajantes de voos domésticos partindo desses terminais.
Na manhã desta terça-feira, 9 de agosto, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, acompanhado dos ministros da Cidadania, Ronaldo Bento, e do Turismo, Carlos Brito, liderou uma comitiva governamental para vistoriar o funcionamento de todo o acesso biométrico. As autoridades acompanharam diversos embarques diretamente do aeroporto de Congonhas. O presidente Gileno Barreto, o diretor de Relacionamento com Clientes, André de Cesero, os superintendentes Brenno Sampaio, Rafael Soto e Giordanni de Paiva e o chefe de Divisão, Luciano Cunha, foram os representantes do Serpro no marco de inauguração do sistema.
Com o Embarque + Seguro operando nos aeroportos que formam a rota de maior movimento do país, o Brasil tem agora a primeira ponte área biométrica de ponta a ponta do mundo. O processo de implantação definitiva ocorre de forma gradual e simultânea nas duas localidades. Com a inovação, os viajantes de voos com embarques biométricos que optem pelo uso da tecnologia só precisam da imagem de seus rostos para fazer check-in e acessarem salas de embarque e aeronaves. No caso de comissários de bordo e pilotos, a solução inclui o acesso a áreas restritas dos dois terminais aéreos.
Da esquerda para a direita, Giordanni Paiva, Luciano Cunha, Rafael Soto, André de Cesero e Brenno Sampaio
“Nós testamos o Embarque + Seguro em mais de seis mil passageiros, em sete aeroportos de grandes cidades do país. Isso nos permitiu dar esse passo concreto hoje em direção a essa tecnologia, que traz mais segurança, confiabilidade e mais agilidade e eficiência aos embarques”, afirmou Marcelo Sampaio. O ministro da Infraestrutura ainda acrescentou que, até o dia 25 de agosto, 100% dos voos da ponte área já contarão com o acesso facial biométrico.
"Ao optar pelo embarque biométrico, o cidadão dá o consentimento dele para o uso dos seus dados. Se ele não quiser mais, os dados são descartados. E a autorização é exclusiva para esta finalidade de embarque", declarou Gileno Barreto sobre a reponsabilidade da empresa com a privacidade do cidadão. "Nossa tecnologia cruza dados da CNH e do TSE, qualquer falsificação de documento, o sistema detecta automaticamente. E o nosso reconhecimento facial tem um nível de assertividade superior a 96%. Ou seja, em 96% dos casos, nós damos 100% de match. Se não der o match, a pessoa não pode embarcar", acrescentou o presidente do Serpro.
O presidente da Infraero, Brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior, o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Juliano Noman, além de representantes da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) foram algumas das demais autoridades presentes.
Como funciona
Cada empresa aérea operando em Congonhas e Santos Dumont poderá adotar procedimentos próprios para o cadastramento biométrico e validação do passageiro na base governamental, por meio do Serpro. Neste início, para usar o sistema, o usuário deve dispor de documento biométrico válido; passagem aérea e acesso ao canal de cadastramento e validação biométrica da companhia aérea. Por meio do canal, no momento do check-in ou após a sua realização, o passageiro realizará a validação biométrica associada a seu voo. Ele deverá aceitar os termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LPGD), devendo fazê-lo a cada novo voo. Executada essa ação, de forma digital, e sendo validado o cadastro, o passageiro estará apto a usar o sistema biométrico para o respectivo voo.
No aeroporto, a biometria facial será usada em duas etapas: primeiro, no acesso à sala de embarque; depois, no acesso à aeronave. Na entrada da sala de embarque, totens farão a leitura biométrica da face, consultando a base do governo e verificando o cadastro do passageiro e a existência do cartão de embarque válido. Aprovada a biometria, o passageiro fica autorizado a ingressar no local. A segunda etapa ocorrerá no portão de embarque, no momento de ingresso na aeronave.
Para tripulantes, o uso do novo sistema também é opcional. Quem escolher o procedimento biométrico deve acessar a aplicação Embarque +Seguro Tripulantes, por meio de dispositivo móvel, em sua conta pessoal da plataforma Gov.Br, onde ocorre a checagem dos dados/documentos profissionais, seguida de captura de selfie e habilitação do usuário como participante do Embarque + Seguro Tripulantes. O procedimento biométrico, contudo, não exime o profissional de se submeter à inspeção de segurança aeroportuária.
Aeroportos podem contratar o Embarque + Seguro
Os aeroportos que queiram aderir a solução de biometria para melhorar a experiência dos passageiros podem fazê-lo em contato com o nosso time comercial (comercial@serpro.gov.br). O Embarque + Seguro traz agilidade, segurança e está totalmente alinhado à política de Proteção e Privacidade de Dados da empresa respeitando integralmente a LGPD. Acesse a página e sabia mais.
Tecnologia em 20 portões de embarque
Para que fosse adotado em definitivo em dois dos principais aeroportos do país, a Infraero, operadora do Santos Dumont e de Congonhas, firmou cooperação técnica com o Serpro, desenvolvedor do sistema de validação biométrica para o Embarque + Seguro. A disponibilização dos equipamentos e interface, incluindo totens de leitura biométrica e catracas automáticas, está a cargo das empresas de TI Pacer e Digicon, respectivamente.
Os dispositivos estão sendo instalados gradualmente em todas as áreas de check-in e portões de embarque dos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont: são doze portões e dez catracas no terminal paulista; e oito portões e cinco catracas no fluminense. Após realizados os devidos testes, cada equipamento torna-se imediatamente operacional, liberando a solução tecnológica para uso de todas as companhias aéreas que operam nos dois terminais e que tenham formalizado sua adesão à iniciativa junto ao Serpro, por meio de assinatura de termo de confidencialidade e de aceite às regras da LGPD.
Projeto piloto confirmou segurança e eficiência
A implantação do sistema biométrico nos dois aeroportos, e na quinta ponte aérea do mundo em fluxo de voos, foi possível após ele ser testado durante o projeto piloto do programa federal Embarque +Seguro, sob condução do Minfra e Serpro, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. De outubro de 2020 a janeiro deste ano, mais de 6,2 mil passageiros participaram da fase de testes do programa, realizada em sete aeroportos do país. Entre pilotos e comissários de bordo, quase 200 profissionais avaliaram o embarque biométrico em Congonhas e no Santos Dumont, de novembro de 2021 a janeiro deste ano.
Na fase de testes do programa, foram medidos indicadores como redução no tempo em filas, no acesso à sala de embarque e à aeronave. Com a biometria, o tempo médio do embarque caiu de 7,5 segundos para 5,4 segundos por passageiro. Isso significa que, com a biometria, será possível processar mais embarques no mesmo tempo do processamento atual, correspondendo a um ganho de 27%. Mas os viajantes poderão optar entre o sistema e os procedimentos tradicionais de check-in e embarque, que continuam disponíveis.
Assista ao vídeo e veja como funciona o Embarque + Seguro