Notícia
Tecnologia
Serpro é Top 1 no programa Enterprise Skills da Microsoft
Há um ano, o Serpro adotou o Office 365 como sua nova plataforma de colaboração e comunicação em nuvem. Desde então, a parceria com a Microsoft, no âmbito do projeto Multicloud, tem apresentado um bom desempenho e um número significativo de certificações e capacitações para os empregados.
Os resultados impressionaram e o Serpro foi agraciado com o troféu Top 1 no programa de Enterprise Skills da Microsoft. “Com o total de 424 certificações obtidas, se destacou entre os trinta principais clientes participantes. Como próximos passos, o foco será colocar em prática o nosso potencial em conjunto priorizando a transformação do governo digital e a ampliação da carteira de clientes”, detalha Camilla Rocha, executiva de contas da Microsoft Brasil.
O diretor de Desenvolvimento Humano do Serpro, Alexandre Magno Galieta, observa que a parceria é importante e está alinhada ao planejamento estratégico da instituição. “O desenvolvimento de pessoas hoje é fundamental em qualquer organização, principalmente, em uma de tecnologia. Essa parceria com a Microsoft mostra o nível de maturidade do Serpro, o nível de desenvolvimento que a empresa vem alcançando. Na verdade, é uma grande troca de conhecimentos entre as duas empresas nesse aprendizado conjunto,” destaca Galieta.
Camilla destaca que as duas empresas de tecnologia têm em comum a missão de empoderar pessoas e organizações a fazerem mais por meio de soluções digitais inovadoras. “Por isso, ter o Serpro como parceiro foi um presente e reforçou a importância do setor público para a Microsoft. Juntos podemos impulsionar políticas públicas, fomentar o desenvolvimento do país e realmente melhorar a vida do cidadão por meio de tecnologias”, ressalta.
Ao avaliar este primeiro ciclo de parceria, a executiva pontua que o foco na capacitação/certificação enfatiza que o conhecimento é uma alavanca competitiva e auxilia os profissionais a se sentirem mais comprometidos e capacitados para colocar em prática a visão da organização.
Um ano de parceria
A Microsoft reconhece o Serpro como parceiro que mais capacitou/certificou com a empresa nos últimos 12 meses. ”Esse relacionamento contribui para ampliar o nosso portfolio, oferecendo aos nossos clientes, públicos e privados, as características e vantagens de cada organização, na vanguarda do que está disponível no mercado e contando com análise técnica e visão de segurança do Serpro para lhes apoiar quanto à escolha da melhor alternativa para o seu caso”, acrescenta o diretor de Operações do Serpro, Antonino dos Santos Guerra Neto.
“Nosso futuro é ampliar a adoção da nuvem, uma tecnologia de alta performance que permite flexibilizar as infraestruturas de TI, dispensando, em muitos casos, a construção de centros de dados próprios, reduzindo os custos e despesas com tecnologia, cada dia mais relevantes no dia a dia dos nossos clientes e da sociedade”, afirma.
Para o gestor do projeto no Serpro, Bruno Teixeira Guimarães, é gratificante perceber que a relação do Serpro com a Microsoft produz resultados como esses. Tanto a parceria de nuvem, firmada pelo projeto Serpro Multicloud em maio de 2021, quanto o contrato Office 365, serviram para abrir portas para as atuações de diversas equipes, dentre elas a equipe de educação do Serpro.
“No contexto do preparo de nossos colaboradores, foram estruturadas trilhas de capacitações. Hoje, temos nove trilhas de capacitações estruturadas somente para as atividades de nuvem e outras duas destinadas às atividades envolvendo os softwares de colaboração e produtividade. Segundo dados internos, foram mais de 500 profissionais capacitados, 1.071 treinamentos realizados e centenas de certificações conquistadas. Seguramente, o Serpro vem se consolidando como um centro de excelência e suporte para a implantação de serviços de nuvem para todo o governo”, completa Bruno.