Notícia
Tecnologia
Uma parceria que transforma o turismo brasileiro

A Abav Expo 2022, feira mais importante do turismo brasileiro, chega a sua 49ª edição contando com a participação do Serpro. De 21 a 23 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, representantes da empresa tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre as necessidades deste mercado para ajudar o Ministério do Turismo no desenvolvimento de tecnologias que favoreçam o ambiente de negócios do setor, em especial para o segmento privado, principal operador do turismo nacional.
“Participar das feiras de turismo têm nos ajudado a compreender a cadeia produtiva deste segmento e as necessidades de seus operadores. Trata-se de um investimento do Serpro e do Ministério do Turismo para viabilizar a concepção de soluções digitais que tem como objetivo tornar o turismo brasileiro mais atraente, internamente e para o mundo", explicou o consultor de Negócio do Serpro, Idarlan Machado.
"É importante realizar ações junto aos clientes para desenvolver os ecossistemas de negócios em que estamos inseridos, evidenciando que é possível unir esforços para melhorar a vida dos cidadãos", acrescentou Breno Ribeiro, gerente de Negócios da empresa.
Impacto na vida de viajantes
Em julho deste ano, o Serpro firmou Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Turismo, a fim de pesquisar e desenvolver tecnologias que terão impacto na vida de viajantes em todo o Brasil. Na prática, estão sendo discutidas propostas para a implementação da "Ficha Nacional de Hóspedes Digital", que é a criação de um smarthub para trazer inteligência aos dados de turismo e uso de robôs para auxiliar em processos de prestação de contas. A Ficha de Hóspedes vai automatizar as informações fornecidas pelos hóspedes aos hotéis e pousadas, trazendo agilidade e informações confiáveis, em tempo real, ao ministério.
Além de trazer melhores práticas para o turismo brasileiro, principalmente quando já se fala em destinos turísticos inteligentes e economia 4.0, o acordo de cooperação prevê, ainda, soluções de base, como armazenamento em nuvem, suporte aos sistemas de segurança e as certificações digitais.
Segundo o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, a empresa busca oferecer um atendimento perene, contemplando as mais diversas necessidades tecnológicas do Ministério do Turismo. “Temos uma visão em 360 graus do cliente e já vislumbramos uma série de entregas. Esse roadmap pode ser o início de uma jornada muito mais longa”, anunciou.