Notícia
Transformação Digital
Oportunidades em tempos de incerteza

No início do terceiro e último dia do VII Fórum Nacional de Transferências da União, Eliezer Trajano da Silva, gerente da área de Portfólio de Oportunidades do Serpro, falou sobre a transformação digital em um novo mundo caracterizado pelas transformações trazidas pela pandemia.
É o chamado “mundo BANI”, conceito cunhado pelo antropólogo americano Jamais Cascio. Um contexto marcado pela fragilidade, em que um vírus coloca o mundo inteiro em quarentena; pela ansiedade trazida por situações de incerteza, pela não-linearidade, já que tudo está em constante mudança e, por fim, pela incompreensão, porque simplesmente já não é mais possível responder a tudo.
Oportunidades e incertezas
No entanto, em meio a tanta incerteza, existem também muitas oportunidades. “As pessoas tiveram que se acostumar com o digital e o governo passou a trazer respostas também digitais. São serviços que buscam estar centrados no cidadão, atuando de forma integrada, inteligente, confiável, transparente e, acima de tudo, eficiente”, explicou Eliezer.
Muitas das respostas trazidas por governos de todo o mundo estão traduzidas em dois relatórios: o de governo digital, produzido pela ONU, e o da Universidade de Waseda, no Japão. Ambos os documentos demonstram que as experiências mais bem sucedidas são aquelas que promovem a chamada “e-Participação”, ou o engajamento dos cidadãos por meio das tecnologias de informação.
Cocriação
“Não se trata apenas de oferecer tecnologias ao cidadão, mas convidá-lo a fazer parte desse novo momento”, avaliou o gerente do Serpro. A ideia é de que, desde o momento de “ideação” da solução de governo digital, já exista há uma empatia, em relação as dores sofridas pelos usuários dos serviços públicos, que também participa do desenvolvimento. Assim, nessa e-Participação, o Estado pode se aproveitar das plataformas baseadas na internet para operar como um grande orquestrador de um ecossistema destinado à cocriação de serviços e políticas públicas.
Para promover a inovação, o Serpro tem lançado eventos como maratonas de programação temáticas voltadas, por exemplo, para o trânsito e a Rede +Brasil. O próximo terá, como proposta, impulsionar a participação de micro e pequenas empresas na plataforma de compras públicas. Outro exemplo é o Serprobooster, um ambiente em que são oferecidas tecnologias para startups poderem criar novas soluções. “Essa é a visão de um governo conectado, que nos inclui a todos. Um governo com mais inclusão, participação e que continua existindo independente do cenário político. E é dever de cada um de nós oferecermos nosso melhor”, concluiu Eliezer.
O fórum
O VII Fórum Nacional das Transferências da União acontece de 28 a 30 de junho, em Brasília. Promovido pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, o evento discute experiências e inovações nos processos transferências de recursos públicos do governo federal, reunindo gestores, servidores e membros de órgãos da administração pública dos três poderes. Em 2022, o tema do encontro é "Gestão, Inovação e Transparência para transformar o Brasil”.