Notícia
Tecnologia
SPU atualiza portal e app, tornando mais fácil e rápido o acesso a serviços

O Serpro concluiu mais duas entregas importantes para o processo de transformação digital da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), do Ministério da Economia. Desde o dia 7 de outubro está no ar o novo portal institucional da SPU, que contou com a expertise da empresa para deixá-lo mais simples e focado no atendimento ao cidadão. O ambiente recebeu nova arquitetura, reordenamento e gestão eficiente dos conteúdos, além melhoria na navegabilidade, tornando mais ágil a busca por serviços aos usuários de imóveis da União.
O novo portal reúne as principais frentes do órgão, com foco nos serviços de atendimento ao cidadão. Ele remete ao portal de serviços, ao processo de alienação no portal VendasGov e aos temas distribuídos pelos macroprocessos de Caracterização, Destinação, Arrecadação e Transformação Digital vigentes na Secretaria.
Além, disso, o aplicativo SPUApp foi atualizado e recebeu integração com a solução de agendamento Microsoft Booking, possibilitando marcar atendimentos de forma presencial ou remota e com escolha do dia e horário. Para o usuário, isso significa mais comodidade e segurança, enquanto para a SPU representa economia no dispêndio de pessoal, pois a solução possibilita que o órgão direcione um funcionário com conhecimento específico sobre o assunto na prestação do atendimento desejado. A opção de agendamento do atendimento virtual também reduzirá custos com deslocamento, gerando melhor aproveitamento do tempo dos funcionários do órgão, além de melhorar o nível de satisfação dos usuários.
Na palma da mão
Para usufruir da nova funcionalidade, basta baixar o aplicativo SPUApp, disponível nas lojas Play Store e Apple Store. Após iniciar o aplicativo, o cidadão já terá a opção de agendamento de atendimento na tela inicial, sem a necessidade de realizar login. Na sequência, deverá ser selecionada a superintendência de jurisdição do imóvel e, em seguida, a opção por atendimento presencial ou o remoto.
Caso o usuário opte pela autenticação no SPUapp usando login de autenticação do Gov.br, poderá acessar outros serviços como realizar a remição de foro, consultar dados do imóvel e seu histórico financeiro, e emitir DARFs para pagamento do foro, da taxa de ocupação e de outros débitos incidentes sobre o imóvel.