Notícia
Internacional
Serpro disponibiliza loja para o mercado global

A trajetória de internacionalização do Serpro, a maior empresa pública de tecnologia da informação do Brasil, começou há dois anos com as suas inovações tecnológicas implementadas em todos os continentes. Esse início foi marcado pela parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Atualmente, a empresa conta com 30 clientes internacionais distribuídos em 12 países: Canadá; Estados Unidos; Colômbia; Peru; Reino Unido; Lituânia; Estônia; França; Chipre; Malta; China e Singapura. Além disso, sete novos clientes internacionais já iniciaram sua jornada no Serpro, nacionalizando sua contratação devido ao sucesso das prospecções e das operações dos produtos multiclientes da empresa.
E para aprimorar sua excelência em nível global, desde o dia 16 de setembro, está em operação a Loja Serpro Internacional, voltada especialmente aos produtos internacionalizados e suas características. Hoje as ofertas estão concentradas em seis produtos: Consulta CPF; Consulta CNPJ; Consulta NFe; Consulta CND; Vio Decodificação e Datavalid. E também três projetos: Embarque + Seguro; gov.br e Vio Codificação.
“Com a loja em espaço dedicado, podemos trabalhar de maneira mais efetiva o discurso de internacionalização do planejamento estratégico empresarial, com a oferta de produtos e de projetos estratégicos para governos internacionais”, destaca Rafael Ferreira, Head de Internacionalização e e-Commerce da empresa.
Segundo ele, os produtos do Serpro que têm maior prospecção e aquisição no mercado internacional são: a Consulta CPF, para empresas que estão operando com informações de brasileiros; e o Datavalid, por permitir que empresas estrangeiras possam reduzir riscos e fraudes e realizar operações complexas para brasileiros.
Transformação digital
De acordo com Brayam Gonçalves, gerente da Divisão de Negócio para Empresas - Mercado Internacional, é necessário explicar melhor o contexto do Serpro para o Brasil, para que os clientes estrangeiros entendam a importância da empresa para a transformação digital do governo brasileiro. “Nós somos fundamentais para a operação deles aqui no país. Portanto, a loja internacional vai nos ajudar nessa contextualização, direcionando esses clientes para os produtos ofertados a esse mercado”, acrescenta.
Novas línguas
O ambiente da loja para o mercado internacional tem o intuito de falar com o mercado de forma diferenciada. João Henrique Angel, da Divisão de Negócios da empresa, explica que a abordagem é diferente. “Fizemos um benchmark com sites de grandes empresas que atuam no mercado internacional e vimos que a abordagem aplicada é “comece a testar, gostou entre em contato”. “A alavancagem foi enorme desde que trouxemos o catálogo dos produtos Serpro para a estrutura de loja com monitoramento de cada etapa do funil de vendas. Podemos observar um aumento de 400% nas vendas dos produtos multiclientes”, complementa.
“Nos próximos meses, o Serpro vai iniciar a operação de uma nova plataforma de CRM, e-commerce, pós-vendas e marketing digital. Esta nova plataforma de mercado vem a evoluir as plataformas atuais que permitiram a realização das ambiciosas metas comerciais dos últimos cinco anos. Com essa evolução, a empresa estará em par com empresas globais no mercado de soluções de tecnologia da informação”, ressalta o Head Rafael.
Ele acrescenta que a estratégia de internacionalização da empresa contempla 25 países alvo, de acordo com parâmetros como maturidade tecnológica do país, relação econômica com o Brasil, adequação às leis de proteção de dados entre outros. Atualmente, o Serpro provê suporte aos seus produtos em três línguas: inglês, espanhol e português.
Novas soluções
Além de exportar serviços já ofertados no Brasil, o trabalho da empresa para criar soluções direcionadas às necessidades específicas de cada país continua na parceria com a Apex Brasil e o Ministério das Relações Exteriores, captando oportunidades de projetos para governos alinhados com o planejamento estratégico da empresa de diversificar sua carteira de clientes.
Com a criação dos novos produtos e de uma plataforma de e-commerce em constante aprimoramento para o mercado global, a expectativa é aumentar ainda mais a atuação internacional do Serpro.