Notícia
TECNOLOGIA
Prazo para envio da declaração do IRPF começa hoje

Os contribuintes já podem declarar o imposto de renda 2022 a partir desta segunda-feira, 7, até o dia 29 de abril. O programa de declaração do IRPF está disponível para download no site da Receita Federal e apresenta diversas novidades desenvolvidas pelo Serpro, como recebimento da restituição e pagamento do tributo por PIX. Neste ano, mais de 34 milhões de declarações são esperadas pelo Governo Federal.
A declaração do imposto de renda pode ser preenchida tanto pelo computador quanto pelo celular nas plataformas digitais. Ela pode ser acessada por meio do Programa Gerador de Declaração ou, ainda, a partir do ambiente “Meu Imposto de Renda”, disponível no portal da Receita Federal, e-CAC - Centro Virtual de Atendimento e por aplicativo.
Formas de declarar
O acesso feito pelo computador, por meio do PGD IRPF, está disponível no site da Receita Federal. Já o acessado pelo serviço “Meu Imposto de Renda” é feito no e-CAC. Nos dispositivos móveis, é possível acessar o aplicativo “Meu IRPF” disponível na App Store ou Google Play.
No Programa Gerador, o contribuinte terá acesso à declaração com o login no gov.br, onde poderá salvar e recuperar a sua declaração, em preenchimento, também, do ano anterior.
Novidades
Uma das principais novidades deste ano é o acesso à declaração pré-preenchida em todas as plataformas de preenchimento do IRPF, a partir do dia 14 de março, e não só pelo portal e-CAC, como era anteriormente. A autenticação poderá ser feita por meio das contas nível ouro ou prata na plataforma gov.br e não apenas com certificado digital. Basta fazer o cadastro específico no gov.br e, em seguida, a facilidade estará disponível em qualquer uma das plataformas digitais do IRPF.
Prata ou ouro
Qualquer pessoa pode criar uma conta no gov.br, bastando acessar a plataforma, inserir as informações demandadas e realizar os procedimentos de confirmação. A identidade digital prata é fornecida para aqueles que acessam o gov.br a partir de bancos integrados à plataforma. Já a ouro é garantida automaticamente a todas as pessoas com biometria facial. Mas também é possível fazer a validação biométrica no próprio celular, a partir do aplicativo do gov.br na App Store ou Google Play, e passar do nível bronze para o nível ouro.