Notícia
Governança
GRCI em Webinar compartilhou experiências na prevenção à corrupção
O GRCI em Webinar com o título "As Esferas e seus Olhares" foi realizado nesta terça-feira, 6 de dezembro, com o objetivo de ampliar o olhar sobre os mecanismos anticorrupção que estão sendo implementados nos estados e municípios do Brasil. Programas do Estado de Goiás e do município de Belo Horizonte foram apresentados como parte das atividades da 2ª Semana de Combate a Corrupção do Serpro e em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado no 9/12.
O diretor Jurídico e de Governança e Gestão, André Sucupira, abriu o evento e destacou que o Serpro promove um aculturamento muito forte neste tema e que o Webinar é parte dessas ações. “É fundamental que a gente exercite as transparências ativa e passiva, prestando contas aos donos do Serpro: os 220 milhões de brasileiros. O que buscamos é, exatamente, ter uma eficiência máxima no combate à corrupção", afirmou.
Cultura que transforma
A chefe de Gabinete da Controladoria-Geral do Estado de Goiás, Bruna Magacho, apresentou o Programa de Combate à Corrupção do seu Estado, que vem sendo desenvolvido há quatro anos, com capacitação para 8,5 mil servidores, a fim de promover a transformação com o fortalecimento da cultura de combate à corrupção. “Mais do que um ambiente policialesco de repressão à corrupção, defendemos um ambiente comprometido com a prevenção, que é muito mais capaz de transformar a conduta do servidor em defesa do combate à corrupção do que a própria punição”, afirmou Bruna.
Na opinião de Renata Rezende, diretora de Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção do município de Belo Horizonte, quanto mais o Programa de Combate à Corrupção estiver institucionalizado, por meio de normativos, planos de integridade e capacitações, mais chance tem de ser perenizado. E deixou o recado: “Tudo envolve pessoas, por isso temos de focar na cultura. Integridade é um valor que deve ser compartilhado por todos”, finalizou.
Cultura GRCI
O Serpro investe em ações educacionais com foco no fortalecimento da Cultura de Governança, Riscos, Conformidade, Correição e Integridade, entre elas a iniciativa GRCI em, composta por três programas; GRCI em SerproCard (voltada para o público interno), GRCI em PodCast e GRCI em Webinar. Cada programa é dividido em temporadas que abordam, por diferentes perspectivas, temas relacionados a Governança, Riscos, Conformidade, Correição e Integridade Institucionais.
"À medida em que disponibilizamos estes canais, ampliamos os debates e fortalecemos a cultura de GRCI, estamos aumentando a contribuição social de nossa organização frente a seus empregados, seus clientes e a sociedade como um todo", declarou Ana Flavia Bastos Guedes Resende, Superintendente de Controles, Riscos e Conformidade do Serpro.