Notícia
Tecnologia
Inovação facilita a obtenção de crédito para aquisição de imóveis da União

Primeiro veio o VendasGov, um portal que funciona como vitrine para os imóveis públicos alienados, oferecendo informações completas desses bens, da sua disponibilidade e autorização, e operacionalizando sua venda, mediante licitação ou venda direta. Lançada em 2021, a plataforma, impulsionou esse mercado, unindo o interesse da administração pública e dos compradores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
Agora chegou a vez do FinanciaGov, uma nova funcionalidade dentro do VendasGov que vai facilitar e acelerar as vendas dentro da plataforma. O objetivo do FinanciaGov, lançado nesta sexta-feira, 23 de dezembro, é conectar os compradores com as instituições financeiras que desejam oferecer crédito para essas aquisições. Com apenas um clique dentro da plataforma, o cidadão ou empresa terá sua proposta analisada pelos diversos bancos integrados que farão ofertas de crédito para que o cliente possa escolher a que melhor lhe convier.
"A inovação traz benefícios para todos os envolvidos nesse mercado", afirma o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero. Ele destaca que para os cidadãos e empresas, o principal valor é a facilidade na obtenção e análise de crédito, com compartilhamento do pedido de propostas com diversos bancos em um único clique. "Já para as instituições financeiras, o FinaciaGov oferece acesso a um lead qualificado, com dados validados pelo Gov.br, compliance LPGD e imóveis em garantia, com procedência e desembaraçados. E para a União, significativa melhoria do ambiente de negociação e alienação de imóveis disponibilizados nos certames", analisa Cesero.
“O FinanciaGov foi mais um esforço que envolveu uma equipe técnica eficiente e diversos parceiros, entre eles a Secretaria de Governo Digital e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) que nos possibilitaram chegar a uma solução que se mostrará importante para a sociedade”, afirma Fabiana Rodopoulos, secretária de Coordenação e Governança do Patrimônio da União.
Transformação digital
“No portal de vendas de imóveis da União haverá um botão ‘Simule seu Financiamento’, onde o comprador poderá completar suas informações cadastrais e anexar documentos que comprovem sua capacidade de pagamento para obter as propostas de crédito. A plataforma vai oferecer ainda um ambiente específico, que é chamado de FinanciaGov, no qual o comprador poderá consultar todas as propostas recebidas, escolher a mais interessante e efetivar sua contratação. Tudo isso de forma online, sem necessidade de ir a uma agência física”, explica Alysson Magalhães da Costa, gerente de Soluções Digitais para Gestão Imobiliária do Serpro.
Tanto a plataforma VendasGov quanto a solução FinanciaGov são tecnologias desenvolvidas pelo Serpro para Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU) e voltadas para a desburocratização e aumento da eficiência da Administração Pública brasileira. A plataforma pode ser comercializada e adaptada para qualquer cliente público de qualquer esfera que possua imóveis inservíveis e habilitados para a venda.