Notícia
Seminário
Fal Connection debate a facilitação do transporte aéreo

Fomentar o debate e a troca de experiências sobre os assuntos correlatos ao tema "Facilitação do Transporte Aéreo", bem como apresentar ao público os principais projetos que estão em desenvolvimento na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e no setor aéreo sobre essa temática: essa é a proposta do Fal Connection, seminário voltado para servidores públicos que trabalham direta ou indiretamente no setor aéreo brasileiro.
O evento conta com a presença do Serpro nas atividades do dia 1° de junho, quando serão apresentados dois painéis relativos a tecnologias desenvolvidas pela empresa. O primeiro é o "API/PNR Doméstico", que versa sobre segurança e fiscalização aeroportuária com o sistema Sisbraip. O segundo aborda o "Projeto Embarque +Seguro", realizado em parceria com o Ministério da Infraestrutura (Minfra).
Registro de voo
O API/PNR é um arquivo padrão, definido pela ICAO, que a aviação aérea como um todo gera e troca com os países de origem e destino dos voos. No padrão PNR, o arquivo contém os dados de todos os que estão no voo, passageiros e tripulação, com informações bem detalhadas, desde onde cada um comprou a passagem, o quanto pagou, onde fez o check-in, e demais detalhes. Tudo é descrito de forma minuciosa, como um raio X do que está sendo transportado na aeronave. O arquivo é enviado para o país de destino antes mesmo de o avião decolar.
No Brasil, e demais países onde existe uma grande grande de voos locais, já se estuda a criação desse modelo de arquivo para os voos domésticos, devido ao benefício que eles produzem. Por meio do Sisbraip, todas as informações necessárias à segurança de uma aeronave, dos passageiros e da tripulação, ficam disponíveis para as autoridades, facilitando o controle, inclusive, do tráfico internacional de drogas e de outros produtos. Esse sistema, que não está disponível para a população, somente para os órgãos de fiscalização, é desenvolvido pelo Serpro, em contrato firmado com o Ministério da Infraestrutura.
Embarque mais seguro
Já o Embarque +Seguro, que será debatido no segundo painel, é o sistema desenvolvido pelo Serpro que visa mudar a forma de embarque nos aeroportos brasileiros. A solução utiliza a biometria para oferecer mais agilidade, segurança e facilidade ao passageiro, eliminando a burocracia do processo tradicional de embarque. O projeto contribui também para a segurança sanitária, pois elimina a necessidade de contato e da troca de documentos na hora de entrar na aeronave.
Os dois painéis do Serpro contam ainda com a participação de debatedores da Anac, Polícia Federal, SAC, Infraero e operador aéreo a ser definido.
Inscrições
O seminário, que acontece no auditório da Anac, em Brasília, já está com inscrições abertas. O evento é voltado para servidores públicos que atuam nos aeroportos direta ou indiretamente, como a ANAC, SAC, Minfra, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, MAPA, Vigiagro, entre outros, além de operadores aéreos, operadores de aeródromos e demais interessados na temática da facilitação do transporte aéreo.