Notícia
Reflexão
Agindo com Ética na era da Inteligência Artificial

“Estamos em plena transformação digital, em um mundo cada vez mais conectado no qual algoritmos são cada vez mais usados para substituir determinadas ações humanas. Esses algoritmos e mecanismos sistêmicos aprendem conosco. Todavia, o ser humano é falho e possui uma série de questões éticas e precisa avaliar não apenas o legal e o ilegal, mas também, o mais eficiente, o mais adequado, a melhor forma, bem como aquilo que é mais vantajoso para a sociedade”, reflete Lincoln Dantas, um dos titulares da Comissão de Ética do Serpro (CES) que, ao longo deste mês de novembro, promove um ciclo de palestras para debater o tema.
“Partindo da premissa que as máquinas aprendem conosco, que somos falhos, temos o desafio de construir mecanismos capazes de agregar valor, mas de forma ética e justa, sem prejuízos para os que utilizam os recursos que podem, a depender de suas estruturas, gerar benefícios ou malefícios para a Humanidade”, complementa Lincoln, justificando a necessidade de discutir o tema não apenas no Serpro, mas em toda a sociedade.
Para ele, a tecnologia deve ir além do tecnicismo e o desafio é construir aprendizado de máquinas que tenha uma abordagem humanista. Esse pensamento é compartilhado pelos demais integrantes da CES. Tanto que, no plano de trabalho para 2022, privilegiou esse ciclo de palestras e convidou quatro especialistas no tema para instigar nos participantes reflexões relacionadas ao uso de inteligência artificial, subsidiando-os com informações necessárias e essenciais para formação de juízo ético quanto ao uso de IA, inclusive contribuindo para que o Serpro defina, eticamente, como deve ser esse uso na empresa.
A primeira palestra está programada para acontecer no dia 10 de novembro, com a advogada e especialista em direito digital, Patrícia Peck, com transmissão pelo Assiste para os empregados do Serpro e transmissão simultânea pelo YouTube, para toda a sociedade. Outras duas palestras terão como convidados Juliano Maranhão, Rony Vainzof e Christian Perrone.
“O Serpro é pioneiro quando se trata de tecnologia e, nesse momento em que a sociedade discute o marco legal da inteligência artificial, sentimos que precisamos trazer essa discussão para dentro da empresa, conscientizar os empregados quanto aos seus papéis e responsabilidades no uso de inteligência artificial e, principalmente, fomentar o uso consciente também de machine learning, que não se dissocia de IA”, pontua ainda Lincoln Dantas. “É importante estarmos alinhados às correntes internacionais que discutem o tema e, com esse ciclo de palestra, contribuímos também para que a discussão alcance a sociedade e propicie a uma mudança cultural e comportamental necessária para um mundo sustentável, firmado nas premissas de ESG”, completa.
Comissão de Ética do Serpro
A CES compõe o Sistema de Ética da Administração Pública Direta e Indireta. Seus membros, titulares e suplentes, são formalmente designados pelo Presidente do Serpro e acumulam as atividades desenvolvidas em suas áreas com as atividades da Comissão de Ética, tais como apurações de possíveis infrações éticas e, principalmente, no papel educativo, preventivo e de conscientização.
“É de suma importância que algo que está surgindo contemple os valores éticos desde sua concepção e respeite o Código de Ética, Conduta e Integridade do Serpro. Quanto mais cedo as discussões forem iniciadas, melhores as chances de posicionar nossa empresa como referência no tema, já contemplando, devidamente alinhado, com a ética e o Sistema de Ética público definido pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República”, finaliza Lincoln.
Programação
Confira a programação do ciclo de palestras “Agindo com Ética na era da Inteligência Artificial”:
Palestra Ética Digital: principais questões éticas na Sociedade da Inteligência Artificial
Palestrante: Patrícia Peck
Data: 10/11 (quinta-feira)
Horário: 9h
Palestra Ética e o uso de Inteligência Artificial
Palestrantes: Rony Vainzof e Juliano Maranhão (Opice Blun Academy)
Data: 17/11
Horário: 14h
Palestra Ética relacionada ao uso da Inteligência Artificial
Palestrante: Christian Perrone
Data: 29/11
Horário: 15h