Notícia
Lançamento
e-Frotas coloca as empresas no foco do serviço público
Da esquerda para a direita: o superintendente do Serpro, Brenno Sampaio; o diretor da Senatran, Eduardo Sanches; o secretário da Senatran, Frederico Carneiro; a gerente do Serpro, Patrícia Moraes; o presidente da ABLA, Marco Aurélio; e o diretor do Serpro, André de Cesero
O e-Frotas é um conjunto de APIs de consulta e de envio de eventos que simplifica o processo de gestão da frota de veículos. Com a tecnologia, os frotistas conseguem consultar, diretamente da base de dados da Secretaria Nacional de Trânsito, todos os dados dos veículos administrados. A inovação foi lançada pelo Serpro e Senatran no segundo dia do 17º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, em São Paulo.
“Entregamos para os para os frotistas uma solução inspirada na Carteira Digital de Trânsito, ou seja, da mesma forma que a CDT trouxe facilidades para a pessoa física, para o cidadão, o e-Frotas faz o mesmo para a pessoa jurídica. Uma transformação digital com as empresas no centro desse processo”, destacou o diretor de Gestão de Políticas de Trânsito da Senatran, Eduardo Sanches.
Todos os benefícios do e-Frotas foram apresentados pela gerente de Soluções Digitais de Trânsito do Serpro, Patrícia Moraes. De acordo com a gestora, a solução já disponibiliza consultas por CNPJ e placa, confirmação de propriedade, informações de recall, roubo ou furto, restrições judiciais, infrações. Além disso, a tecnologia realiza a comunicação de eventos de autuação e penalidades, e possibilita baixar o CRLV e PDFs das infrações, dentre outros.
Para conhecer e contratar o e-Frotas, basta acessar a página da solução na Loja Serpro.
Transformação digital
O secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, abriu o lançamento destacando a participação do Estado como facilitador dos negócios realizados pela iniciativa privada. “Esse é um projeto da parceria Senatran e Serpro criado para atender às demandas na gestão de frotas, com a simplificação do papel do Estado nas atividades do setor, focado em transformação digital e tecnologia, com o aperfeiçoamento da relação entre o público e o privado”, ressaltou o secretário.
“Essa é mais uma conquista da parceria Serpro, Senatran e Abla, que permitiu uma compreensão maior dos problemas enfrentados pelo setor de locação de veículos e como a nossa empresa poderia criar produtos para solucionar essas questões. E é pelo resultado disso que estamos com presença forte na 17ª edição desse importante Fórum”, concluiu o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero.