Notícia
Consulta Pública
Serpro lança consulta pública para pré-qualificação de empresas especializadas em circuitos

O Serpro lançou, no dia 30 de junho, consulta pública para o edital de pré-qualificação de empresas especializadas para contratação, por pregão, de circuitos em sete categorias de conectividade, com tecnologias e níveis de serviço bem definidos em cada uma delas: rede fixa dedicada; rádio; satélite; móvel; determinístico; acesso internet; e trânsito internet. Cada uma das categorias possui características e requisitos próprios, adequados a um conjunto de tecnologias.
Empresas interessadas em conhecer o processo e auxiliar no amadurecimento dos requisitos técnicos/tecnológicos e de nível de serviço de uma (ou mais) categorias em uma ou mais Unidades da Federação podem participar com sugestões. Os arquivos do Documento de Consulta Pública podem ser obtidos por meio do endereço: https://www.serpro.gov.br/consultas-publicas/sede/00691-2022.
Com estas contribuições o Serpro poderá amadurecer os requisitos e definições para o edital de pré-qualificação, que habilitará empresas a participar dos pregões de conectividade. Nos pregões que virão, somente as empresas pré-qualificadas poderão participar do certame.
O gestor da área de Rede de Longa Distância, Weldson Queiroz de Lima, informa que somente as empresas que forem pré-qualificadas poderão participar dos processos de licitação, porém não são obrigadas a isso. As empresas estarão pré-qualificadas em categorias de tecnologia e localidades (UF), no momento do pregão.
“Quando os endereços demandados forem divulgados, as empresas decidirão por participar ou não do certame, em disputa pelo melhor preço. Esse processo diminui enormemente o risco por incerteza dos participantes, uma vez que cada etapa é declarada com antecedência e eles só aderem por sua própria vontade”, explica.
Vantagens do processo
Weldson ressalta que, uma vez que o pregão é antecipado por um processo de pré-qualificação, as empresas podem conhecer de antemão os requisitos técnicos e operacionais de cada categoria e preparar-se adequadamente para que sejam competitivas no momento posterior de pregão eletrônico.
Além de significativo ganho de agilidade no processo burocrático de contratação pública, o Serpro se beneficia também em um processo mais transparente e integrado aos movimentos tecnológicos do mercado de telecomunicações nacional.
Christian Rotava, gestor de Suporte à Rede, destaca que, dentre os benefícios esperados desse tipo de contratação para a empresa, está o mapeamento das capacidades técnicas dos fornecedores, por UF, em cada uma das categorias estipuladas. "Com isso, o Serpro terá um ganho significativo no tempo e na eficácia de contratação de conectividade. Os aspectos mais relevantes são a agilidade para futuras contratações e previsibilidade para os fornecedores sobre o que poderá ser solicitado em cada categoria”, detalha.
Weldson Queiroz acrescenta que esse ganho em agilidade e eficiência provoca escalabilidade e melhoria de qualidade da Rede Serpro. "Outro ponto importante é que, com esse processo, é possível usar tecnologias de conectividade diferentes e mais adequadas às diversas demandas da empresa. Por exemplo, um tipo de rede pode ser próprio para uma aplicação, já um determinado serviço de infraestrutura pode ser mais apropriado para uma demanda móvel”, conclui.