Notícia
Gestão
Certificação de qualidade em Auditoria Interna coloca o Serpro em seleto grupo de empresas do país
A cerimônia de Certificação Internacional de Qualidade em Auditoria Interna (Quality Assessment: QA-IIA) conferida à Auditoria Interna do Serpro (Audin) foi realizada ontem, dia 26, no auditório da Sede, com as presenças do Ministro Substituto e Secretário de Auditoria da Controladoria Geral da União (CGU), de membros do Conselho da Administração, do Comitê de Auditoria, do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva do Serpro, assim como do secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e representantes do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil).
Ao receber o certificado das mãos do diretor-geral do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), Paulo Roberto Gomes, o auditor interno do Serpro, Carlos Moraes de Jesus, ressaltou o que considera primordial para essa conquista. “Esse reconhecimento decorre do nosso propósito de ser uma Auditoria inovadora, para induzir as melhores práticas de governança, gestão de riscos, controle e auditoria, colaborando com as instâncias internas e externas de controles e, assim, cumprirmos o nosso objetivo de aumentar e proteger o valor empresarial do Serpro.
“A nossa essência está afinada com a essência da empresa que vem se empenhando nesse processo de qualidade já há algum tempo. Com certeza, essa conquista é de todos os empregados do Serpro. A Auditoria, quando tem o apoio da alta administração, colegiados estatutários e diretoria, equipe técnica qualificada e dedicada, adquire um potencial maior para entregar resultados de qualidade para a organização”, acrescentou.
O processo
O processo para a conquista da Certificação Internacional de Qualidade em Auditoria Interna se deu de modo ágil na consideração de especialistas. Para o diretor-geral do IIA Brasil, Paulo Roberto Gomes, isto se deve ao fato de a empresa possuir uma governança forte, apoio da sua alta direção e um corpo técnico altamente qualificado. “O Serpro passa, a partir de agora, a ser referência em auditoria interna, em pé de igualdade com instituições do Japão, Alemanha, Estados Unidos e Canadá".
“Idealizamos esta cerimônia, com todos esses representantes do governo, do Conselho de Administração, diretores, gestores e demais empregados da empresa para demonstrar o tamanho dessa conquista. O Serpro agora faz parte do grupo seleto certificado. A governança faz com que a empresa cumpra o seu objeto social e a sua função com total transparência”, destacou o presidente Gileno Barreto.
Para o presidente do Comitê de Auditoria (Coaud), Mauro Uchôa, essa certificação é muito importante para os empregados, empresa e sociedade. “Conquistamos esse marco importante para a realização de uma boa administração, trabalhos do Conselho e de todos os órgãos de governança".
Alto nível
Ao afirmar que a empresa que consegue essa qualificação está atuando no mais alto nível de auditoria do mundo, o presidente do Conselho de Administração, Marco Tanure, ressalta que “a mesma técnica que será utilizada aqui no Serpro é a mesma adotada por grandes empresas internacionais”.
O secretário Federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União (CGU), Antônio Leonel, parabeniza o auditor interno e presidente do Comitê de Auditoria pelo empenho, porque este esforço não é trivial. No Brasil, apenas as instituições Banco do Brasil, B3, Bradesco, Itaú Unibanco, Vivo, Oi, Petrobrás, Transpetro e Neonergia possuem esta certificação. Já para o ministro substituto da CGU, José Marcelo Carvalho, titular o ministro Wagner Rosário, essa certificação traz melhoria dos controles internos e alinhamento na participação conjunta entre a própria administração e a equipe de auditoria interna.
"Que venham novos reconhecimentos para a empresa e os empregados do Serpro", ressaltou o auditor interno do Serpro, Carlos de Jesus.