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Sinergia digital entre Estado e sociedade resulta em Governo como Plataforma

A burocracia no Brasil é uma realidade que vai ficando no passado. Há alguns anos, a determinação e a urgência de provisionar mais conveniência ao cidadão aliada a uma mudança de mentalidade governamental deu origem à plataforma Gov.br, que hoje reúne mais de 139 milhões de cidadãos e abriga mais de quatro mil serviços digitais.
O Gov.br começou como um portal para unificação dos sítios de governo, evoluiu para um ambiente integrador de serviços e hoje é considerado como a primeira oferta de Governo como Plataforma no Brasil. “O cidadão é o centro dessa mentalidade. Em uma única experiência é possível relacionar-se com o Governo e qualquer outro ente, como, por exemplo, uma empresa, organismos internacionais, entre outros”, explica Alexandre Ávila, superintende de Governo Digital do Serpro.
No Web Summit 2022, Ávila apresentou o case do Gov.br e abordou a complexidade de identificação em um país continental como o Brasil. Ele explicou ao público do pavilhão Brasil Inovador que o Serpro atua em toda parte de identificação digital do Brasil. “Equalizar as formas de identidades no país para que fossem 100% digitais foi um dos primeiros passos para garantirmos a viabilidade do Governo como Plataforma”, indica. A partir disso, a empresa foi capaz de mais uma vez colocar o país em uma posição de destaque no ambiente digital com o Gov.br.
“O futuro do Gov.br é integrar todas as partes do ecossistema digital do país para alavancar o ambiente de negócio interno e trazer ainda mais melhorias e facilidades para o cidadão”, avalia Ávila. O Gov.br é uma plataforma do Ministério da Economia desenvolvida pelo Serpro.
Integração e expertise em governo garantem o sucesso do Gov.br
Paulo Rezende, head de engenharia do Serpro, afirmou no Pavilhão Brasil Inovador que, para ser bem sucedida, a oferta de Governo como Plataforma precisa de quatro elementos indispensáveis. “Provisionar conveniência para o cidadão, promover transparência, unificar a ofertas de serviços e garantir a cyber segurança das operações, trazendo alta confiabilidade como valor agregado para todos os entes do ecossistema, ou seja, cidadão, Estado e empresas”, explica.
Sobre a tecnologia, ele destaca que o desafio principal do Gov.br é oferecer escalabilidade, ou seja, a capacidade de atender a disponibilidade dos serviços em tempo integral para o cidadão. “O Gov.br já tem mais de 139 milhões de usuários, mas está pronto para atender a toda a população brasileira. O nosso trabalho é garantir que os serviços estejam amplamente disponíveis para a sociedade”, afirma Rezende.
Um dos diferenciais do Gov.br é a variedade de método de ingresso na plataforma. “É possível acessar por meio da verificação em bases de governo, parceria com bancos privados, validação biométrica facial”, detalha. De acordo com ele, em breve, o Gov.br oferecerá biometria digital e de voz. “Novas opções de reconhecimento qualificam, ainda mais, a segurança na etapa de validação e dão aos nossos clientes mais opções de segurança na oferta de novos serviços digitais. Além disso, teremos também analise comportamental por meio de alertas baseados em inteligência artificial e machine learning”, acrescenta Rezende.