Notícia
Trânsito
Ministério da Infraestrutura apresenta Cadastro Positivo de Condutores e novo visual da CDT
O Ministério da Infraestrutura, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e o Serpro apresentaram nesta quinta-feira, 22/9, o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), também conhecido como Cadastro Positivo de Condutores, e o novo design do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. As autoridades presentes destacaram a mudança da relação do Estado com o cidadão na gestão do trânsito, por meio da oferta de benefícios concedidos por empresas e órgãos públicos a motoristas com conduta responsável.
“Hoje, entregamos para a sociedade uma ferramenta que vai colocar os condutores que há 12 meses não cometem uma infração no cadastro positivo, que vai permitir que se ofereçam serviços com desconto e muitos outros benefícios. Isso muda a relação do Estado com o cidadão de uma visão de punição para outra de incentivar, informar e educar o motorista”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.
“O cadastro positivo é transformação digital diretamente para o público, é um benefício que o cidadão percebe de forma imediata, e que ele sente que não é só uma notícia de jornal, mas algo que realmente muda a sua vida para melhor”, declarou o presidente do Serpro, Gileno Barreto.
Valorização da educação no trânsito
O secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, destacou o lançamento do RNPC durante a Semana Nacional de Trânsito. “O Cadastro Positivo de Condutores é mais uma importante medida para a redução do número de acidentes no trânsito, incentivando a boa condução por meio de uma recompensa concreta”, disse o secretário. Neste contexto de transformação digital, Carneiro destacou o novo visual da CDT e recomendou baixar ou atualizar o aplicativo para utilizá-lo de forma plena, incluindo a funcionalidade para o condutor de autorizar a sua participação no Cadastro Positivo.
Frederico Carneiro falou ainda sobre o selo "Parceiro do Bom Condutor", que será disponibilizado pela Senatran às empresas que aderirem ao Registro Nacional Positivo de Condutores e que poderá ser utilizado nas suas ações promocionais, portais, redes sociais e aplicativos.
A apresentação do Cadastro Positivo de Condutores e do novo visual da CDT aconteceu na sede do Serpro em Brasília/DF, e também contou com a participação do diretor de Operações e o de Relacionamento com Clientes da empresa, respectivamente, Antonino Guerra Neto e André de Cesero, e do diretor de Gestão da Política de Trânsito da Senatran, Eduardo Sanches.
Benefícios do Cadastro Positivo
O objetivo do RNPC é promover a condução segura e responsável e, para isso, vai possibilitar que empresas e órgãos públicos ofereçam benefícios a motoristas que não tenham cometido infrações de trânsito num período mínimo de 12 meses.
Ao se integrarem ao Cadastro Positivo, empresas privadas e órgãos federais, estaduais e municipais poderão oferecer reduções em taxas de serviços, condições diferenciadas para locação de veículos e contratação de seguros, descontos em pedágios e em estacionamento, oferta de cashback e outros. As empresas que quiserem atuar com o RNPC devem comunicar o interesse, apresentando as vantagens que pretendem ofertar, preenchendo este formulário online.
O Serpro será um dos parceiros do bom condutor e oferecerá desconto de 20% em todo o catálogo de certificado digital para pessoa física, sem token, com validação por videoconferência.
A partir do dia 22 de setembro, o condutor que quiser participar do RNPC deve registrar a autorização pela CDT ou pelo Portal de Serviços da Senatran. O Cadastro será ativado no dia 13 de outubro, data a partir da qual os benefícios poderão ser concedidos.
CDT ainda mais fácil de usar
A mais nova versão da Carteira Digital de Trânsito, anunciada também na cerimônia da manhã desta quinta-feira, entrega mais praticidade, tornando a CDT ainda mais intuitiva e amigável aos usuários, com os temas subdivididos de forma mais clara e de rápido acesso, para tornar a experiência de navegação mais leve e agradável. Leia mais aqui.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC)