Notícia
Tecnologia
Banrisul passa a usar o NeoSigner

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) é o mais novo parceiro comercial do Serpro. Em agosto, a instituição começou a usar o NeoSigner, sistema que permite ao usuário criar fluxos de assinaturas e convidar participantes para assinar mais de um documento ao mesmo tempo.
Desenvolvido pelo Serpro, o NeoSigner possibilita assinar documentos digitalmente de forma prática e dispõe de uma interface intuitiva e robusta. “A oportunidade para o Banrisul será crucial para aumentar sua agilidade, principalmente por não precisar mais de certificado digital individual para cada pessoa que for assinar documentos, pois a solução já garante o reconhecimento da ICP Brasil”, ressalta Raphael Carvalho, analista do departamento de Negócio para Governo Estadual e Municipal do Serpro.
Criptografia em qualquer lugar
A segurança é a palavra-chave do Neosigner, já que ele permite que todo o processo seja regido por criptografia e uma trilha de auditoria completa, garantindo que o autor não possa ter criado e assinado o documento. “A solução possibilita acessos mais seguros e ágeis nos ambientes digitais, desburocratizando a prestação dos serviços e trazendo maior agilidade e qualidade”, destaca Marcos Melo, gestor do produto no Serpro.
De acordo com ele, os benefícios dessa tecnologia vão além de ter certificado digital ICP-Brasil e auto-assinado pelo Serpro. "O NeoSigner permite utilização de assinaturas qualificadas e avançadas, garantia ao não-repúdio e validade jurídica; e os signatários podem assinar documentos de qualquer lugar, em qualquer dispositivo – smartphone, tablet, computador – com acompanhamento e visibilidade do fluxo de assinaturas", elenca o gestor.
Banrisul
O Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Banrisul) é uma sociedade anônima de capital aberto que atua sob a forma de banco múltiplo e opera nas carteiras comercial, de crédito, de financiamento e de investimento, de crédito imobiliário, de desenvolvimento, de arrendamento mercantil e de investimentos, inclusive nas de operações de câmbio, corretagem de títulos e valores mobiliários e administração de cartões de crédito e consórcios. As operações são conduzidas por um conjunto de Instituições que agem de forma integrada no mercado financeiro.