Notícia
Aplicativos
App Fiscalização Senatran agora pode ser utilizado pelo cidadão
O aplicativo Fiscalização Senatran, que antes era exclusivo aos agentes de trânsito, agora pode ser utilizado por qualquer cidadão para consulta de diversas informações sobre o veículo e o condutor. O aplicativo desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) permite até cinco consultas por dia e está disponível também para iOS, o que antes era restrito somente aos usuários do sistema operacional Android.
Dentre as possibilidades de consulta, o aplicativo Fiscalização Senatran possibilita verificar se há registros de roubo ou furto do veículo, a partir da indicação da placa, e, também, a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do documento do veículo - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Outra funcionalidade disponível é a consulta dos avisos de recall de veículos, inserindo o número do chassi. Esse serviço passou a ser disponibilizado eletronicamente pelas montadoras a partir de março de 2020.
Autonomia para o cidadão
“Essas funcionalidades já estavam disponíveis para as pessoas no Portal de Serviços Senatran, mas, no aplicativo, o cidadão ganha mais praticidade e autonomia para realizar suas consultas”, explica o gerente de negócios de Soluções de Gestão de Trânsito do Serpro, Diego Migliavacca. Diego ressalta, ainda, que o aplicativo já está disponível gratuitamente na AppStore, como também na Google Play.
“Com a chegada da transformação digital é nosso dever simplificar e modernizar o atendimento aos cidadãos, proporcionando o acesso à informação de forma mais fácil, rápida e segura”, explica a Coordenadora-Geral de Sistemas, Informação e Estatística da Senatran, Loretta Barbosa Figueiredo”
Segurança para a população
Desde seu lançamento, em 2019, o App Fiscalização Senatran tem contribuído para a identificação mais eficiente de fraudes e furtos, oferecendo uma maior segurança ao cidadão.
Para que as consultas possam ser realizadas de forma online, o aplicativo acessa informações a partir das bases de dados nacionais dos sistemas Renach (condutores), Renavam (veículos) e Renainf (infrações). A solução possui um alto nível de segurança, já que todas as informações de tráfego em rede são criptografadas.