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Governo Federal lança aplicativo do Porto Sem Papel para aperfeiçoar registro de informações portuárias
Criado para aumentar a eficiência dos portos brasileiros, o projeto Porto Sem Papel (PSP) dá continuidade às suas melhorias com o lançamento, no dia 31 de outubro, do Aplicativo PSP, criado para aperfeiçoar o registro das informações portuárias. Em sua primeira versão, a ferramenta visa facilitar e tornar mais preciso e fidedigno o registro das etapas de atracação e desatracação das embarcações. O projeto Porto Sem Papel faz parte do programa Startup Gov.br, cuja finalidade é acelerar os projetos digitais com maior impacto para a sociedade.
O aplicativo disponibiliza uma funcionalidade específica para os administradores portuários registrarem as atracações e desatracações das embarcações nos portos. “Por meio dessa funcionalidade, espera-se obter uma melhora na tempestividade com que os registros são feitos e na precisão das informações inseridas no sistema”, explica o gerente da divisão de Desenvolvimento de Soluções Para Infraestrutura e Transportes, Fernando Pereira Domenegato.
Ao usar a solução móvel, o administrador portuário poderá fazer o registro exato do momento e local de atracação e desatracação das embarcações em qualquer área do porto. “As melhorias no programa Porto Sem Papel são parte da transformação digital que está mudando a forma de relacionamento do cidadão com o governo. São atualizações que agilizam a rotina de trabalho nos portos brasileiros e que, na prática, geram economia de tempo e de recursos para as empresas do setor, além de promover mais comodidade aos usuários do aplicativo”, destaca o secretário de Governo Digital, Fernando Coelho Mitkiewicz.
A perspectiva é que o aplicativo evolua e amplie as funcionalidades constantemente, possibilitando o acesso a outros módulos do sistema PSP 2.0, minimizando o tempo de operação e melhorando a qualidade da informação. Nesta primeira etapa, a ferramenta está disponível apenas para o sistema operacional Android, mas, em breve, também será lançada para usuários iOS.
Modernização dos portos
O projeto Porto Sem Papel 2.0 foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura, a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e o Serpro. É parte de uma série de iniciativas para a modernização dos serviços públicos digitais englobadas no Gov.br – denominadas startups –, com 29 equipes multidisciplinares atuando nas mais diversas frentes, como regularização fundiária, transportes, educação e meio ambiente. Uma delas é justamente a Startup Porto Sem Papel 2.0.
Presente em 36 portos organizados (públicos) desde 2011, o Sistema Porto sem Papel (PSP) contribui para redução dos tempos de estadias na medida em que apoia a gestão das anuências para atracação, operação e desatracação de embarcações nos portos brasileiros. O PSP sempre esteve em constante evolução e o Serpro é o operador tecnológico responsável pela construção e sustentação desse sistema desde o seu início.