Notícia
Inovação
Tecnologia para equalizar oportunidades na educação brasileira

📸 Crédito foto: Luis Fortes/MEC
“O Serpro vai apoiar o Ministério da Educação em seu projeto de disponibilizar soluções digitais para aproximadamente 138 mil redes educacionais, alcançando 38 milhões de crianças brasileiras”, disse nesta quarta-feira, dia 4 de maio, o diretor-presidente Gileno Barreto.
O anúncio foi feito durante a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o MEC e a empresa de tecnologia do governo federal, parceria que contempla objetivos desafiadores: aprimorar e modernizar o ensino público, acelerar o processo de inclusão digital nas escolas e nivelar o acesso aos serviços digitais na educação.
“Para nós é uma excelente notícia e a gente espera, em breve, entregar à população mais tecnologia, que é o grande equalizador de oportunidades na educação brasileira”, confidenciou Victor Godoy, ministro de Estado da Educação. Segundo ele, é preciso avançar no pilar tecnológico tanto quanto no pilar pedagógico. “Nossa prioridade no MEC é melhorar o eixo da tecnologia conjuntamente com a recuperação da aprendizagem”, apontou.
A iniciativa busca a criação de uma plataforma integrada que disponibiliza recursos tecnológicos e viabiliza o ensino híbrido e digital, além de contribuir com o processo de recuperação dos déficits de aprendizagem provocados pela pandemia de Covid-19.

Por meio do acordo firmado com o Serpro, o Ministério pretende estabelecer um modelo simplificado, e com a governança necessária, para oferecer soluções digitais, em catálogo do MEC, para adesão das instituições de ensino interessadas. A partir do termo de parceria firmado e a simples adesão, não existe necessidade de novos trâmites jurídicos ou administrativos para a implantação e o uso das soluções.
“Esse acordo traz como principal benefício a democratização no uso de soluções digitais pelas instituições de ensino. Busca-se estabelecer um modelo simplificado comercial e jurídico, que facilite o acesso a inovações pelas entidades educacionais, frente aos diversos modelos de contratação e às várias tecnologias disponíveis no mercado”, destacou o gerente do Departamento de Negócio para Governo Federal do Serpro, Breno Ribeiro.
De acordo com o MEC, a parceria com o Serpro, empresa pública federal que possui ampla experiência em sistemas e produtos complexos, é essencial para a realização de estudo e atividades conjuntas que visem fornecer os subsídios necessários para a avaliação da viabilidade técnica e comercial para o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação e Soluções Digitais para Educação.
O projeto contempla múltiplas ações e recursos, em um modelo de vitrine de oportunidades, contando com parcerias diversas e diferentes regimes e possibilidades de utilização das soluções. Trata-se da união de esforços com vistas a ampliar, otimizar e simplificar o processo de oferta de soluções personalizadas, com foco na desburocratização dos processos administrativos e jurídicos pelas redes educacionais.