Noticias 2021
Airport National Meeting 2021 é patrocinado pelo Serpro
Na próxima semana, o Serpro participa do maior evento do setor aeroportuário do país. O Airport National Meeting 2021, que acontece em Brasília dos dias 29 de novembro a 2 de dezembro (segunda a quinta-feira), vai reunir ministros, secretários de Estado e convidados representando aeroportos, como os de Zurique, Buenos Aires e Singapura. O principal objetivo é oferecer uma visão atualizada das múltiplas oportunidades oferecidas pelo ecossistema aeroportuário.
Primeiro encontro anual exclusivo da indústria aeroportuária do Brasil, o evento terá palestras do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente da Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos, Dyogo Oliveira. O Serpro vai participar com o painel "Ecossistema Digital do Setor Aeroportuário", que acontece na quarta-feira, 1º, das 14h30 às 15h30.
Embarque Seguro
"Vamos falar sobre nossa experiência com o uso de tecnologia de ponta nos aeroportos brasileiros. Um dos exemplos é o Embarque Seguro, sistema que permite a identificação de passageiros com uso de biometria e sem contato físico, dispensando a troca de documentos", explica o gerente do Departamento de Negócios do Serpro, Everson dos Santos. A tecnologia teve pilotos testados em sete aeroportos, entre os quais Garulhos, Santos Dumont, Brasília e Florianópolis. No total, mais de seis mil passageiros já experimentaram a tecnologia.
O encontro acontece em uma plataforma criada especialmente para aproximar produtos e serviços dos principais aeroportos do país. A ideia é promover importantes negócios aproveitando a presença de grandes empresas nacionais e internacionais, com a oportunidade única de estreitar o networking com os grandes executivos do setor. As inscrições são gratuitas e já estão abertas aos interessados. Confira a programação do encontro.
Serpro completa 57 anos como protagonista da transformação digital no país
Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, o Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, completa 57 anos de existência. Ao longo de todos esses anos, o Serpro comprovou sua capacidade de gerar tecnologias inovadoras para a transformação digital do Estado brasileiro. Os números que envolvem o Serpro impressionam, com o volume de transações, linhas de código, infraestrutura tecnológica, sistemas criados e soluções desenvolvidas. No decorrer de toda a sua história, a empresa tem disponibilizado à sociedade diversas inovações que transformaram a forma do governo se relacionar com o cidadão.
“Estamos realizando nossa missão de conectar governo e sociedade há mais de cinco décadas. Nosso compromisso é ser cada vez mais ágil na concretização da transformação digital que o Brasil merece. São 57 anos de tradição em segurança, inteligência, inovação e dinamismo para enfrentar os próximos 50 anos, com certeza, de sucesso nos novos desafios”, destaca, com orgulho, o presidente do Serpro, Gileno Barreto.
Os produtos e serviços prestados pelo Serpro consolidam a missão da empresa de simplificar e facilitar, cada vez mais, o acesso do cidadão aos serviços públicos. Essa atuação reforça o papel da empresa de impulsionar políticas públicas para fomentar o desenvolvimento do país e democratizar serviços essenciais a todos os brasileiros. Uma longa tradição de décadas em segurança e inteligência, que se reorganizam com dinamismo para enfrentar novas eras, com novos desafios.
Gileno Barreto ressalta que não se pode falar em inteligência sem contar com pessoas e o Serpro se tornou uma empresa de inteligência aplicada graças a seus empregados. "O nosso ativo mais importante são as pessoas e não as máquinas. Todo esse sucesso é mérito dos trabalhadores que aqui estão e, também, daqueles que se aposentaram. Afinal, os empregados são a força que impulsiona a empresa em suas conquistas e realizações. Trabalhamos muito para consolidar uma empresa sustentável, plural, que investe em inovação de maneira permanente. E que seja cada vez mais relevante e atuante para o Estado brasileiro”, afirma.
Rumo aos 60 anos de existência, o Serpro continua sua jornada preservando conquistas relevantes e colocando em movimento as mudanças necessárias para um futuro sustentável, com o objetivo de ser uma empresa cada vez mais digital, ágil e antenada, sem perder seus fundamentos essenciais de segurança e inovação. O grande desafio é criar a inteligência capaz de consolidar essa nova transformação e ser o propulsor do governo digital no Brasil.
Evolução tecnológica
Com uma trajetória de grande sucesso e realizações, o Serpro foi pioneiro e passou por todas as fases da transformação digital do país. Nas décadas de 60/70, com os primeiros computadores; década de 80, com os computadores pessoais; décadas de 80/90, com as primeiras comunicações em rede e surgimento dos celulares; e, nos anos 2000, com o surgimento dos smartphones. Em 2020, um grande aparato tecnológico foi colocado à disposição do Governo Federal e teve início o programa de internacionalização do Serpro, grandes conquistas e um imenso desafio ao considerar o novo normal provocado pela pandemia de Covid-19.
O programa de internacionalização da empresa, após um ano, apresenta resultados com inovações em todos os continentes. Atualmente, o Serpro opera com 48 contratos internacionais e 21 empresas estrangeiras, localizadas em países, como Estados Unidos, Lituânia, Estônia, China, Chile, Colômbia, Reino Unido e Peru. E o potencial é de uma expansão ainda maior: são mais de 700 prospecções internacionais em curso. O objetivo é que o Serpro atenda, cada vez mais, o mercado global com a mesma excelência disponibilizada no Brasil.
Para o diretor jurídico André Sucupira, o Serpro mantém o seu pioneirismo desde o tempo da sua criação em 1964, quando surgiu para informatizar a Receita Federal. “Como maior operador de dados do Brasil e principal referência na Lei Geral de Proteção de Dados, a empresa apresenta soluções que observam as exigências impostas por essa nova Lei. Isso é um diferencial no mercado", salienta.
À frente da transformação digital
Ao longo dessa trajetória, o Serpro tem reafirmado seu papel como empresa de inteligência aplicada em soluções digitais, entregando importantes tecnologias para o país e o mercado internacional. "Quem diria que o Serpro teria clientes internacionais, que fosse provedor não somente do seu processamento de dados, mas também em nuvem? Quem diria que a empresa seria protagonista de uma transformação digital do país, coordenada pelo governo federal? Os clientes estruturadores do governo querem que o Serpro seja o responsável por desenvolver os seus processos completos de transformação, não mais serviços isolados. A empresa conquistou a posição de protagonista na transformação digital tanto do governo quanto da sociedade, com a energia do seu capital intelectual, da sua força de inovar e se renovar", salienta o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero.
"O Serpro possui uma história sensacional de sucesso, de entregas extremamente relevantes para a sociedade, que marcam a trajetória da empresa. Uma empresa de TI que está há tempos no mercado, com expertise, e que tem grande resiliência de se reinventar a todo instante. Posso dizer que o Serpro está alinhado com o futuro que se desenha pela frente”, enfatiza o diretor de Desenvolvimento do Serpro, Ricardo Jucá.
Capital intelectual
“Temos uma equipe fantástica, sempre atuando com inovação e perseverança. Os empregados fizeram essa grande empresa, que hoje é reconhecida com premiações sucessivas e atuações brilhantes diante dos movimentos e tentativas de invasões cibernéticas, assegurando a integridade dos sistemas de governo”, pontua o diretor de Administração do Serpro, Antônio de Pádua.
O diretor de Operações do Serpro, Antonino dos Santos Guerra, destaca a importância da atuação dos empregados do Serpro, ao longo de todos esses anos, para garantir a Segurança Nacional da Informação. “O Serpro cuida da segurança da informação para a gestão do país e do processamento de gigantescos volumes de dados de governo com requisitos máximos de segurança. A proteção contra ataques cibernéticos é realizada por uma equipe que opera 24 horas por dia, sete dias por semana para garantir o funcionamento e a integridade dos sistemas. A empresa tem papel preponderante para o Brasil e a sociedade", relata.
Mais uma vez o Serpro recebe certificação máxima em índice de governança
Pela quarta vez consecutiva, o Serpro recebeu, nesta quarta-feira, 1º de dezembro, dia em que completa 57 anos, a nota máxima em índice de governança entre as estatais brasileiras. A empresa de TI do Governo Federal conquistou o certificado Nível 1 do Indicador de Governança (IG-Sest), concedido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais (Sest), do Ministério da Economia, sendo a única da área de TI a receber a certificação. A avaliação é realizada com o auxílio de uma comissão independente e, no total, foram 63 empresas avaliadas, sendo que apenas 16 receberam a classificação nível 1, outras 15, nível 2, e mais da metade não foram contempladas.
"As melhores empresas estão gerando resultados extraordinários. É um esforço que recupera o valor de mercado das estatais, contribuindo para cumprir a missão de transformar o Estado brasileiro", avaliou o ministro da Economia, Paulo Guedes, na abertura do evento de certificação das estatais ocorrido no Ministério.
O secretário Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Diogo Mac Cord, salientou que, em outubro, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE, considerou o Brasil como país aderente às Diretrizes de Governança das Empresas Estatais, tendo adotado, oficialmente, as melhores práticas, de acordo com padrões internacionais. "O lucro aumentou, diminuímos o tamanho e nunca entregamos tanto", enfatizou.
O Programa de Integridade do Serpro conjuga instrumentos de gestão, estratégia e controle visando a avaliar, direcionar e monitorar a atuação administrativa para atender ao interesse público e à prestação de melhores serviço ao cidadão. “A certificação recebida pelo Serpro fortalece a credibilidade da empresa e impulsiona a busca por mais eficiência e resultados ainda mais efetivos. Em 2020, tivemos um ano especialmente desafiador e ficamos na vanguarda em ações para ampliar os serviços de governo eletrônico durante a pandemia", ressaltou o diretor Jurídico e de Governança e Gestão do Serpro, André Sucupira.
Avaliadores independentes
Para classificar as estatais de acordo com os níveis de governança, a Sest contou com o apoio de sete avaliadores independentes de instituições como Universidade de Brasília (UnB), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Fundação Dom Cabral (FDC).
A cada ano, o índice de governança vai se aprimorando e, no início, o objetivo era somente verificar o nível de conformidade das empresas ao regramento jurídico que regula a atuação das estatais. Nesta quinta edição, a atuação da comissão independente foi aprimorada e passou a avaliar também a adoção de boas práticas de governança recomendadas por órgãos especializados, como a Controladoria-Geral da União. O questionário de avaliação do ciclo 2021 apresentou 50 questões, sendo 26 inéditas e 22 destinadas a avaliar o nível de aprimoramento das empresas públicas.
Qualidade em governança
O indicador de governança das estatais equivale a um selo de qualidade em governança e avalia itens de gestão, riscos, compliance e governança. O IG-Sest busca conformidade com as melhores práticas de mercado e maior nível de excelência para as empresas federais de controle direto da União (dependentes e não dependentes).
Além do Serpro, receberam o certificado Nível 1 as seguintes empresas: Banco da Amazônia, Banco do Brasil (BB), BB DTVM, BB Seguridade, Banco do Nordeste, BNDES, Caixa, Caixa Cartões, Caixa Seguridade, CONAB, EBC, Eletrobras, Finep, HCPA e Petrobras.
Quatro vezes consecutivas
Das cinco edições do IG-Sest, o Serpro recebeu quatro vezes consecutivas o certificado Nível 1 do Indicador de Governança: um agora em 2021 e outros três em duas edições de 2018 (maio e novembro) e em 2019. Na primeira edição do IG-Sest, realizada em novembro de 2017, o Serpro ficou na categoria Nível 2. Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, não houve edição do IG-Sest.
Serpro lança edital do Prêmio Privacidade e Proteção de Dados
O Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, divulga, nesta quarta-feira, 2 de dezembro, o edital, do 1º Prêmio de Privacidade e Proteção de Dados. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer melhores práticas e ações em privacidade e proteção de dados pessoais, incentivando a adoção de mecanismos de governança em privacidade. A expectativa é que a premiação estimule a atuação preventiva das organizações, atribua segurança ao titular dos dados pessoais e promova o envolvimento dos múltiplos setores da sociedade em torno do assunto. As três melhores ações, de cada categoria, serão contempladas com R$ 7, R$ 5 e R$ 3 mil, totalizando R$ 60 mil em premiações.
Para o presidente do Serpro, Gileno Barreto, como principal referência em proteção de dados, o Serpro busca incentivar a cultura da privacidade no país. "A ideia é reconhecer e premiar boas práticas nesse campo, promovendo a conscientização do cidadão e das instituições acerca do tema e, consequentemente, ajudar a sedimentar a cultura de privacidade como um valor inegociável para a sociedade", destacou Gileno.
Como participar
Os interessados em participar do 1º Prêmio de Privacidade e Proteção de Dados do Serpro devem apresentar os trabalhos dentro de uma das quatro categorias do concurso: solução digital, setor público, setor privado e iniciativa individual. A categoria solução digital agrega trabalhos voltados a iniciativas de soluções digitais, sistemas informatizados, softwares, aplicações web, aplicativos mobile e similares, que tenham se destacado na implementação de iniciativas de privacidade e proteção de dados em sua interface com o titular ou com outro aspecto de seu funcionamento.
A categoria setor público é direcionada para iniciativas de pessoas físicas que, individual ou coletivamente, tenham idealizado, liderado, realizado ou participado diretamente da implementação de prática, processo ou estratégia de governança relacionada à privacidade e proteção de dados pessoais no âmbito de entidades públicas brasileiras. Na categoria setor privado, são iniciativas de pessoas físicas que, individual ou coletivamente, tenham idealizado, liderado, realizado ou participado diretamente da implementação de prática, processo ou estratégia de governança relacionada à privacidade e proteção de dados pessoais no âmbito de entidades privadas com sede no Brasil.
A categoria iniciativa individual é voltada às iniciativas de pessoas físicas que tenham idealizado, liderado, realizado ou participado diretamente de iniciativas marcantes para o reconhecimento e a defesa do direito à privacidade e proteção de dados pessoais no território nacional ou que tenham demonstrado capacidade de promover mudanças organizacionais voltadas à conformidade com a LGPD.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir do dia 15 de dezembro até o dia 16 de fevereiro de 2022. A ficha de inscrição estará disponível na página oficial do concurso. Após as 18h do dia 16 de fevereiro, o sistema de inscrição será automaticamente bloqueado. A participação pode ser individual ou em grupo de até 5 pessoas.
Julgamento
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por especialistas em privacidade e proteção de dados e classificados de acordo com o grau de inovação da iniciativa ou prática no escopo do negócio, abrangência e aplicabilidade, nível de benefício ou melhoria das condições de privacidade e, ainda, com relação à relação custo/benefício, ou seja, se o custo dos valor investido é proporcional ao efetivo resultado da solução ou prática apresentada.
Combate à corrupção é discutido pelo Serpro
No dia 9 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional contra a Corrupção pelas Nações Unidas para ampliar o combate a desvios de probidade e ética em todo o mundo. Para comemorar a data e promover a reflexão sobre o tema, o Serpro realiza, de 2 a 10 de dezembro de 2021, a Semana de Combate à Corrupção, com dois eventos online abertos ao público em geral.
O primeiro evento acontece nesta sexta-feira, dia 3, e é um debate sobre o tema "Combate à corrupção no Governo Federal". A discussão terá a presença do presidente do Serpro, Gileno Barreto, do secretário de Combate à Corrupção da Controladoria-Geral da União, João Carlos Figueiredo Cardoso, e do diretor Jurídico e de Governança e Gestão do Serpro, André Sucupira. A discussão será às 10h e terá transmissão pelo canal do Serpro no YouTube.
No dia 9 de dezembro, às 15h, o tema será "A prevenção da corrupção e a contribuição dos sistemas de gestão", com a presença do presidente Jefferson Carvalho da Traddius, empresa de consultoria, certificação e treinamento em compliance e integridade anticorrupção, entre outros assuntos.
Segundo a Organização da Nações Unidas (ONU), a prevenção contra a corrupção incentiva o progresso rumo ao desenvolvimento sustentável, ajuda a proteger nosso planeta, cria empregos, ajuda a atingir igualdade de gênero e assegura um acesso mais amplo a serviços essenciais, como educação e saúde.
Promovidos pela área de controle, riscos e conformidade do Serpro, os eventos são gratuitos e buscam estimular a participação de todos em torno de temas importantes para a sociedade. "Temos consciência do papel da empresa como líder no mercado de TI para o setor público e da importância da discussão, pelo governo e também pela sociedade, de estratégias de combate à corrupção", avalia a Ana Flávia Resende, superintendente do Serpro responsável pelo tema", avalia a superintendente do Serpro responsável pelo tema, Ana Flávia Resende.
Tudo pela segurança do seu site
Lançado pelo Serpro em novembro de 2021, o GovShield é uma plataforma de segurança que disponibiliza os mais modernos recursos contra ataques cibernéticos. Além de manter a integridade dos ambientes e conteúdos publicados na internet, a solução melhora o desempenho dos serviços digitais do cliente.
Mas como o GovShield funciona e quais os diferenciais desta plataforma criada pelo Serpro em parceria com a Cloudflare, empresa reconhecida mundialmente por serviços de segurança em nuvem? Para entender um pouco mais sobre essa novidade, conversamos com Marcelo Lobo Rocha, supervisor de Serviços de Segurança da Informação do Serpro e gestor do produto. Confira a entrevista.
Em poucas palavras, como você descreveria o GovShield?
GovShield é uma plataforma de segurança em nuvem de contratação simples e implementação mais fácil ainda. O cliente contrata apenas um serviço, sem necessidade de ter um espaço físico, de realizar aquisição de equipamentos e licenças. Tudo é feito com apenas uma alteração no DNS do cliente, direcionando o tráfego para a nuvem de segurança do Serpro, que passa a monitorar todas as requisições ao site com funcionalidades de firewall, AntiDDoS e WAF, entre outras. Além disso, oferece um acelerador de conteúdo que torna mais rápido e fluido o acesso às páginas do cliente na internet.
Quais as ameaças cibernéticas que ele está preparado para defender?
A plataforma foi desenhada para realizar a mitigação de inúmeras ameaças de segurança a sites internet. Dentre elas, destacam-se: malwares sob controle de um invasor, através de botnets (ataques DDoS, roubo de dados e envio de spam); injeção de código malicioso via Javascript; ataques de Cross-Site Scripting; injeções de SQL; robôs; entre outras.
Qual o diferencial que o GovShield traz para o mercado brasileiro?
O grande destaque da nossa plataforma é o serviço de segurança em nuvem com o suporte de uma equipe técnica especializada. Essa equipe está a postos para analisar todas as ameaças através da correlação de eventos em um Centro de Operações em Segurança Cibernética (SOC) montado e mantido por profissionais do Serpro. Nenhuma outra empresa ou serviço de segurança em nuvem no Brasil oferece esse diferencial.
O que é e o que faz esse SOC?
Em resumo, o Centro de Operações em Segurança Cibernética é uma equipe responsável por monitorar os incidentes de segurança de uma plataforma. Desde 2020 o Serpro possui um SOC para tratar os incidentes de segurança interno e os de todos os clientes que possuem serviços hospedados em nossos centros de dados. Essa equipe tem a habilidade e as ferramentas necessárias para correlacionar todo o histórico de eventos nos diferentes clientes, registrando as manobras mais comuns dos criminosos, identificando as mais novas tendências de ataques e, ainda, estimando o aumento de ocorrências em determinados alvos ou situações.
Existe algum pré-requisito para o cliente começar a usar o GovShield?
Não há pré-requisitos. Basta que o site do cliente esteja na internet para que o Govshield faça a monitoração de segurança. Depois de iniciada a monitoração, a atualização das regras de segurança é contínua e sem intervenção humana, através de um painel que permite configuração rápida.
E quais as vantagens que o GovShield oferece para o setor público?
O GovShield é uma plataforma voltada para clientes privados e de governo. A grande vantagem para os órgãos públicos interessados nos serviços de segurança do GovShield é a contratação direta e facilitada junto ao Serpro, sem necessidade de licitação. Não podemos esquecer também dos preços diferenciados da nossa plataforma, abaixo da média oferecida pelo mercado.
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Quer saber mais?
Acesse a página do GovShield na Loja do Serpro e descubra tudo que a solução tem a oferecer para a segurança e a continuidade dos serviços digitais da sua organização.
Serpro integra Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
O Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), lançado em maio deste ano, que é um projeto evolutivo e colaborativo do setor público para reduzir os níveis de fraude e corrupção no país a patamares similares aos de países desenvolvidos. Em reconhecimento à decisão de participar do programa, a empresa recebeu o selo do PNPC, que é coordenado e executado pela Rede de Controle nos Estados patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, o PNPC apresenta os resultados de diagnóstico nacionais de 2021 em evento online transmitido pelo canal do TCU.
Durante o evento, será disponibilizado um guia personalizado desenvolvido para atender às necessidades de cada uma das mais de 9 mil instituições que já aderiram ao programa de um total de mais de 16 mil organizações públicas cadastradas. O guia foi elaborado a partir do diagnóstico realizado com todas as instituições inscritas no programa. Nessa nova etapa, os gestores públicos devem se mobilizar para o aperfeiçoamento de boas práticas de prevenção e combate à corrupção.O Serpro aderiu ao selo após passar por uma avaliação sobre os aspectos de transparência e participação social, gestão da ética e integridade, prestação de contas por meio do Portal da Transparência, controles e auditoria interna. O Programa avalia os pontos fortes e os mais vulneráveis de cada uma das unidades administrativas da empresa. O questionário avaliativo, com 33 questões, teve o objetivo de mapear a gestão pública e identificar pontos em que é possível fortalecer os métodos de controle, transparência e participação social, prevenindo assim a corrupção.
O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção é supervisionado, no Serpro, pela Superintendência de Controle, Riscos e Conformidade (Supcr). "Trata-se de um programa essencial para o relacionamento transparente da empresa com a sociedade, além de mensurar a integridade, nível de transparência e atos concretos de combate à corrupção. Ética e integridade são valores fundamentais para as pessoas e organizações as quais pertencem. Somos, assim, no Serpro e isso se espelha em nosso processo de gestão, alicerçado continuamente com o fortalecimento da cultura de governança, riscos, conformidade e integridade. Nesse sentido, trabalhamos para que o aprimoramento de nossos processos e ferramentas continuem promovendo um ambiente íntegro", ressalta a superintendente de Controles, Riscos e Conformidade do Serpro, Ana Flávia Resende.
Sobre o Programa
O PNPC é uma iniciativa adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) e conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação. Por meio da plataforma e-Prevenção de autosserviço online contínua, o gestor tem a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresenta sugestões e propostas adequadas às necessidades da entidade.
O PNPC oferece ainda orientações, treinamentos e modelos, além de dispor de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.
Combate à corrupção no governo é tema de palestra do Serpro
Como parte da Semana de Combate à Corrupção promovida pelo Serpro até a próxima sexta-feira, 10, a empresa de TI do Governo Federal, realizou, no dia 3, uma palestra com a participação do secretário de Combate à Corrupção da CGU, João Carlos Cardoso, além do presidente do Serpro, Gileno Barreto, e o diretor Jurídico e de Governança e Gestão da empresa, André Sucupira. O tema da palestra foi o Combate à Corrupção no Governo Federal.
"Onde houver o ser humano em sociedade, existe o risco de corrupção. Ainda que adotemos as melhores ações e procedimentos, não conseguiremos eliminar totalmente esse vício", afirmou o secretário de Combate à Corrupção da CGU, João Carlos Cardoso. Por isso, segundo o secretário, os órgãos e entidades de Estado têm um papel essencial a cumprir. "Falo não só em nome do meu órgão, mas também do Serpro, uma empresa que presta um serviço, absolutamente, essencial para o governo e a sociedade", complementou.
Segundo o secretário, é importante distinguir o erro de execução de algum processo ou mecanismo de controle daquilo que, de fato, seja um desvio que configura corrupção. Dessa forma, o controle não possui apenas um aspecto repressivo, mas também é feito para se aperfeiçoar os procedimentos de gestão dos órgãos e entidades públicos. No entanto, na CGU, as ações de repressão começaram como atividades residuais e, em menos de duas décadas, ganharam um volume considerável. "Começamos com uma pequena operação em 2003 para chegarmos, em novembro de 2021, a mais de 560 operações especiais realizadas, envolvendo prejuízos estimados em quase R$ 6 bilhões para os cofres públicos do Governo Federal", relatou o secretário.
Auxílio Emergencial
Um exemplo recente de operações bem sucedidas foi a constatação, com o cruzamento de dados de governo, de abusos no recebimento do auxílio emergencial. Corrupção praticada não só por quem possuía um alto padrão de renda e, portanto, não tinha direito ao auxílio, mas também milhares de foragidos da Justiça que estavam recebendo o benefício com mandados de prisão em aberto. Esses condenados foram identificados e as informações foram enviadas às Polícias Civis dos estados, o que levou à captura de cerca de 5 mil pessoas.
O combate à corrupção no país se refletiu em alterações na própria estrutura da Controladoria. Com o passar do tempo, sendo adicionadas novas competências, como as relacionadas à celebração de acordos de leniência ou ao cumprimento das exigências trazidas pela LGPD. "Ajustamos nossa força de trabalho para nos tornarmos o centro de uma rede de integridade que abrange todos os órgãos e entidades federais, fazendo com que sejamos reconhecidos, hoje em dia, como uma agência anticorrupção dentro do governo", avaliou o secretário.
Serpro no combate à corrupção
O Serpro é signatário de iniciativas que buscam fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade, como o Selo Pró-Ética e o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção. A empresa também tem um bom desempenho e reconhecimento em avaliações externas, como as do TCU ou do IG-SEST, no qual alcançou o nível máximo em índice de governança concedido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais (Sest) pela quarta vez consecutiva.
"O Serpro evoluiu muito e vem sendo reconhecido pelas suas ações”, afirmou o presidente do Serpro, Gileno Barreto, considerando que, um marco importante como medida de integridade, foi a publicação, em 2016, da Lei das Estatais. “Essa norma trouxe os alicerces para que, a partir de sua edição, culturas, como as de integridade, compliance, governança e gestão, fossem gradativamente implementadas, em um processo contínuo de evolução", ressaltou Gileno.
O diretor Jurídico e de Governança e Gestão do Serpro, André Sucupira, falou sobre a forma com que as avaliações externas podem contribuir para a melhoria dos processos da empresa. "A avaliação do IG-SET já nos trouxe a possibilidade de identificar pontos de melhoria. Hoje, a empresa é referência em várias áreas, como segurança, conformidade, privacidade e proteção de dados. É importante não só mantermos o padrão de excelência, mas também buscar as melhores práticas não só dos órgãos de controle, mas também do mercado", concluiu o diretor.
Como acelerar a transformação digital da Justiça no Brasil?
Aplicar o direito para solucionar conflitos, resguardar a ordem jurídica e a autoridade da lei não é uma tarefa fácil. Demanda tempo, esforço, conhecimento e milhares de pessoas reunidas num grande sistema de órgãos denominado Poder Judiciário.
Mas complexidade não é sinônimo de morosidade e a Justiça brasileira vem utilizando a tecnologia como aliada para modernizar sua atuação, digitalizar processos e acelerar a prestação jurisdicional à população.
Pensando nesse desafio, o Serpro desenvolveu uma oferta especial para colaborar com o aumento da eficiência na resposta da Justiça ao cidadão. Chamada de “Transformação Digital da Justiça”, a oferta reúne soluções de cloud computing, conectividade e segurança da informação.
MultiCloud
Se a função do órgão é a Justiça, para que se preocupar em manter uma estrutura própria de TI com equipe de profissionais para gestão e manutenção dos softwares e equipamentos? Com a computação em nuvem, as organizações prescindem desse esforço e podem concentrar suas forças naquilo que são especialistas. E tudo isso sem perder a governança dos seus dados.
O Serpro MultiCloud é o serviço que suporta os órgãos na migração ou construção de soluções em uma infraestrutura otimizada de cloud. Contempla desde o mapeamento das necessidades do cliente até o gerenciamento continuado das soluções, o que possibilita uma adoção rápida e segura da nuvem.
Escritório Virtual em Nuvem
Um dos desdobramentos da cloud computing é a virtualização de desktops. Com essa inovação, os órgãos não precisam trocar seus equipamentos para acompanhar a evolução tecnológica. Basta ter acesso à internet e contratar a configuração de hardware na medida certa da sua necessidade.
Esse é o princípio do serviço chamado Escritório Virtual em Nuvem Serpro (EVN), que integra o pacote de soluções para a Justiça. Mais do que um simples desktop virtual, o EVN significa uma estação de trabalho completa de alto desempenho, incluindo serviços de administração, assistência e suporte. Tudo para garantir mais mobilidade aos servidores da justiça, além de flexibilidade e segurança aos órgãos contratantes.
Conectividade
Nessa oferta, os órgãos também encontram soluções de conectividade em vários níveis: do acesso à internet para o tráfego seguro e em alta velocidade de dados, à disponibilização do serviço de longa distância gerenciada por software (SD-Wan).
GovShield
Segurança da informação é um dos temas mais sensíveis ao setor judiciário. E para ajudar nesse desafio, o Serpro oferece o GovShield, uma plataforma de segurança em nuvem que conta com os mais modernos recursos contra ataques cibernéticos. Inclui proteção DoS e DDoS, WAF, proteção contra ataques DNS, recursos de CDN, proteção de domínio SSL, gestão de bots e outros mecanismos para interromper qualquer tráfego malicioso, antes que ele atinja o ambiente do cliente. Suas funcionalidades dispensam equipe de segurança dedicada do órgão e não geram sobrecarga na sua infraestrutura.
Transformação Digital da Justiça
O pacote está disponível para os órgãos do Judiciário que podem contratar o Serpro MultiCloud e escolher qualquer combinação dos demais serviços que compõem a oferta. A contratação é facilitada e com dispensa de licitação, o que garante mais celeridade à transformação digital almejada. Outra vantagem oferecida é a facilidade de gestão proporcionada pela concentração de vários serviços em apenas um contrato.
O Serpro disponibiliza ainda um mecanismo de créditos: conforme a utilização dos serviços do Serpro MultiCloud (Cloud Services Brokerage e Cloud Service Management), o órgão recebe créditos que podem ser trocados pela aquisição dos serviços que fazem parte do pacote contratado inicialmente.
Quer saber mais?
Acesse a página da oferta na Loja Serpro e fique por dentro de todas as possibilidades que o pacote de Transformação Digital da Justiça tem a oferecer para o seu órgão.
Serpro fortalece parceria com startups
Com o objetivo de conhecer startups promissoras e buscar parcerias de negócio para o desenvolvimento de soluções digitais, o Serpro realizou, na última quinta-feira, 3, o primeiro DemoDay Booster. O evento, voltado para as startups inscritas no programa de benefícios Serpro Booster, reuniu seis empresas nascentes, que foram avaliadas quanto à capacidade de inovação, tamanho do mercado atingido pela iniciativa e benefícios para o cidadão brasileiro.
"O Primeiro DemoDay colocou as startups em contato com as equipes do Serpro responsáveis pela criação e venda de novas soluções sob medida e pela idealização de novos produtos ou serviços. A interação gerou insights e aprendizados que podem resultar em vendas de produtos de prateleira para as necessidades de uma startup, criação de novos produtos que atendam a demandas já existentes do segmento em que a startup atua ou, ainda, parcerias de negócio para a cocriação de produtos”, informou o gerente da Divisão de Parcerias para Mercado da empresa, Carlos Alexandria.
Durante o evento, cada startup teve até 10 minutos para fazer um pitch, apresentação relâmpago sobre o produto e proposta de atuação no mercado. O resultado foi a apresentação de propostas com alto níveis de maturidade. As startups participantes foram a Dinheirow, Finnex, Wowpen, Taxcel, Expense Mobility e Hauseful.
Nova oportunidade
A segunda edição do DemoDay acontece ainda este ano, no dia 16 dezembro, e outras seis startups já foram selecionadas para participar do evento. Essas startups são empresas inscritas para a primeira edição do DemoDay e que receberão um link de acesso pelo Telegram no Canal Serpro Booster.
Programa
O Serpro Booster é um programa de benefícios voltado para startups, que traz informações e condições diferenciadas para acesso a APIs oficiais de governo, treinamentos e serviços relacionados à LGPD e identidade digital. As startups têm benefícios exclusivos, como acesso a ambientes de demonstração, utilização de créditos para consumo de APIs e cupons de desconto para treinamentos, certificados digitais, além de contratações com valores e parcelamento diferenciados.
No momento, estão disponíveis sistemas voltados, principalmente, para a gestão e validação cadastral e biométrica. É possível a utilização dessa tecnologia de forma gratuita, com acesso a 3 mil consultas por até 30 dias. A previsão é que sejam, ainda, oferecidos os sistemas para consulta de CPF e CNPJ, além de conteúdos relacionados à LGPD. As startups interessadas podem fazer aqui a inscrição no programa.
Certificações antissuborno, compliance e sua contribuição à governança
A recente retomada do debate em torno da agenda ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança, a despeito da aparente inovação, em sua essência, trata da velha e boa confiança, pois sua falta afeta a dinâmica das relações pessoais, de mercado ou governamentais, gerando custos excessivos, burocracia e lentidão na tomada de decisões. Quem conquista confiança terá sempre uma vantagem estratégica.
A reintrodução da agenda ESG orbita, essencialmente, em mitigar riscos dos investimentos, além de conferir uma áurea mais responsável, engajada e de sustentabilidade aos negócios, aumentando, assim, seu valor intangível. A compreensão de que a sustentabilidade não é tarefa exclusiva dos executivos, mas também daqueles que a financiam e governam a organização, levou a ampliar o alcance da governança sobre os recursos aplicados, além dos resultados financeiros e contábeis.
O advento das mídias sociais e outros meios de comunicação trouxe a reboque o risco reputacional, que danifica a imagem das organizações, seus executivos e pessoas, gerando prejuízos diretos em seus ativos, além de prejuízos intangíveis, como a perda de confiança do mercado, o que reduz a capacidade de novos negócios.
Outro tema que ganhou força foi a corrupção, que, no Brasil, terminou por afastar investimentos, criando uma atmosfera de desconfiança, gerando lentidão na tomada de decisão e, consequente, falta de competitividade. Como reação, o Brasil publicou a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013 e seu Decreto 8.420/13), que introduz o Programa de Integridade.
Recentemente, a governança tem ganhado notoriedade no mercado e poder público, compreendendo que aspectos, como transparência, prestação de contas, conformidade, controle interno e equidade, são fundamentais à sustentabilidade (econômica, social e ambiental). No entanto, ainda que regulações já considerem a prevenção e gestão, persistem dúvidas sobre sua adequada estrutura, real implementação e respectiva efetividade, ou seja, a capacidade de atender a seu propósito.
Mas, afinal, como prevenir a corrupção da forma mais eficaz? Com a demanda global por Programas de Integridade, criou-se a necessidade de uniformização para permitir a todos os atores reconhecer a validade dos programas adotados por seus parceiros. A resposta foi encontrada no estabelecimento de uma norma técnica internacional, com sua primeira iniciativa em 2014 com a ISO 19600 Gestão de Compliance, permitindo ao mercado “degustar” sua aplicação.
O sucesso logo levou à primeira norma certificável em 2016, a ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno, discutida por cerca de 3 anos em um comitê técnico formado por mais de 30 países, contando com mais de 2.000 empresas certificadas em 63 países até 2020 e crescimento de 120% em relação à 2019. Em abril de 2021, a ISO 37301 Sistema de Gestão de Compliance foi lançada, permitindo às organizações moldar seu escopo de riscos, como riscos de lavagem de dinheiro, de fraude, trabalhistas, ou ainda, de corrupção, abrangendo as demandas regulatórias.
As normas ISO 37001 e ISO 37301 possuem requisitos que abrangem os aspectos de gestão e todos os processos, os quais devem ser mapeados em termos de riscos para definição de controles internos e sua mitigação, permitindo a sustentação no tempo, do desempenho em relação à mitigação dos riscos.
A confiança também é assegurada por meio da certificação, por meio de certificadoras independentes que avaliam, periodicamente, a conformidade. Resta dizer que a certificação conta, ainda, com o instituto da acreditação, onde o Instituto Nacional De Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO avalia, anualmente, a confiança nos processos da certificadora.
A adoção da certificação acreditada com base em normas como a ISO 37001 e ISO 37301 contribui fortemente à governança das organizações públicas e privadas. Ela introduz uma estrutura consagrada de controle e gestão, com auditorias independentes e periódicas, em um momento em que garantias mais concretas da mitigação dos riscos são urgentes de modo a reduzir custos transacionais, mitigar riscos técnicos, operacionais e jurídicos, e aumentar a velocidade e confiança nas tomadas de decisão.
Sem dúvida, a governança fica melhor.

Jefferson Carvalho é especialista em Compliance, ESG, GRC e Certificações. Conselheiro certificado e sócio-diretor da TRADIUS Consultoria e FLAIR Compliance. Assessor Especial da Presidência na ABRAC - Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade.
@jeffcarvalhooficial (LinkedIn)
Resultados do Serpro indicam fechamento positivo do ano
Ao longo de 2021, o Serpro vem acumulando resultados positivos que confirmam o seu protagonismo na transformação digital do país. "Temos melhorado e ampliado a qualidade dos nossos resultados por meio do aumento de receitas e redução de despesas. O bom desempenho econômico-financeiro do Serpro tem se tornado uma constante, mantendo, ao mesmo tempo, o investimento em infraestrutura e evitando a obsolescência do parque tecnológico da empresa”, afirmou o presidente do Serpro, Gileno Barreto, nesta segunda-feira, 13, durante live realizada para todo o corpo funcional.
As soluções desenvolvidas pelo Serpro de maior destaque no ano foram o gov.br, que já reúne mais de 117 milhões de pessoas cadastradas, e o Embarque +Seguro, que está levando a tecnologia de ponta de reconhecimento facial aos aeroportos brasileiros. Também houve novas entregas para novos clientes, como o Ministério da Agricultura e do Meio Ambiente. O primeiro recebeu o Titula Brasil, solução que facilita a regularização fundiária de imóveis rurais em todo o país. Para a segunda pasta, uma grande entrega, que deve acontecer nos próximos meses, será a infraestrutura tecnológica para apoiar o Floresta +, programa que visa a criar e consolidar o mercado de serviços ambientais.
"Nossos resultados decorrem da diligência e boa gestão de todos. Temos que nos tornar uma usina de novos produtos e serviços, um trabalho que envolve a todos nós. O Serpro vai romper as barreiras da inovação, se firmando como empresa de excelência no setor público e privado”, projetou Gileno Barreto.
Desafios
"Neste ano, fomos desafiados a assumir novas parcerias e tivemos, também, um recorde de entregas", salientou o diretor de Desenvolvimento do Serpro, Ricardo Jucá. "Um total de 160 startups já estão cadastrada na plataforma Booster do Serpro Ventures. Também estão sendo analisadas seis parcerias estratégicas para o setor privada e 12 para o setor público, com quatro delas já em fase de execução", afirmou Jucá. Também foram citados pelo diretor o concurso para contratação temporária de 165 analistas e o fechamento de mais um acordo Multicloud, desta vez, com a Oracle, tornando ainda mais robusta a nuvem do Serpro, que já reúne parcerias com AWS, Huawei e Microsoft.
Em 2021, o Serpro também investiu em segurança, um dos principais ativos da empresa. De acordo com o diretor de Operações do Serpro, Antonino Guerra Neto, em um triênio, a aplicação em custeio chegou a R$ 1 bilhão. "Durante o ano, o Serpro também apoiou outros órgãos e entidades da administração pública que sofreram ataques de hackers, independente de terem ou não contratos vigentes com a empresa. O problema pode até não ter sido nosso, mas é da sociedade, a quem a gente serve", salientou Antonino.
Já o diretor Jurídico e de Governança e Gestão, André Luiz Sucupira, ressaltou que a transformação digital acontece, também, de forma interna, com a digitalização de mais de 100 modelos de documentos. "Isso agiliza as operações, facilita o rastreio, reduz os custos e garante o tratamento adequando de todas essas informações", afirmou. Segundo estimativas da área, 70% dos processos de documentação devem migrar para o digital em 2022, com a meta de 100% prevista para o ano subsequente. Um outro projeto é a parceria do Serpro com escolas públicas para o ensino de noções da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Além dos números
O diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, ressaltou o ano desafiador provocado pela pandemia e os bons resultados alcançados pelo Serpro ao longo de 2021. "Soubemos suportar o atendimento relâmpago causado pela Covid-19 e reforçamos uma estratégia empresarial que tem dado certo, com parcerias, inovação, subcontratação e lançamento de novos produtos". Para o diretor, muito além dos números é importante destacar o impacto que a empresa vem tendo junto à sociedade. "Estamos melhorando o ambiente de negócios do país e isso não tem preço", concluiu.
VendasGov disponibiliza informações sobre imóveis da União à venda no DF
O Ministério da Economia realizou, nesta quarta-feira (15), o último Feirão de Imóveis SPU+ em 2021. Após Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), a 4ª edição do evento foi realizada em Brasília (DF). Um total de 88 imóveis da União já estão disponíveis para receberem Propostas de Aquisição de Imóveis (PAI). As propostas de pessoas físicas e jurídicas devem ser encaminhadas pelo VendasGov, portal desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU, vinculada à Secretaria de Desestatização, Desinvestimento e Mercados (SEDDM).
Os 88 imóveis disponibilizados pela SPU e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sendo 66 apartamentos – em sua maioria na Asa Sul, Asa Norte e Octogonal – 21 terrenos, muitos deles em áreas nobres, como Setor de Autarquias Norte, Setor Bancário Norte e Setor de Clubes Esportivo Sul, e uma casa no Lago Sul. A lista completa pode ser consultada no VendasGov.
"Antes da criação da plataforma web pelo Serpro, os leilões eram feitos de maneira manual e presencial. Essa tecnologia traz não só eficiência, mas também transparência para as licitações. Estamos falando de um patrimônio calculado em R$ 1,3 trilhão, que não pode ficar parado", afirmou o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercado, Diogo Mac Cord.
"Temos a preocupação de não apenas realizar a digitalização da burocracia, mas promover uma transformação digital completa, de 360 graus. Embarcamos o que tem de melhor em tecnologia, em experiência do usuário, além de garantirmos diversas camadas de segurança com uso. Sempre conectando governo e sociedade, o que está na missão do Serpro", salientou o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero.
O Feirão de imóveis SPU+ tem se mostrado uma importante ferramenta para o incremento das vendas dos ativos funcionais do governo. De acordo com Diogo, após anos de descaso com os imóveis federais, está sendo dada correta destinação a áreas abandonadas e desocupadas há muito tempo, mesmo com grande demanda reprimida do mercado.
Tecnologia
O VendasGov foi desenvolvido com design moderno, que facilita a navegação, e foi desenhado de forma responsiva para adequar e permitir uma melhor visualização do conteúdo, também, em dispositivos móveis. O sistema de venda de imóveis mantém os recursos de criptografia e autenticação, que conferem segurança ao processo de compra. Na plataforma, os interessados podem se inscrever para receber informações automáticas, de acordo com as características do imóvel que procuram.
Como participar
No dia da concorrência, que deve acontecer em março de 2022, os interessados devem acessar o portal VendasGov, fazer o login pela plataforma GOV.BR – que possibilita acesso às páginas do governo federal – e enviar suas ofertas. As sessões públicas são realizadas sempre às 15h. As propostas podem ser apresentadas até às 14h59.
Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados está com inscrições abertas
Com o objetivo de fortalecer a cultura da privacidade e da proteção de dados pessoais no país, o Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, abre, nesta quarta-feira, 15, inscrições para o 1º Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até as 18h do dia 16 de fevereiro de 2022. Os trabalhos vencedores serão anunciados no dia 31 de março do próximo ano.
Para participar da iniciativa, basta preencher a ficha de inscrição disponível na página oficial do prêmio. A participação pode ser individual ou em grupo de até 5 pessoas e os interessados devem ter mais de 18 anos. Empregados do Serpro ou das empresas parceiras na realização do Prêmio não podem se inscrever, conforme prevê o edital.
Os três melhores trabalhos, de cada categoria, serão contemplados com R$ 7, R$ 5 e R$ 3 mil, totalizando R$ 60 mil em premiações. Os trabalhos apresentados devem estar enquadrados em uma das quatro categorias disponíveis: solução digital, setor público, setor privado e iniciativa individual.
A categoria solução digital é voltado para sistemas informatizados, softwares, aplicações web, aplicativos mobile e similares que tenham se destacado na implementação de iniciativas de privacidade e proteção de dados em sua interface com o titular ou com outro aspecto de seu funcionamento. Já a categoria iniciativa Individual é direcionada a pessoas físicas que tenham idealizado, liderado, realizado ou participado diretamente de iniciativas marcantes para o reconhecimento e a defesa do direito à privacidade e proteção de dados pessoais no território nacional ou que tenham demonstrado capacidade de promover mudanças organizacionais voltadas à conformidade com a LGPD.
Na categoria setor público, o foco é para iniciativas de pessoas físicas que, individual ou coletivamente, tenham idealizado, liderado, realizado ou participado diretamente da implementação de prática, processo ou estratégia de governança relacionada à privacidade e proteção de dados pessoais no âmbito de entidades públicas brasileiras. Já a categoria setor privado contempla as iniciativas de pessoas físicas que, individual ou coletivamente, tenham idealizado, liderado, realizado ou participado diretamente da implementação de prática, processo ou estratégia de governança relacionada à privacidade e proteção de dados pessoais no âmbito de entidades privadas com sede no Brasil.
Comissão Julgadora
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por especialistas em privacidade e proteção de dados e classificados de acordo com o grau de inovação da iniciativa ou prática no escopo do negócio, abrangência e aplicabilidade, nível de benefício ou melhoria das condições de privacidade e, ainda, com relação a custo/benefício, ou seja, se o custo do valor investido é proporcional ao efetivo resultado da solução ou prática apresentada.
Serpro é uma das empresas mais transparentes do país
O Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, foi reconhecido, mais uma vez, como uma das estatais federais mais transparentes do país. A avaliação é do Tribunal de Contas da União (TCU), que analisou os níveis de informações do Portal da Transparência e Governança do Serpro, constatando que a empresa atende, plenamente, à Lei de Acesso à Informação (LAI), ao Estatuto Jurídico das Empresas Estatais e a recomendações expressas pelas deliberações e acórdãos do TCU.
Das 56 estatais avaliadas, o Serpro alcançou a terceira posição no ranking do TCU, recebendo o índice de 85,14%. Ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, a Empresa Brasil de Comunicação S.A (EBC), que alcançou índice de 87,31%, e a Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL), que obteve o índice de 86,55%. O resultado foi publicado no Acórdão 2726/2021 - Plenário.
"Este é um importante reconhecimento ao esforço que o Serpro fez nos últimos anos de viabilizar e fortalecer, cada vez mais, a Transparência e a Governança. Esta conquista é fruto da dedicação, empenho e compromisso do nosso acionista, o Governo Federal, do Conselho de Administração, da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal, do Comitê de Auditoria e de todos os empregados do Serpro, com a ética e a boa governança corporativa", afirmou o presidente do Serpro, Gileno Barreto.
De acordo com o TCU, a avaliação foi realizada com base nas boas práticas de transparência das estatais, conforme, principalmente, a LAI (Lei 12.527/2011) e Estatuto Jurídico das Empresas Estatais (Lei 13.303/2016). Na análise, foi verificada se as estatais cumpriram as deliberações do próprio Tribunal, que exigiu a publicação de informações e documentos relativos a contratos, licitações, receitas, despesas, gastos com remunerações, diárias e passagens, e, ainda, se os formatos dos documentos publicados permitem que os cidadãos façam consultas e utilizem as informações públicas.
A classificação do TCU tem, como objetivo, ampliar a transparência e estimular o controle social. A avaliação do Tribunal acontece anualmente e cada estatal recebe um relatório personalizado com as notas comparadas as das demais empresas avaliadas e um índice de transparência, proveniente da média simples dos itens de avaliação considerados aderentes.
Transparência no Serpro
O Portal da Transparência e Governança do Serpro foi criado para facilitar a comunicação com a sociedade, governo e órgãos fiscalizadores e dar visibilidade aos instrumentos que disciplinam e viabilizam as ações de transparência e de governança corporativa. O Portal é uma das mais importantes ferramentas de accountability e participação social.
Primeiro chatbot para o comércio exterior é lançado
Os importadores e exportadores brasileiros ganharam uma nova solução que traz mais facilidade para o comércio exterior no país. O Serpro lança nesta segunda-feira, 20 a tecnologia de chatbot, chamada MaIA, criada para facilitar o uso do Sistema Integra Comex, que permite, aos operadores de comércio exterior, se integrarem às bases de dados relativas a importações e exportações de mercadorias e gestão de cargas.
A assistente virtual pode ser utilizada por qualquer pessoa e está disponível na página do Sistema Integra Comex, podendo ser acessada a partir de um ícone no canto direito. O chatbot foi criado para esclarecer tópicos técnicos e contratuais mais comuns, como quais os serviços estão disponíveis, como se autenticar ou quais os custos envolvidos.
“A MaIA utiliza inteligência artificial (IA) e aprende, a cada nova interação, com o usuário”, explica Felipe Leite, um dos responsáveis pela tecnologia no Serpro. No momento, a robô esclarece apenas dúvidas de usuário. “Por enquanto, a MaIA não traz informações de negócio, mas sabemos que ela tem a capacidade de aprender rápido e, brevemente, vamos agregar esse conhecimento em suas orientações”, complementa.
De acordo com o gerente do Departamento de Comércio Exterior do Serpro, Paulo Ramos, a inovação representa um marco nos sistemas de informação do Comércio Exterior. "O chatbot permite que determinadas questões sejam resolvidas diretamente pelo usuário final de maneira rápida, eficiente e com redução de custos. Estamos dando o primeiro passo em direção ao futuro", salienta.
Assistente virtual
“Os chatbots são assistentes virtuais que usam recursos de processamento de linguagem natural e interagem com os usuários por meio de mensagens, a chamada interface conversacional. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) torna possível descobrir a intenção presente na fala do usuário, além de entender ambiguidades e, ao final, encontrar a melhor resposta. A inovação melhora a experiência do usuário e traz mais eficiência no entendimento às necessidades de quem precisa de um atendimento”, explica o gerente de Divisão do Comércio Exterior do Serpro, Fernando Lustosa.
Comércio Exterior
O Integra Comex permite que os operadores de comércio exterior tenham acesso a dados atualizados diretamente do governo, com diversas informações agregadas e possibilidade de checagem automática. A solução pode ser utilizada para qualquer operação, seja de exportação, importação ou gestão de cargas.
Serpro e Oracle firmam parceria em Multicloud
Após Amazon Web Service (AWS), Huawei Brasil e Microsoft, o Serpro Multicloud ganha mais uma grande parceria para o fornecimento de serviços em nuvem ao setor público. A Oracle Cloud Infrastructure (OCI) é a quarta big tech a se unir ao Serpro para ampliar as opções de tecnologia em nuvem dentre as empresas que operam no Brasil. O contrato no modelo de parceria de negócio com a Oracle foi publicado no Diário Oficial da União do dia 1º e tem vigência de cinco anos.
Os serviços em nuvem disponibilizados com a parceria são de alta performance, seguros, baseados em tecnologia autônoma com os sistemas Data Base, Linux, Data Guard e arquitetura convergente Exadata: a base do Oracle Autonomous Database, que usa o aprendizado de máquina para fornecer um serviço de banco de dados autônomo, auto seguro e auto reparador, tornando as organizações e os desenvolvedores mais produtivos. Além disso, a Oracle é a única provedora de nuvem com MySQL - versão enterprise gerenciada, tecnologia de banco de dados de baixo custo, e, ainda, única que está localizada em duas regiões no Brasil, o que possibilita estratégias de Disaster Recovery implementadas na mesma nuvem e 100% em território nacional.
As parcerias com os grandes players de mercado proporcionam a redução de custos na compra em escala e agiliza a aquisição de tecnologia necessária para que órgãos públicos continuem aprimorando suas ofertas digitais e os serviços prestados ao cidadão.
De acordo com o diretor e Operações do Serpro, Antonino dos Santos Guerra, a solução Multicloud traz diversas vantagens em relação a escalabilidade, agilidade na instalação de recursos computacionais, disponibilidade dos times de TI das instituições para suas novas demandas, tudo isso contando com a expertise de segurança do Serpro. "É uma tecnologia de alta performance que permite flexibilizar as infraestruturas de TI, dispensando, em muitos casos, a construção de centros de dados próprios, reduzindo custos e despesas com tecnologia", avalia.
Acelerando a transformação digital
“A missão que o Serpro vem desempenhando é crucial na aceleração da transformação digital do Brasil. Parcerias como esta, além do acesso à tecnologia em nuvem, permitem agilidade na disponibilização de novos serviços aos cidadãos, o que, especialmente no momento em que vivemos, impacta positivamente o consumo e a percepção sobre os serviços públicos”, destaca o diretor de vendas da Oracle, Bento Bueno. “A Oracle Cloud Infrastructure é concebida para instituições que buscam maior desempenho, custos mais baixos e migração mais fácil para seus aplicativos existentes”, salienta.
Parcerias
Em junho de 2020, a AWS foi a primeira contratante do Serpro, dando início às parcerias para o projeto multinuvem. As iniciativas atendem à Estratégia de Governo Digital e são possíveis graças a um novo modelo contratual estabelecido pela Lei das Estatais. O objetivo é agilizar a adoção e o desenvolvimento de novas tecnologias, impulsionando o processo de transformação digital no país.
De acordo com a Lei das Estatais, foi realizado um chamamento público e as empresas que operam no Brasil e que atenderam aos requisitos tiveram igualdade de oportunidades para participar da parceria. Em breve, será assinado contrato também com a IBM.
Gestão orçamentária da União pode ser realizada em uma única plataforma
Para dar mais agilidade e eficiência à execução orçamentário da União, o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) passou a integrar as etapas de empenhar, liquidar e pagar em um único ambiente web. A solução da Secretaria do Tesouro Nacional desenvolvida pelo Serpro é o maior sistema estruturante do país e realiza a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil do Governo Federal.
A única etapa que faltava para completar todo o ciclo de execução orçamentária no Siafi era o empenho que agora foi finalizada e está disponível no sistema. O empenho é a primeira fase da execução orçamentária e começou a ser migrado no início de 2021. As demais etapas, de liquidação e pagamento, já haviam sido incluídas em anos anteriores.
“Esse lançamento faz parte da transformação digital do governo e é um marco no processo de modernização do Siafi, considerado um dos maiores sistemas estruturantes do governo federal”, avalia Kelvia Ribeiro, uma das analistas de negócio responsáveis pelo sistema desenvolvido pelo Serpro. "O novo módulo do sistema inclui sugestões que foram desenvolvidas a partir de pesquisas feitas com usuários dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário", relata.
Outras novidades
O Siafi Web traz outras novidades como a utilização da assinatura digital, conferindo fé pública aos documentos, que também podem ser exportados em .pdf e integrados a outros sistemas do governo. Além disso, foi incluído o chamado “pré-empenho” para o planejamento e execução de orçamentos, muito utilizado por vários órgãos do judiciário e da educação. “É uma vontade de se fazer uma reserva de recurso que ainda não se tornou uma obrigação, sendo confirmada posteriormente", explica Elizabeth Gedeon, especialista técnica do Siafi no Serpro.
Revolução e evolução
Criado em 1987, o Siafi inovou a gestão das informações orçamentárias, financeiras e patrimoniais da Administração Pública. Antes de sua implementação, havia uma multiplicidade de contas, com dados defasados, inconsistentes e carentes de padronização. A primeira versão web do sistema estreou em 2012. Na época, já havia a previsão de que todas as funcionalidades seriam migradas gradualmente, até que o antigo sistema, o "Siafi Operacional", fosse totalmente descontinuado.