Noticias 2021
Depois de 35 anos, o título da terra
Valdir da Costa tenta há 35 anos obter o título da terra. Agora, ele é mais um dentre centenas de agricultores que têm a possibilidade de assegurar, já nesta semana, o título que espera desde 1986, ano em que começou a morar e trabalhar na propriedade. Após décadas de tentativas, Valdir teve o seu lote cadastrado e analisado na Plataforma de Governança Territorial. Atendido pela servidora do Incra, Julineide Oliveira, recebeu dela uma boa notícia: sem pendências, já com o “ok” da etapa de georreferenciamento, o título é, praticamente, uma questão de dias.
“Gostaria de ter o documento para deixar a terra garantida para os meus dois filhos e neto”, acrescentou o produtor rural, tendo as suas esperanças renovadas. Valdir (à esq) e seus filhos poderão acompanhar o status do requerimento diretamente na Plataforma de Governança Territorial (PGT). Solução digital desenvolvida pelo Serpro para o Incra, que foi o objeto de uma força tarefa das duas instituições na cidade de Alta Floresta D'Oeste, em Rondônia, na última semana, entre 18 e 22 de outubro.
No município, localizado a cerca de 530 km da capital, Porto Velho, aproximadamente 80% das propriedades rurais estão em nome da União. A atividade especial, liderada pelo Incra, com participação do Serpro e da prefeitura, teve como objetivo acelerar a titulação das terras dos produtores rurais e ocupantes de terras públicas na região, em especial da gleba Bom Princípio. Gleba é o termo que se dá a uma área com terrenos ocupados mas que ainda não foram regularizados.
Logo nos dois primeiros dias, foram realizados quase 190 atendimentos. Destes, 56 foram requerimentos de obtenção da titularidade e 23 já estavam sem pendências, sendo enviados para gerar efetivamente o título da terra.
“Nós tivemos uma média de 100 atendimentos por dia e o nosso trabalho foi justamente acompanhar o desempenho da plataforma, disponibilizando o suporte tecnológico que fosse necessário”, registra o analista do Departamento de Soluções Digitais para Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Serpro, Lucivaldo Lima. Pela empresa, além dele, também atuaram Roberta Fernandes e Leonardo David Silva, especialistas em experiência do usuário.
Inclusão digital
A participação de Leonardo e Roberta na atividade teve o objetivo de coletar informações que vão servir de insumo para aprimorar o PGT, tornando-o ainda mais fácil e intuitivo para os brasileiros. Um dos aprendizados foi sobre os diferentes níveis de familiaridade da população com a tecnologia. Muita facilidade para usar aplicativos de mensagens no celular, mas um pouco mais de dificuldades com plataformas web.
“Quando o analista do Incra observava que era possível que o próprio requerente utilizasse o computador, então este recebia orientação para navegar pelo PGT. Em outros casos, isso não era possível, tendo o analista que utilizar a plataforma pelo requerente, este sentado ao seu lado”, relata Leonardo.
Após a semana de observação dos usuários e dos profissionais do Incra, Leonardo acredita ter material relevante para o aperfeiçoamento da solução. “Coletamos feedbacks e insights para a evolução do Gov.Br e, principalmente, do PGT, e esperamos poder aplicar as ideias no projeto das novas entregas e, assim, colaborarmos com um sistema ainda mais útil para a sociedade brasileira”, afirmou.
A diretora de Governança Fundiária do Incra, Eleusa Maria Gutemberg (à esq), também acompanhou a atividade em Alta Floresta D'Oeste/RO. Ela destacou a relevância do Governo Federal, por meio do Incra, levar os serviços diretamente ao público. "A Plataforma de Governança Territorial é a transformação digital desses serviços, é a desburocratização e celeridade que a sociedade tanto almeja. Tudo isso nos dá, por exemplo, a possibilidade de emitir o tão sonhado título de domínio, de maneira segura e ágil", afirmou a diretora, convidando a população a utilizar a plataforma. "Através desse uso é que poderemos avaliar, fazer ajustes, se necessários, sempre buscando avançar pra melhor atender aos brasileiros", completou.
Serviços da Plataforma
A presença do governo federal conecta ainda mais o Estado à sociedade, facilitando a vida da população, por meio da Plataforma de Governança Territorial. A inovação foi lançada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, no último dia 7/10.
O principal serviço que pode ser acessado pela Plataforma é a solicitação de título de regularização fundiária e de assentamento da reforma agrária. Com a disponibilização do serviço digital, os assentados e ocupantes de áreas rurais da União passíveis de regularização podem requerer a titulação pela internet.
A primeira versão já conta com análise inteligente de conformidade para a titulação, com validação automatizada a partir de consultas de bases, ou seja, a plataforma verifica imediatamente se o interessado está apto a receber o título, se existe alguma pendência ou se a área está apta para titulação. O acesso é realizado por meio de login na conta do gov.br. São ofertados os serviços de acordo com o perfil de cada usuário.
Ousar Transformar é o tema da Semana de Inovação patrocinada pelo Serpro
O papel da inovação e da transformação do setor público para a superação dos desafios da sociedade é o foco principal da Semana de Inovação deste ano, que acontece nos dias 9 a 12 de novembro e conta com a presença do Serpro, empresa de TI do Governo Federal. A 7ª edição do evento tem como tema “Ousar Transformar” e busca fomentar o debate de ideias, troca de experiências e uma mentalidade mais disruptiva na Administração Pública.
O evento online é realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU), Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Ministério da Economia. O Serpro terá participação ativa durante três dias de evento, oferecendo oficinas e palestras, incluindo uma promovida pelo presidente da empresa, Gileno Barreto, sobre “Identidades Digitais para Acelerar a Transformação Digital do Brasil”.
Na edição deste ano, está confirmada também a presença da prefeita de Bogotá, Claudia López, da estudiosa britânica-venezuelana, Carlota Perez, da autora premiada Madeleine Bunting, do escritor e colunista Coleman Hughes, e do empreendedor em série Erick Brimen. O evento conta com a parceria de 23 empresas e o envolvimento de mais de 30 instituições.
Ousadia
O encontro da Semana de Inovação será inteiramente digital e as atividades previstas estão distribuídas em uma galáxia dividida em quatro mundos diferentes: Adminai (onde os temas serão os desafios da gestão pública e geração de resultados), Populum (com assuntos sobre os desafios sociais e inovação para problemas complexos), Territorea (que abordará a relação entre pessoas, cidades e meio ambiente) e Techterea (onde os conteúdos abordarão o mundo digital e a tecnologia como aliada da transformação).
Ao todo, serão pelo menos 360h de atividades nos mundos e 50h de conteúdo On Demand, com convidados especiais e curadoria de conteúdos para serem assistidos pelos participantes em seu próprio ritmo. Além de mais de 30 palestrantes de renome nacional e internacional e atrações no Meteoro Picth, serão realizadas ainda atividades especiais no Universo Paralelo, espaço pensado para momentos de networking e de descontração, tudo disponível para milhares de participantes.
Programação do Serpro
Para participar da Semana de Inovação e acompanhar as atividades promovidas pelo Serpro, basta fazer a inscrição gratuita no site do evento. Confira abaixo a programação que o Serpro preparou para os participantes.
Oficina Transformação Digital de Serviços Internos
Data, hora e local: 9/11, terça-feira, das 19h às 21h, Mundo Techterea.
Maykel Douglas Sousa Rocha, head de Gestão de Processos.
Oficina Plataforma Serprobots
Data, hora e local: 10/11, quarta-feira, das 8h às 10h, Mundo Techterea.
José Ronaldo Agra, head de Soluções de Linguagem Natural, e Rafael Odon, desenvolvedor do Serpro especialista em Ciência de Dados e Big Data.
Oficina Insights para evoluir: feedback e performance
Data, hora, local: 10/11, quarta-feira, às 8h, Mundo Adminai.
Adolfo Kuhn Pfeifer, Alessandra Rangearo Fiorentini, Athena dos Santos Fernandes, Maria Elisa de Albuquerque, analistas da Superintendência de Gestão de Pessoas do Serpro.
Oficina de design e desenvolvimento de aplicativos de voz
Data, hora e local: 10/11, quarta-feira, às 10h, Mundo Techterea.
Alberto Marianno de Santana Santos e Keyle Barbosa de Menezes, analistas da Superintendência de Serviços e Engenharia de Soluções Digitais.
Mesa Redonda GovTech e os caminhos para a transformação do Estado
Data, hora e local: 10/11, quarta-feira, das 19h às 21h, Mundo Techterea.
Alexandre Ávila, superintendente de Negócios de Governo Digital do Serpro.
Mentoria A alavanca da Transformação Digital
Data, hora e local: 11/11, quinta-feira, das 8h às 10h, Mundo Techterea.
João Paulo Novais, líder de gestores de produto.
Mesa Redonda "LGPD - Segurança e Privacidade: dois lados da mesma moeda"
Data, hora e local: 11/11, quinta-feira, das 10h às 12h, Mundo Techterea.
André Sucupira, encarregado de dados do Serpro (DPO) e superintendente de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do Serpro.
Palestra Identidades Digitais para Acelerar a Transformação Digital do Brasil
Data, hora e local: 11/11, quinta-feira, às 11h05, Palco Holofote.
Gileno Barreto, presidente do Serpro.
Oficina Adequando o Serpro à LGPD: o mapeamento das atividades de tratamento de dados pessoais
Data, hora e local: 11/11, quinta-feira, das 19h às 21h, Mundo Techterea.
Glaucio Monteiro Rosa, head de governança do Programa de Privacidade e Proteção de Dados, Douglas Siviotti, especialista em engenharia de software e analista de sistemas do Departamento de Governança do Programa de P&PD, e Franklin Jeferson dos Santos, especialista em privacidade de dados no Serpro.
GDF une-se ao Serpro para traçar estratégias de privacidade de dados
Os dados, definitivamente, ingressaram no rol dos bens mais valiosos das instituições, sejam públicas ou privadas. E com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entender de segurança da informação é imprescindível para protegê-los, não somente pelo seu valor agregado, mas também em atenção e atendimento ao dispositivo legal. Com esse objetivo, o Serpro participou, na última terça-feira, 26, da Jornada de Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), promovida pela Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal (SES/GDF) e organizada pelo Grupo de Trabalho para LGPD da SES.
A Jornada de Adequação à LGPD foi realizada para o compartilhamento de experiências de adequação dos processos e sistemas da Secretaria às novas diretrizes sobre privacidade de dados. "Essa iniciativa da Secretaria de Saúde e do Governo do Distrito Federal de fazer um projeto orgânico e integrado de adequação à LGPD vai permitir um melhor resultado e, consequentemente, um menor dispêndio de recursos", afirmou Gileno Barreto, presidente do Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal que é referência sobre o assunto no país. "Temos longa experiência em atender e desenvolver soluções de elevado nível de segurança para a Administração Pública, o que nos coloca à frente de outras instituições”, destacou.
De acordo com Gileno Barreto, desde abril de 2019, o Serpro está trabalhando para se adequar à LGPD. “Já identificamos mais de mil itens de conformidades, com 670 ações efetivas de adequação, 2,5 milhões de dados classificados e capacitamos quase 7 mil empregados. É uma ação de governança corporativa que nos deixou algumas lições, como por exemplo, a de que a LGPD não se trata apenas de tecnologia; seu discurso de compreensão, necessariamente, passa pela área jurídica, sem prescindir das áreas técnicas", pontuou.
Para o secretário de Saúde do Distrito Federal, Manoel Pafiadache, a Secretaria tem uma especificidade no que diz respeito ao tratamento de dados. “Nós temos 35 mil servidores espalhados em mais de 200 estabelecimentos de saúde, entre hospitais, UBSs, UPAs, Samu. Todos esses locais possuem dados extremamente importantes, porque dizem respeito à saúde das pessoas, incluindo seus prontuários, além das informações dos servidores”, ressaltou.
Em vigor desde setembro de 2020, a LGPD define requisitos para privacidade, segurança e proteção de dados pessoais, que devem ser seguidos por toda pessoa jurídica ou pessoa física que lide com esse tipo de informação. "E por ser uma lei estabelecida, não há o que se questionar. É lei e nós vamos nos adequar. Que, nesse processo, possamos sensibilizar as demais secretarias e colaborar com a Administração Pública”, avaliou Pafiadache.
Jornada de Adequação à LGPD
Durante a Jornada, foram abordados os principais conceitos e impactos da LGPD para o setor público, além dos agentes de tratamento e aspectos de segurança da informação. O evento foi referenciado como 'jornada', porque representa o início de um longo trabalho. "Temos um longo e árduo trabalho pela frente para adequar todo o aparato do Governo do Distrito Federal para saber dar tratamento a todos os tipos de dados, digitais ou não, e dar a devida proteção ao cidadão", explicou o encarregado governamental de proteção de dados do GDF, Alberto Peres.
Segundo Alberto Peres, após a primeira etapa, que envolve diagnósticos, mapeamentos, análises de não conformidade e implementação de controles, será preciso iniciar um processo de conscientização e educação continuada com os servidores, incluindo os requisitos da LGPD na cultura organizacional a longo prazo.
Razões para investir em privacidade
Para o encarregado de dados do Serpro, o DPO André Sucupira, estudos apontam que a maioria das empresas veem um retorno muito atraente sobre seus investimentos em privacidade. Um total de 35% das organizações tiveram benefícios, pelo menos, duas vezes superior aos gastos e, apenas, 15% relataram que não, embora o retorno tenha sido, pelo menos, equivalente.
Sucupira apresentou, ainda, a atual estrutura da área que cuida de LGPD no Serpro, no caso, a Superintendência de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais (Suppd), organizada em dois departamentos: Governança do Programa de P&PD e Integração e Gestão de Processos de P&PD. "O Serpro optou por uma estrutura enxuta, que se apoia na colaboração das outras áreas da empresa. Estamos implementando, ainda, uma rede de colaboração para o tema privacidade e proteção de dados, que envolve todas as unidades organizacionais do Serpro" explicou.
O objetivo principal do trabalho apontado por Sucupira é garantir que o cidadão se sinta seguro e tenha sua privacidade respeitada ao utilizar as soluções do governo desenvolvidas pela empresa. "Para isso, estamos implementando a LGPD com efetividade, aprimorando a governança, gestão de riscos, processos, pessoas qualificadas e tecnologia para proteger a privacidade dos dados pessoais", salientou.
Serpro participa do maior evento de tecnologia e inovação do mundo
Acelerar ainda mais a transformação digital do Brasil conectando-se com o melhor da inovação mundial. Com esse objetivo, o Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, juntamente com a Apex-Brasil e o Ministério da Economia participam da Web Summit Lisboa, maior evento de tecnologia e inovação do mundo, que acontece na capital de Portugal do dia 1º a 4 de novembro.
A Web Summit Lisboa reúne centenas de empresas multinacionais e especialistas da indústria global de tecnologia e internet, como Google, AWS, Facebook, IBM, Microsoft, Accenture e Siemens. Representando o governo brasileiro, participam do evento o presidente do Serpro, Gileno Barreto, o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Lucas Fiuza, e o secretário especial adjunto de Produtividade do Ministério da Economia, Bruno Portela.
"Estar conectado com esse ambiente de inovação global nos permite estabelecer novas parcerias e prospectar negócios em nível mundial. O Brasil, como o sétimo país do mundo em Governo Digital, ficando à frente inclusive dos EUA e Canadá, tem muitas soluções inovadoras para mostrar. Mas viemos também com a intenção de trocar experiências e conhecimentos entre os gigantes da tecnologia para acelerar a transformação digital do nosso país”, destaca Gileno Barreto.
Os 250 mais importantes
Durante a Web Summit, acontece, também, o Corporate Innovate Summit, evento privado que reúne 250 líderes de inovação das maiores empresas do mundo. O presidente do Serpro, Gileno Barreto, é um dos convidados que participa de painéis e rodadas de discussão sobre tecnologia e inovação.
O Serpro leva ao evento, ainda, seu time de negócio para mercado internacional e de governo federal com o objetivo de intensificar o relacionamento com outros países e buscar novas parcerias que impulsionem o programa de internacionalização das tecnologias da empresa.
Programa para startups
Mais de 1,5 mil startups de todo o mundo marcam presença na Web Summit, que tem, como objetivo, atrair os negócios nascentes de alto crescimento para os ecossistemas de empresas líderes em tecnologia global.
O Programa Serpro Booster foi lançado pelo Serpro, em setembro deste ano, para oferecer benefícios e condições diferenciadas aos negócios nascentes e promover parcerias com diversos ecossistemas de inovação. A iniciativa é uma das ações que estão sendo apresentadas às startups participantes do evento.
Web Summit
Considerado o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, a Web Summit é realizada anualmente, desde 2009, já tendo sido sediada em diversos países do mundo, como Dublin, Hong Kong e Lisboa.
A edição 2021 do Web Summit reúne mais de 128 países, 42 mil participantes e 700 palestrantes, que tratam sobre os grandes desafios que a indústria global enfrenta no mundo. As trilhas do evento abordam tópicos que vão desde tecnologia e ciência de dados até design e sustentabilidade ambiental.
A Web Summit reúne fundadores e CEOs de empresas de tecnologia no mundo, startups de rápido crescimento, formuladores de políticas e chefes de estado para discutirem quais são os próximos passos e as novas tendências mundiais.
Trabalhando nas nuvens
Você sabe o que é um desktop virtual? Trata-se da oferta de recursos computacionais na nuvem que emulam a performance de um desktop tradicional. Com a virtualização, você não precisa ficar trocando seu equipamento para acompanhar a evolução tecnológica. Basta ter acesso à internet e contratar a configuração de hardware na medida certa da sua necessidade.
Esse modelo de serviço está conquistando empresas e governos por sua flexibilidade, mobilidade e segurança. E o Serpro é referência no assunto quando se fala de virtualização de ambientes de trabalho para organizações públicas com o produto Escritório Virtual em Nuvem (EVN).
De acordo com Glauber Paese, gestor do produto, o EVN vai além do conceito de desktop virtual, pois conta com uma camada de serviços, ferramentas customizadas e integração com ambientes de LAN e intranets já existentes, possibilitando espaços corporativos de trabalho onde quer que os usuários estejam. “O Escritório Virtual eleva o conceito da rede local tradicional e traz os benefícios da computação em nuvem também para este segmento”, analisa.
Mas, afinal, quais são as diferenças entre uma estação física e uma virtual? E quais os diferenciais do EVN para outras soluções de mercado? As respostas a essas e outras perguntas você confere a seguir.
Comparando
Nesta comparação, vamos colocar lado a lado a estação virtual do EVN -- com 8 GB de RAM, 100 GB de disco e 4 VCPU -- e um desktop físico de performance equivalente -- Intel Core i5-10500T (10ª Geração), 8GB de RAM e disco SSD de 256 GB (dados obtidos na página do fabricante).
O que só o Escritório Virtual tem
Quando você compra um computador físico ele costuma vir com um pacote básico de softwares, incluindo o sistema operacional e antivírus, que nessa comparação é igual para os dois lados: Windows 10 Pro ou Linux.
O diferencial é um conjunto de serviços de administração, suporte e ferramentas customizadas que só a Estação Virtual do Serpro oferece, incluindo: solução de proteção de endpoint; template do sistema operacional customizado; pacote de serviços de sustentação do ambiente de rede; serviços de infraestrutura e rede local (AD, DNS, DHCP, NTP e WSUS); aplicação de distribuição automatizada de softwares; portal web para acesso (mobilidade); e firewall corporativo, proxy e duplo fator de autenticação.
Assistência técnica
Em geral, a assistência técnica gratuita está limitada à garantia oferecida pelo fabricante, no caso do computador físico. Depois desse período, a assistência é cobrada ou mantida por equipe própria da organização.
No caso do EVN, a assistência é permanente, durante todo o período de contratação. Além disso, a manutenção é muito mais rápida no caso da estação virtual, já que não demanda deslocamento de técnicos ou remessa da máquina para reparos.
Flexibilidade
A renovação do parque computacional de uma organização é sempre um procedimento complexo e demorado, que envolve a compra e a troca de grandes quantidades de máquinas.
Tudo é diferente com a Estação Virtual em Nuvem do Serpro. Além da dispensa de licitação para órgãos públicos, o EVN permite alta e rápida escalabilidade, bastando alguns cliques para dobrar ou triplicar o número de estações disponíveis.
Outro ponto importante é a flexibilidade deste modelo de infraestrutura como serviço. Se você precisa de uma ou algumas poucas novas estações, não precisa esperar até o próximo evento de compra. Basta indicar o número desejado e a disponibilidade é instantânea.
De qualquer lugar
Uma vantagem indiscutível das estações virtuais é a mobilidade. O acesso via internet possibilita um aumento na produtividade, já que a estação fica disponível de qualquer lugar que possua os requisitos mínimos necessários para acesso ao ambiente. Não ficar preso a um local físico específico para a realização de tarefas é um elemento fundamental na modalidade de trabalho remoto, cada vez mais usada em todas as esferas de governo.
Outro elemento interessante é que uma mesma estação pode ser usada por duas (ou mais) pessoas, em localidades diferentes, desde que em turnos/momentos distintos, um compartilhamento impensável para os dispositivos físicos tradicionais. E tudo isso com zero risco de furtos e segurança de acesso reforçada.
Preço
E quanto custa todo esse conjunto de benefícios que a Estação Virtual em Nuvem do Serpro oferece? Uma unidade do EVN, sai a partir de R$ 98,46 por mês. O Serpro oferece diferentes opções de configuração para melhor adequar a necessidade do cliente.
Lembrando que o acesso ao ambiente virtual pode se dar por meio de estação de trabalho comum ou por dispositivos compatíveis, o que significa que nenhuma máquina do parque computacional já existente no órgão precisa ser trocada.
Ficou interessado? Então agende seu atendimento agora
Nossa equipe apresentará os benefícios do nosso serviço e como ele pode facilitar o trabalho de seu órgão de governo. Acesse a página do Escritório Virtual em Nuvem do Serpro.
Serpro é bicampeão como melhor empresa de serviços de governo
O Serpro recebeu, pelo segundo ano seguido, o prêmio de melhor empresa de serviços de governo no segmento grande porte. A avaliação foi realizada Anuário Informática Hoje, que também faz o ranking das 200 maiores empresas de TI do país. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira, dia 11.
“Foi um ano desafiador para o Serpro e demos muita atenção para os programas de manutenção de emprego e renda. Mas também tivemos grandes realizações, como o aumento de escala do gov.br, o que representou uma vitória do Serpro e do Ministério da Economia”, avaliou o presidente da empresa de TI do governo federal, Gileno Barreto. Considerado o maior portal de serviços de governo do mundo, o gov.br conta com mais de 115 milhões de usuários cadastrados e um total de 4.811 serviços públicos disponíveis ao cidadão.
A atuação da empresa também contribuiu para que o Brasil fosse eleito, pelo Banco Mundial, como o sétimo país do mundo com a maior maturidade em governo digital. “Fomos os melhores das Américas, incluindo EUA e Canadá. Também fomos os únicos que atingiram esse nível de reconhecimento com uma população superior a 100 milhões de habitantes”, anunciou o presidente do Serpro.
Uma outra outra tecnologia que ganhou destaque foi a do Embarque + Seguro. O sistema desenvolvido pelo Serpro permite a identificação biométrica de passageiros, que passam pelo processo que vai da achegada ao aeroporto até a entrada nas aeronaves sem necessidade de contato humano. O Embarque + Seguro já foi testado com sucesso em sete aeroportos de todo o país. Um terceiro destaque de 2021 foi a ampliação à declaração pré-preenchida do IRPF, permitindo acesso a serviços que antes exigiam certificado digital.
Premiação
Desde 1986, a Anuário Informática faz a análise do desempenho econômico-financeiro das empresas que atuam no mercado brasileiro de tecnologia da informação. Todos os dados são supervisionados por uma equipe de professores da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. O anuário também publica o ranking das 200 maiores empresas de informática do país, de acordo com sua receita líquida. O prêmio se baseia nos dados econômico-financeiros de 2020 e é um dos mais importantes reconhecimentos da boa gestão das principais empresas do setor brasileiro de informática. A versão eletrônica do Anuário Informática Hoje 2021 pode ser conferida aqui.
Ranking
De acordo com a avaliação dos jurados, ficaram em primeiro lugar em eficiência, nas categorias grandes, médio e pequeno porte: Hardware - Positivo Servers & Slutions, Digicon e Akiyama; Software – Totvs, Senior Sistemas, Softexpert Software; Integração - Stefanini, Magna Sistemas, Ícaro Tech; Serviços - Tecban, Grupo Experity, Via\W; Serviços de Governo - Serpro, Procempa, Empro Tecnologia e Informação; Canais – Brasfotware Informática, V8 Consulting; 3Corp Technology. Já as cinco maiores empresas de tecnologia de informação do país são HP Brasil, Microsof, Accenture, Vivo, Serpro e Brasoftware Informática.
Gov.br ganha primeiro lugar no iBest 2021
A plataforma Gov.br, solução desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Economia com mais de 115 milhões de usuários cadastrados, foi avaliada como o melhor serviço de governo do Brasil pelo júri popular do Prêmio iBest 2021. Os finalistas, além da plataforma de serviços, foram o Pix e o Auxílio Emergencial. O prêmio foi obtido pelo Serpro pelo segundo ano consecutivo. Outras duas soluções digitais da empresa de TI do governo federal, os aplicativos Carteira Digital de Trânsito (CDT) e Pessoa Física - Receita Federal ficaram entre os dez finalistas. O iBest é considerado a maior premiação da internet brasileira.
Maior do mundo
Maior portal de serviços do mundo, o Gov.br foi lançado em agosto de 2019 e atualmente inclui, em um só ambiente, atendimentos de mais de 200 órgãos governamentais, incluindo todos os ministérios. A solução busca unificar os canais digitais do governo e apresentar as informações de todos os órgãos públicos em só local: no total, são oferecidos 4.811 serviços à sociedade. Além de trazer mais agilidade na atuação no atendimento ao cidadão, a plataforma permitiu a eliminação de filas em repartições públicas de todo o país. A tecnologia é desenvolvida pelo Serpro para Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.
“O Gov.br venceu no voto da população e esta é a melhor das vitórias para nós. É a prova de que estamos no caminho certo, ao oferecer milhares de serviços gratuitos e mais fáceis de acessar", afirmou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade. "O desempenho da plataforma contribuiu para que o Brasil também fosse eleito este ano, pelo Banco Mundial, como o sétimo país do mundo com a maior maturidade em governo digital", informou o presidente do Serpro, Gileno Barreto. O país foi considerado o melhor das Américas, ficando a frente dos Estados Unidos e Canadá.
A votação popular ocorreu de forma on-line e ficou aberta ao público do dia 15 de setembro a 24 de outubro. O IBest também divulgou os resultados da avaliação do júri da academia. O vencedor foi o Pix, aplicativo de pagamentos digitais desenvolvido pelo Banco Central. O segundo lugar ficou com o Poupa Tempo, um programa de acesso a serviços públicos. Já a terceira colocação foi obtida pela Carteira Digital de Trânsito, aplicativo que reúne versões eletrônicas da carteira de motorista e do documento veicular. A CDT já havia garantido a primeira colocação ao Serpro no ano passado.
Premiação
Até chegar ao resultado final, ocorrem cinco fases: seleção iBest, iBest 20+, iBest TOP10, iBest TOP3 e, finalmente, o anúncio dos vencedores. Nesta edição de 2021, mais de três milhões de votos foram computados na fase "seleção", que indicou os participantes para o Top 10.
Assine documentos digitais em qualquer hora e lugar
Rubricar todas as páginas e assinar a última folha em três vias. Depois, repetir o procedimento com cada um dos signatários. Será que não tem um jeito mais prático, fácil e até seguro de fazer isso sem a impressão de papéis e o velho leva e traz de documentos?
Esqueça o traço da caneta; a resposta está na tecnologia da assinatura digital. E o Serpro, pioneiro no Brasil em certificação digital e tecnologias de validação de identidade, acaba de aperfeiçoar esse modo eletrônico de assinar documentos com o lançamento do NeoSigner.
O Assinador Digital Serpro em Nuvem (NeoSigner) é uma plataforma online de assinatura digital para governo e mercado privado que simplifica o processo de assinatura de documentos de forma eletrônica. O serviço permite assinar de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, smartphone, tablet ou computador, através de uma interface intuitiva e segura. Todo o processo é regido por criptografia e uma trilha de auditoria completa.
"No cenário de globalização atual, governos e empresas de todos os tamanhos lidam com fornecedores, clientes e parceiros diferentes em várias cidades, estados e países. Essa realidade torna as assinaturas digitais muito mais convenientes do que o envio de um documento para uma parte que precisará imprimir, assinar, digitalizar e enviá-la para a pessoa seguinte, por exemplo", analisa Alfredo Baeta, gerente de Produtos de Privacidade e Segurança do Serpro.
Como funciona?
Alfredo Baeta explica que o fluxo de assinatura dentro do NeoSigner tem, basicamente, três etapas. Na primeira, o responsável pelo processo faz o upload do documento na plataforma. Em seguida, ele indica qual ou quais pessoas devem assinar aquele documento. Por fim, o NeoSigner envia um link para cada um dos signatários, que podem confirmar ou não a assinatura com apenas alguns cliques no computador ou dispositivo móvel de sua preferência, onde quer que estejam.
A plataforma possibilita uma série de tipo de registros, como: assinaturas simples; co-assinaturas (paralelas); múltiplas assinaturas sobre o mesmo documento; e contra-assinaturas (sequenciais), cuja finalidade consiste em conferir, com outra assinatura da mesma pessoa, a autenticidade da original.
Segurança
Mas o que garante a segurança de um documento assinado digitalmente? No caso do NeoSigner, o procedimento envolve o uso de criptografia e certificação digital nas duas modalidades de assinatura oferecidas pela plataforma.
A primeira utiliza a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), método que garante a mesma validade legal de um documento em papel com firma reconhecida. Nesse caso, cada um dos signatários deve possuir um certificado digital próprio.
A outra opção, mais prática, barata e adequada para processos internos em organizações públicas e privadas, utiliza certificados X509 (não ICP-Brasil) emitidos pelo Serpro exclusivamente para os assinantes. Nesse caso, não há a necessidade de que os signatários possuam certificados digitais próprios.
"Em ambas as modalidades, a assinatura é verificada e autenticada, garantindo validade aos documentos. Os dados exclusivos de identificação em uma assinatura digital permanecem incorporados ao documento e a mensagem codificada fica vinculada ao signatário", detalha Baeta.
Quer saber mais?
Descubra como o NeoSigner pode aumentar a eficiência do fluxo de trabalho, trazendo mais facilidade no gerenciamento e rastreamento de documentos, além de economia de custo e de tempo para sua organização. Acesse a página do produto na Loja Serpro.
Informação aditivada para turbinar o mercado automobilístico
Como estão distribuídos os carros, motos, ônibus e caminhões pelo território nacional? Essa pergunta, que soa como mera curiosidade para a maioria de nós, é fundamental para as grandes empresas do setor automotivo. Afinal, qual região pode estar carente de uma locadora de veículos? Como melhor alocar estoques de peças e distribuir suprimentos de recall? Quais as localidades em que uma montadora vende menos, ou mais?
Decisões acertadas de investimento e logística dependem dessas e de outras respostas; e todas elas podem ser encontradas no Painel de Inteligência Veicular, solução desenvolvida pela parceria entre Senatran e Serpro.
O que ele faz?
Trata-se de um painel acessado pela web, de fácil navegação, com informações baseadas no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e contendo alto nível de detalhamento. Está tudo lá: a categoria, a marca, o modelo, tipo de combustível, se o proprietário é pessoa física ou jurídica. E tudo isso georreferenciado até o nível de bairro (ou CEP), permitindo uma análise completa da frota de veículos por região. São informações atualizadas – e garantidas por bases oficiais de governo – dos mais de 100 milhões de veículos registrados no Brasil a partir de 1980. Dados prontos para serem analisados e utilizados para subsidiar estratégias de negócio e diminuir o risco de investimentos no setor.
Oráculo
O Painel de Inteligência Veicular é como um oráculo de dados inter relacionados que está só esperando as perguntas certas para fornecer as respostas que seu negócio precisa. Sua utilização é simples e intuitiva. O trabalho todo é feito pela tecnologia de Data Discovery que acessa, interpreta e classifica os registros do Renavam para gerar mapas de calor, gráficos e tabelas sob demanda.
“Podemos citar muitos exemplos de análises que podem ser construídas dentro painel. Locadoras com atuação nacional podem distribuir seus veículos de acordo com o volume de marcas semelhantes nas regiões de atuação; montadoras podem incentivar vendas diretas onde seus veículos são predominantemente de pessoas jurídicas; indústrias de peças podem planejar melhor a distribuição de seus estoques. E assim por diante. O que você quiser saber, os dados respondem. Do crescimento anual do número de carros elétricos em circulação, à marca de moto preferida em um bairro da sua cidade”, explica Marcio Fujita, da área de Produtos de Informação e Análise do Serpro.
Ainda de acordo com o analista, o público alvo da solução são empresas médias e grandes de atuação nacional que possuem a cultura de tomar decisões baseadas em informações. “Geralmente, essas organizações utilizam terceiros que produzem relatórios e pesquisas a um alto custo. O Painel de Inteligência Veicular representa uma ruptura desse modelo. Com ele, as áreas de inteligência das empresas são empoderadas, passam a ter independência para a coleta de dados estratégicos e podem incrementar seus modelos de informação descobrindo novos insights e respostas para seu negócio”, completa Marcio.
Quer acessar o Painel?
O Painel Veicular pode ser contratado por pessoas jurídicas que obtiverem anuência junto ao Denatran. Com uma assinatura mensal fixa, o cliente pode conectar-se à solução de modo ilimitado. Acesse a página da Loja Serpro, conheça mais detalhes da tecnologia e solicite uma demonstração hands-on do produto.
Carteira Digital de Trânsito é Top 3 no Júri Academia do Prêmio iBest
Com mais de 20 milhões de usuários em todo o país, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério da Infraestrutura, foi eleito Top 3 na categoria governo pelo Júri Academia iBest, formado por diversos especialistas e personalidades brasileiras. Considerado a maior premiação da internet, o Prêmio iBest 2021 escolheu a CDT como uma das três melhores iniciativas deste ano em governo do universo digital no país. O PIX e o Poupatempo ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente.
Em 2020, a CDT já havia sido premiada, liderando o ranking das melhores iniciativas digitais pelo Júri Popular, sendo eleita o melhor serviço de governo do Brasil. Neste ano, o aplicativo ficou em quarto lugar na votação popular, atrás apenas do Auxílio Emergencial, PIX e GOV.BR, este último também desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a premiação da CDT representa o esforço do governo em impulsionar a transformação digital no país. “Junto com o Serpro temos feito um trabalho de simplificar o estado brasileiro, de trazer realmente a modernização para o país, especialmente para o serviço público de trânsito. Esta premiação representa muito. Mostra que estamos no caminho certo e representa todo nosso esforço em simplificar o estado brasileiro e trazer eficiência para os nossos principais clientes, que são os cidadãos brasileiros”, destacou.
O presidente do Serpro, Gileno Barreto, ressaltou a importância da parceria com o Ministério da Infraestrutura para incentivar o desenvolvimento de novos projetos e anunciou novidades na CDT. “No próximo ano, vamos disponibilizar no aplicativo a transferência de veículos por meio de tecnologia de reconhecimento facial, simplificando o processo de transferência no país. Nossa parceria para prover soluções digitais inovadoras também na agenda de trânsito nos permite entregar ao cidadão um país mais simples, mais fácil e mais digital”, salientou.
Importância reconhecida
Além de disponibilizar ao cidadão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em formato digital, que são documentos de porte obrigatório no trânsito, o aplicativo também oferece serviços importante, como o aviso sobre o vencimento da CNH, a visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas de trânsito com até 40% de desconto, o aviso de recall de veículos, o compartilhamento do documento do veículo para até outros cinco usuários, a indicação do real infrator e condutor do veículo, e a transferência de propriedade do veículo em alguns estados.
Emissão em alta
Lançado em 2018, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito disponibilizava somente a CNH em formato digital, evoluindo ao longo dos anos com outras funcionalidades para facilitar a vida do cidadão e impulsionar a transformação digital do país. Atualmente, mais de 20 milhões da CNH digital já foram emitidas e São Paulo é o estado com maior número de emissões, ultrapassando 6 milhões. Minas Gerais, com 2,1 milhões, e Rio de Janeiro, com 1,5 milhão, são os outros estados com maior emissão.
Em 2020, o CRLV também passou a fazer parte da documentação disponível digitalmente na CDT, já tendo também mais de 20 milhões de emissões ativas. Tanto a CNH quanto o CRLV digitais possuem a mesma validade jurídica das versões físicas e são aceitos como documentos oficiais pelos agentes de trânsito. O estado com maior número de CRLVs ativos é São Paulo (5,8 milhões), seguido de Minas Gerais (2,1 milhões) e Rio de Janeiro (1,9 milhão).
Multas com desconto
Em 2020, a CDT passou a integrar as funcionalidades do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), criado em 2016, permitindo realizar o pagamento de multas de trânsito com até 40% de desconto. Já foram contabilizadas mais de 4 milhões infrações pagas por meio da tecnologia desenvolvida pelo Serpro. O Distrito Federal, localidade com maior número de multas pagas pelo sistema, tem mais de 1,4 milhão infrações registradas, das quais 78% tiveram o desconto de 40% no valor total da multa, gerando uma economia significativa para o cidadão.
Premiação
O prêmio iBest foca em iniciativas do mundo digital e atualmente é considerado a maior premiação do tipo no Brasil. Até chegar ao resultado final, premiando a melhor iniciativa de cada categoria, cinco fases ocorrem durante todo o processo de análise, sendo elas: seleção iBest, iBest 20+, iBest TOP 10, iBest TOP 3 e o anúncio dos vencedores.
Aeroporto de Congonhas testa embarque por reconhecimento facial com tripulantes
O programa Embarque + Seguro 100% Digital do Governo Federal, com uso de reconhecimento facial biométrico, iniciou, nesta semana, testes com pilotos e comissários de bordo no Aeroporto de Congonhas (SP). A tecnologia dispensa a apresentação dos documentos de identificação dos tripulantes no momento de acesso à sala de embarque e aeronaves. O objetivo é tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos.
Como parte do programa de transformação digital do país, o Embarque +Seguro foi idealizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. A solução tecnológica foi desenvolvida pelo Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, e conta com a contribuição ainda da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero, companhias aéreas, operadoras de aeroportos e empresas de tecnologia da informação.
Inicialmente, estão sendo realizados testes com tripulantes das empresas aéreas Azul, Gol e Latam com base em Congonhas. A fase de testes terá duração de 15 dias, podendo ser ampliada, e será estendida para o Aeroporto Santos Dumont (RJ). A tecnologia das estações de identificação facial foi desenvolvida pelas empresas Digicon e Idemia.
O projeto para tripulantes foi viabilizado graças à implementação da CHT Digital (documento de identificação de tripulantes), ação desenvolvida pela Anac. As informações da CHT serão consultadas na base de dados do Governo Federal, por meio de sistema desenvolvido pelo Serpro para o programa Embarque +Seguro.
Evolução
“Realizamos, entre outubro de 2020 e setembro de 2021, os testes do embarque por meio do reconhecimento facial biométrico de passageiros. Damos início agora a uma nova etapa, com os tripulantes, na qual combinamos ao mesmo tempo duas tecnologias disruptivas: a carteira digital do tripulante, que é realidade em todo o país, e o reconhecimento biométrico do Embarque + Seguro”, explica o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.
“É algo realmente inovador, que dispensará totalmente o manuseio de documentos físicos para que pilotos e comissários acessem salas de embarque e aeronaves. Estamos empolgados com essa evolução”, disse. Segundo o secretário, as tratativas entre SAC/MInfra, aeroportos e companhias aéreas estão em fase adiantada para a implantação definitiva do embarque biométrico nos aeroportos do país já em 2022.
Para o diretor-presidente da Anac, Juliano Noman, o avanço da implantação do reconhecimento facial nos aeroportos mais movimentados do país é fundamental para o crescimento da aviação civil e tem potencial de colocar o setor aéreo brasileiro entre os mais avançados em tecnologia.
"Essa ação visa facilitar e simplificar a vida de cada usuário do transporte aéreo, sejam eles passageiros ou tripulantes. Contribui também para aumentar o nível de segurança nos aeroportos e a confiabilidade na identificação, ao permitir a interação com o reconhecimento facial do CHT Digital de tripulantes, que é uma entrega do Voo Simples, nosso programa voltado para modernização e desburocratização da aviação brasileira", reforçou.
Vanguarda
De acordo com o presidente do Serpro, Gileno Barreto, a tecnologia do Embarque + Seguro é inovadora e coloca o Brasil na vanguarda neste movimento do Governo Federal de impulsionar a transformação digital no Brasil. “O Embarque + Seguro combina a validação biométrica e análise de dados, garantindo uma conferência precisa, ágil e segura da identidade, agora também, de tripulantes. A tecnologia garante o acesso às áreas restritas dos aeroportos com mais conforto e tranquilidade e traz mais agilidade às viagens aéreas”, enfatiza.
Gileno ressalta, ainda, o compromisso com a privacidade dos dados do cidadão. “A solução atende à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e tem por premissa a segurança no tratamento dos dados pessoais contra uso indevido ou não autorizado”, salienta.
O diretor de operações da Infraero, Brigadeiro André Luiz Fonseca, que esteve em Congonhas junto com o comandante Ondino Dutra, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), para o início dos testes com a tripulação, destaca que o Aeroporto de Congonhas é o primeiro do Brasil a testar a tecnologia com tripulantes. “O Embarque + Seguro está na vanguarda dos movimentos que priorizam a segurança e a agilidade nos processos aeroportuários”, afirma o Brigadeiro.
Como Funciona
No momento do controle de acesso à Área Restrita de Segurança (ARS), um equipamento de leitura biométrica coleta a leitura facial do tripulante e valida os parâmetros biométricos junto à base de dados da CHT Digital, confirmando se o indivíduo é tripulante da aviação civil e a validade do documento.
Em caso de identificação biométrica positiva, o tripulante terá o acesso liberado à ARS do aeroporto sem a necessidade de apresentação de documentos para o acesso, evitando o contato do tripulante e do agente de controle de acesso fisicamente aos documentos (procedimento touchless). Em caso negativo, a CHT do tripulante e o documento de identificação do operador aéreo poderão ser verificados e validados manualmente por um agente do operador aeroportuário responsável pelo controle de acesso à ARS. O procedimento de controle de acesso, por meio de biometria facial, não exime o tripulante de se submeter à inspeção de segurança aeroportuária.
Como proteger seu site das ameaças cibernéticas?
À medida que a tecnologia preenche cada vez mais o cotidiano de pessoas, empresas e governos, cresce também o número das chamadas ameaças cibernéticas em todo o mundo, tirando do ar sites e portais, expondo dados sigilosos e pessoais e provocando prejuízos a todos os envolvidos.
Pensando em ajudar organizações públicas e privadas de todos os tamanhos, o Serpro – em parceria com a Cloudflare, empresa reconhecida mundialmente por serviços de segurança em nuvem –desenhou uma plataforma de segurança com os mais modernos recursos contra ataques cibernéticos: o GovShield.
Entre suas funcionalidades, estão uma completa análise do tráfego de dados das requisições web através de Firewall, IPS, IDS, AntiDDoS, WAF e a interrupção de qualquer ação maliciosa antes que ela atinja o ambiente do cliente. E tudo isso com o mínimo esforço de gerenciamento, sem sobrecarga na infraestrutura da organização.
Pensada para governo
"Um dos grandes atrativos dessa solução é a mudança de foco do ente público, que deixa de contratar e administrar máquinas para contratar um único serviço. Estamos falando de uma plataforma robusta de segurança em nuvem, de rápida implementação e fácil gerenciamento, que dispensa a necessidade de equipes de TI ou segurança dedicadas. Além disso, é a única no mercado que oferece um Centro de Operações em Segurança Cibernética e correlaciona eventos entre entes de governo, a fim de evitar incidentes já registrados", explica Marcelo Lobo Rocha, supervisor de Serviços de Segurança da Informação do Serpro e gestor do produto.
Funcionalidades
De acordo com Marcelo, o GovShield oferece uma gama de funcionalidades que garantem segurança e, ao mesmo tempo, melhoram o desempenho dos serviços digitais do cliente, seja ele público ou privado.
Por um lado, a ferramenta atua em frentes como o bloqueio de bots maliciosos e a mitigação de ataques de negação de serviço (DDoS), que visam tirar do ar sites e portais. Por outro, garante a disponibilidade e aumenta a velocidade de aplicativos, otimizando toda a experiência na web. Conta ainda com:
- Recursos de CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo), provendo a possibilidade de armazenagem de réplicas de conteúdos para acesso geográfico disperso, com o objetivo de redução do tempo de acesso ao conteúdo;
- Proteção contra ataques, como pichação de sites e demais tipos de ciberataques conhecidos e customizáveis;
- Proteção para tráfego criptografado por meio da tecnologia SSL;
- Bloqueio de ataques com base em sua localização geográfica;
- Mecanismo para manutenção da disponibilidade do site/aplicação, em caso de indisponibilidade do principal, possibilitando o redirecionamento de solicitações para um site secundário;
- Provê mecanismos para cálculo e otimização de rotas de acessos ao site na internet;
- Base de reputação por IPs por geolocalização, por indústria, dinâmica ou IPs reconhecidos como nocivos.
Benefícios
O GovShield é uma solução de rápida implantação e fácil gerenciamento. Com apenas uma alteração de DNS, o cliente ativa a proteção de seu ambiente, site ou aplicativo. Garante também a disponibilização dos seus serviços online de forma ágil, segura e adaptável para qualquer aumento sazonal de tráfego.
O cliente pode contar com a continuidade na prestação do serviço, sem risco de trocar várias vezes de fornecedor. E tudo isso através de contratação facilitada, com dispensa de licitação, no caso de órgãos de governo.
Quer saber mais?
Acesse a página do GovShield na Loja do Serpro e descubra tudo que a solução tem a oferecer para a segurança e a continuidade dos serviços digitais da sua organização.
Feirão de Imóveis do governo federal chega a Minas Gerais
Um total de 139 imóveis do Governo Federal localizados em Minas Gerais já estão disponíveis para receberem Propostas de Aquisição de Imóveis (PAI). São terrenos, galpões, fazendas e pátios ferroviários localizados em mais de 40 municípios do estado, incluindo Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba e Governador Valadares. Os destaques da capital mineira são as glebas do Belvedere e no município Nova Lima, consideradas de alto valor no mercado imobiliário. As propostas devem ser encaminhadas pelo VendasGov, portal de alienação de imóveis públicos desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
“Divulgar a PAI é uma grande oportunidade de incentivar o mercado a fazer parte do processo de desestatização imobiliária do país. O governo já obteve excelentes resultados com a medida”, afirma a secretária de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, Fabiana Rodopoulos. Trata-se do terceiro feirão promovido pela SPU, que já promoveu rodadas de vendas no Rio de Janeiro e São Paulo. “Finalmente, após anos de descaso com os imóveis federais, estamos dando correta destinação a áreas abandonadas e invadidas há bastante tempo. Com o repasse desses ativos à iniciativa privada, os terrenos serão desenvolvidos em benefício de todo o estado, gerando emprego e renda”, avalia o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord.
Invertendo a lógica
Considerada uma inovação trazida pela Lei nº 14.011/20, a Proposta de Aquisição de Imóveis inverte a lógica de venda dos bens ao permitir que o mercado faça, previamente, propostas para os ativos que considera mais atrativos. Caso a proposta apresentada seja aceita, o interessado deverá providenciar um laudo de avaliação do ativo e apresentá-lo para homologação. Em seguida, é aberta uma concorrência pública, na qual qualquer pessoa, física ou jurídica, pode realizar ofertas eletronicamente. O proponente que enviou a PAI tem direito de preferência, tendo as despesas com a avaliação ressarcidas, caso outro participante venha a adquirir o imóvel.
Tanto a PAI quanto a concorrência são realizadas pelo cidadão no portal VendasGov. “É um ambiente desenvolvido pelo Serpro, em parceria com a SPU, que permite que as pessoas possam apresentar suas propostas de forma rápida, prática, desburocratizada, segura e observando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Tudo integrado ao gov.br, considerada a maior plataforma de governo digital do mundo”, explica o presidente do Serpro, Gileno Barreto.
Como participar
No período de abertura de recebimento de propostas do Edital, os interessados devem acessar o portal VendasGov, fazer o login pelo gov.br e enviar suas ofertas. As sessões públicas são realizadas sempre às 15h. As propostas podem ser apresentadas até as 14h59. A previsão do governo é que a licitação dos imóveis mineiros aconteça em março de 2022.
Ainda em 2021, a SPU realizará mais dois feirões de imóveis em Brasília (DF) e Porto Alegre (RS). Desde o dia 27 de agosto, quando o primeiro feirão foi realizado no Rio de Janeiro, o portal VendasGov já recebeu 548 propostas, sendo 152 do Rio de Janeiro e 149 de São Paulo.
Serpro abre evento sobre identidade digital no Brasil
Quais os desafios para o gerenciamento de identidades digitais e as diferentes técnicas para identificação e autenticação do cidadão? Essas foram as principais questões debatidas no painel de abertura do seminário Mobi-ID Digital, realizado no último dia 18, que contou com a participação do presidente do Serpro, Gileno Barreto. O evento online realizado pela Mobile Time reuniu executivos da área de tecnologia, negócios e marketing de diversas empresas do país.
O seminário foi aberto com o painel "Oportunidades e desafios em identificação e autenticação digital no Brasil". Na ocasião, Gileno falou sobre a plataforma gov.br, desenvolvida pela empresa para o Ministério da Economia, que possui mais de 115 milhões de usuários cadastrados. Esta semana, a plataforma foi reconhecida como o melhor serviço de governo do Brasil pelo júri popular do Prêmio iBest 2021.
Tudo em um só lugar
“Com dois anos de funcionamento e mais de 4,5 mil serviços digitais de mais de 200 órgãos públicos ao cidadão, o objetivo do gov.br é unificar e democratizar os canais digitais governamentais, centralizando em um só lugar as informações de todos os órgãos públicos, e digitalizar o acesso do cidadão aos serviços necessários no dia a dia. O Serpro é o operador técnico por trás da plataforma gov.br, que registrou uma adesão exponencial dos cidadãos nesse espaço de tempo, com mais de 115 milhões de brasileiros cadastrados", destacou o presidente.
O evento abordou temas como biometria digital, reconhecimento facial, autenticação comportamental, autenticação em dois fatores, documentação digital, certificação digital e cases inovadores implementados no Brasil. Gileno ressaltou que, com a pandemia, essa iniciativa do governo federal mostrou sua importância e viabilizou a prestação de uma série de serviços, que anteriormente eram feitos majoritariamente de modo presencial. Também enfatizou que o gov.br já é o portal único de relacionamento entre governo e cidadão.
O presidente do Serpro também comentou que transformação digital é a chave de um país mais eficiente e sustentável e que o gov.br está no centro desse movimento. "O gov.br é um dos maiores programas de e-government do mundo. Encaramos o desafio de promover a transformação digital e não apenas digitalizar os serviços públicos para o cidadão, mas, também, de transformar a experiência dos brasileiros, melhorando a vida deles por meio da tecnologia. Ao precisar do documento do carro ou agendar algum atendimento no INSS, entre outros serviços de governo, a pessoa vai descobrindo que basta uma única senha para ter acesso a milhares de serviços, de forma prática, ágil e segura, a qualquer hora e em qualquer lugar", enfatizou.
Segurança
Gileno também explicou que a plataforma fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado. “Oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados ao portal gov.br. Em março deste ano, foi implementada no ambiente a entrada de três tipos de identificação digital: ouro, prata e bronze, de acordo com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado. A diferenciação segue as regras previstas pelo Decreto nº10.543/ 2020. Para quem tem uma preocupação ainda maior com segurança, desde maio deste ano, o gov.br oferece a opção de habilitar a dupla autenticação, que é uma camada extra de segurança”, mencionou.
A previsão é que, até o final de 2022, 100% dos serviços públicos sejam digitalizados e disponibilizados no gov.br. "É o governo se aproximando cada vez mais do cidadão brasileiro. A união das equipes do Serpro e da Secretaria de Governo Digital tem uma meta: facilitar a vida das pessoas, tornando mais simples e seguro o acesso aos serviços do governo," finalizou Gileno.
Consulado brasileiro em Chicago promove webinar sobre segurança digital e biometria
O consulado brasileiro em Chicago promoveu um webinar sobre biometria e proteção de dados. O evento, que aconteceu na última quinta-feira, 18, reuniu a especialista do Serpro, Juliana Bastos e Madalin Dumitru, CEO de uma empresa de segurança da informação da Romênia. Juliana tem experiência de mais de uma década no desenvolvimento de sistemas de governo, enquanto que Madalin já deu entrevistas sobre segurança de informação a veículos como NBC, USA Today e Fox News.
A discussão se deu sobre as vantagens e desafios do uso da biometria como ferramenta de validação. Por um lado, esse tipo de autenticação é rápida e conveniente, sendo, a princípio, mais difícil de ser falsificada. Por outro, caso ocorra algum vazamento, não há como trocar o dado biométrico, como acontece com uma senha alfanumérica. “Há um caso que aconteceu com a ministra da defesa alemã, em que hackers conseguiram reproduzir sua impressão digital a partir de uma foto na internet. E na era em que vivemos, a das redes sociais, nossos rostos e informações estão espalhados pelo mundo inteiro”, alertou Madalin Dumitru.
Seis unicórnios
“Por isso é importante combinarmos tecnologias, fazendo uso de mais de um fator de autenticação. Não existe mais espaço para se utilizar apenas uma senha para tudo”, ponderou Juliana Bastos. Segundo a analista da Divisão de Negócios para Mercado Internacional do Serpro, a solução de validação da empresa, o DataValid, que oferece opções de biometria, já está sendo utilizada por 250 clientes em todo o mundo. Seis deles unicórnios, ou seja, empresas de tecnologia avaliadas, antes da abertura do capital na bolsas de valores, em mais de um bilhão de dólares.
Só com autorização
De acordo com os participantes do seminário, algumas cidades como São Francisco e Nova York já estão editando normas que regulam a coleta de dados em ambientes como shopping centers, restaurantes e lojas. “No caso do Brasil, só efetuamos a coleta com a autorização expressa do titular”, explicou Juliana. É o caso, por exemplo, dos viajantes que fazem o embarque por biometria nos aeroportos ou dos motoristas de aplicativo que, para garantir a segurança dos passageiros, fazem validações faciais periódicas.
Também é possível que o próprio cidadão brasileiro faça o gerenciamento de como o governo pode utilizar os seus dados. Para isso, basta entrar no portal Privacidade do Cidadão. O ambiente reúne, numa lista, todos os pedidos de consentimento para uso de dados realizados pelas empresas que tenham aderido à Plataforma LGPD do Serpro. A autorização poderá ser retirada a qualquer momento. Basta utilizar a funcionalidade “permissões”.
Serpro patrocina Airport National Meeting 2021
Organizado pela Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos - ANEAA, o Airport National Meeting (ANM 2021) é o 1º encontro nacional da indústria de aeroportos, realizado em formato híbrido, combinando atividades virtuais e presenciais. Durante 4 dias, além da interação direta com autoridades governamentais, lideranças empresariais e executivos dos principais aeroportos brasileiros, os participantes poderão conhecer as tendências, inovações e perspectivas do setor.
Nesse contexto, o objetivo central é oferecer uma visão atualizada das múltiplas oportunidades que o “ecossistema aeroportuário” oferece no Brasil e sua estreita conexão com a estratégia de retomada do crescimento econômico.
Adicionalmente, como plataforma de relacionamento institucional e empresarial, a programação do ANM 2021 inclui a realização de encontros de negócios, a exposição produtos e serviços, bem como a demonstração de tecnologias e soluções que repercutem diretamente na modernização e competitividade do setor.
O evento Airport National Meeting 2021 é o 1º encontro anual exclusivo da indústria aeroportuária do Brasil, promovido pela Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA), e acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro, de forma híbrida (online e presencial no Aeroporto de Brasília).
O evento terá palestras do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente da ANEEA, Dyogo Oliveira, e participação de CEOs, diretores, gerentes e heads dos principais aeroportos do país.
As inscrições são gratuitas e estão abertas aos interessados. Confira a programação do encontro.
Participação do Serpro
O encontro terá plataforma elaborada especialmente para aproximar produtos e serviços dos principais aeroportos do país, promovendo momentos para fazer grandes negócios, presença de grandes empresas nacionais e internacionais, além de possibilitar fortalecimento de marca diante dos participantes, trazendo oportunidade única de estreitar o networking com os grandes executivos do setor.
Como patrocinador do evento, além do estande virtual, o Serpro promove o painel Ecossistema Digital do Setor Aeroportuário no dia 1º de dezembro, das 14h30 às 15h30.
Debatedores:
• Éverson Luís Campos dos Santos, gerente de Departamento de Negócios - Soluções Digitais para Infraestrutura (Serpro)
• Paulo Henrique Possas, coordenador-geral de Facilitação e Desempenho Operacional da Secretaria de Aviação Civil (SAC)
• Rodrigo Costa, diretor da Idemia para América Latina em Desenvolvimento de Novos Negócios para Soluções Biométricas para Facilitação de Passageiros, API/PNR e Controle de Fronteiras
Moderador: Douglas Almeida, diretor da ANEAA
Demo Day Booster propicia parceria de startups com o Serpro
Na próxima quinta-feira, dia 2, a empresa de inteligência em TI do Governo Federal promove um evento voltado para as startups inscritas em seu programa de benefícios Serpro Booster. O I Demo Day Booster poderá ser um kick off, pontapé inicial para até cinco promissoras parcerias de negócios entre as startups e a maior empresa pública de tecnologia da América Latina. Podem participar todas as empresas nascentes inscritas no programa Booster até segunda-feira, 29.
“Queremos saber, primeiro, o que as startups andam fazendo. Se ‘der match’, começamos um relacionamento e já definimos os próximos passos para um plano de trabalho conjunto”, anuncia o gerente da Divisão de Parcerias para Mercado do Serpro, Carlos Alexandria. Segundo ele, as características mais valorizadas serão capacidade de inovação, tamanho do mercado e benefícios para o cidadão brasileiro.
Para participar do Demo Day Booster, as startups cadastradas no programa receberão um link de acesso pelo Telegram no Canal Serpro Booster. Durante o evento, cada startup terá 10 minutos para fazer um pitch, apresentação relâmpago que será transmitida por videoconferência. No site do programa Booster, os empreendedores têm acesso a mais informações.
O que é o Serpro Booster
O Serpro Booster é um programa de benefícios voltado para startups, que traz informações e condições diferenciadas para acesso a APIs oficiais de governo, treinamentos e serviços relacionados à LGPD e identidade digital. As startups têm benefícios exclusivos, como acesso a ambientes de demonstração, utilização de créditos para consumo de APIs e cupons de desconto para treinamentos, certificados digitais, além de contratações com valores e parcelamento diferenciados.
No momento, estão disponíveis sistemas voltados, principalmente, para a gestão e validação cadastral e biométrica. É possível a utilização dessa tecnologia de forma gratuita, com acesso a 3 mil consultas por até 30 dias. A previsão é que sejam, ainda, oferecidos os sistemas para consulta de CPF e CNPJ, além de conteúdos relacionados à LGPD.