Notícia
Proteção de Dados
Webinar Serpro debate os impactos da LGPD no open banking

A entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impôs uma série de exigências às empresas e órgãos públicos, que se viram obrigados a promover mudanças na forma de atuar para ficar em conformidade com a Lei. Para ajudar os setores públicos e privados nesta jornada, o Serpro promove, na próxima terça-feira, dia 6, o Webinar sobre LGPD e Open Banking. O evento conta com a moderação do presidente do Serpro, Gileno Barreto, e do encarregado pelo tratamento de dados pessoais da empresa (DPO), André Sucupira, além da participação de diversos especialistas em LGPD.
O Webinar aborda, entre outros assuntos, como a nova legislação irá impactar o Open Banking, como grandes instituições do setor público e privado estão trabalhando para cumprir as exigências legais e os benefícios ao cidadão decorrentes da correta aplicação da LGPD. A participação no evento é gratuita e online, com transmissão pelo canal oficial do Serpro no YouTube.
Durante o evento serão apresentados dois painéis: “Accountability do Controlador Público” e “A Lei como garantidora da segurança e privacidade no sistema bancário”. Para debater os temas, o Webinar terá a presença da diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Miriam Wimmer; do diretor de Governança de Dados e Informação da Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia, Mauro Cesar Sobrinho; do diretor-executivo de Inovação, Produtos e Serviços Bancários da Febraban, Leandro Vilain, entre outros convidados.
Adequação à LGPD
Embora aparentemente simples, a jornada de adequação à LGPD é desafiadora e cheia de obstáculos. Essa adequação demanda um bem estruturado projeto de implementação que privilegie a formação de pessoas, a designação de um encarregado de dados (DPO) e, na maioria das vezes, a contratação de uma consultoria especializada. Os desafios no setor público e privado, embora comuns em vários aspectos, possuem nuances bastante particulares, as quais exigem estratégias distintas e específicas de atuação.
Programação Webinar
15h30 - Abertura
15h40 - Painel LGPD: Accountability do Controlador Público
Moderador
André Sucupira | DPO | Serpro
Painelistas
Miriam Wimmer | Diretora | ANPD
Mauro Cesar Sobrinho | Diretor de Governança de Dados e Informação da SGD | Ministério da Economia
Fabiano de Figueiredo Araújo | Procurador-Geral Adjunto | PGFN
16h45 - Painel LGPD e Open Banking: A Lei como garantidora da segurança e privacidade no sistema bancário
Moderador
Gileno Barreto | Presidente | Serpro
Painelistas
Leandro Vilain | Diretor Executivo de Inovação, Produtos e Serviços Bancários | Febraban
Fabrício da Mota | Advogado especialista em Proteção de Dados | CFOAB
Geremias Santiago | Gerente de Segurança da Informação | Banco Original
17h30 - Encerramento