Notícia
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
VendasGov disponibiliza informações sobre imóveis da União à venda no DF

O Ministério da Economia realizou, nesta quarta-feira (15), o último Feirão de Imóveis SPU+ em 2021. Após Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), a 4ª edição do evento foi realizada em Brasília (DF). Um total de 88 imóveis da União já estão disponíveis para receberem Propostas de Aquisição de Imóveis (PAI). As propostas de pessoas físicas e jurídicas devem ser encaminhadas pelo VendasGov, portal desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU, vinculada à Secretaria de Desestatização, Desinvestimento e Mercados (SEDDM).
Os 88 imóveis disponibilizados pela SPU e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sendo 66 apartamentos – em sua maioria na Asa Sul, Asa Norte e Octogonal – 21 terrenos, muitos deles em áreas nobres, como Setor de Autarquias Norte, Setor Bancário Norte e Setor de Clubes Esportivo Sul, e uma casa no Lago Sul. A lista completa pode ser consultada no VendasGov.
"Antes da criação da plataforma web pelo Serpro, os leilões eram feitos de maneira manual e presencial. Essa tecnologia traz não só eficiência, mas também transparência para as licitações. Estamos falando de um patrimônio calculado em R$ 1,3 trilhão, que não pode ficar parado", afirmou o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercado, Diogo Mac Cord.
"Temos a preocupação de não apenas realizar a digitalização da burocracia, mas promover uma transformação digital completa, de 360 graus. Embarcamos o que tem de melhor em tecnologia, em experiência do usuário, além de garantirmos diversas camadas de segurança com uso. Sempre conectando governo e sociedade, o que está na missão do Serpro", salientou o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero.
O Feirão de imóveis SPU+ tem se mostrado uma importante ferramenta para o incremento das vendas dos ativos funcionais do governo. De acordo com Diogo, após anos de descaso com os imóveis federais, está sendo dada correta destinação a áreas abandonadas e desocupadas há muito tempo, mesmo com grande demanda reprimida do mercado.
Tecnologia
O VendasGov foi desenvolvido com design moderno, que facilita a navegação, e foi desenhado de forma responsiva para adequar e permitir uma melhor visualização do conteúdo, também, em dispositivos móveis. O sistema de venda de imóveis mantém os recursos de criptografia e autenticação, que conferem segurança ao processo de compra. Na plataforma, os interessados podem se inscrever para receber informações automáticas, de acordo com as características do imóvel que procuram.
Como participar
No dia da concorrência, que deve acontecer em março de 2022, os interessados devem acessar o portal VendasGov, fazer o login pela plataforma GOV.BR – que possibilita acesso às páginas do governo federal – e enviar suas ofertas. As sessões públicas são realizadas sempre às 15h. As propostas podem ser apresentadas até às 14h59.